PUBLICIDADE

Concurso CBMRR: deputados cobram novo edital diante de déficit crítico

Corporação tem apenas 43 soldados para atender 750 mil habitantes

Por

Rebeca Kemilly
Compartilhe esta notícia
Concurso CBMRR

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) voltou a cobrar, em sessão realizada nessa quarta-feira (1º/10), a realização de um novo concurso CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima).

O apelo, liderado pelo deputado Marcos Jorge (Republicanos), reflete a preocupação com o déficit de servidores na corporação, que enfrenta dificuldades para atender a crescente demanda da população, que aumentou mais de 50% nos últimos 12 anos.

O último concurso do CBMRR ocorreu em 2013, quando Roraima tinha cerca de 483 mil habitantes. Hoje, com a população próxima de 750 mil, o efetivo de apenas 43 soldados é insuficiente para atender os 15 municípios do estado.

Segundo Marcos Jorge, somente em 2025, a corporação já registrou quase 5 mil ocorrências de urgência e emergência, com uma média diária de 30 atendimentos, incluindo salvamentos, acidentes terrestres e aquáticos, assistência pré-hospitalar, ações educativas e combate a incêndios urbanos e florestais.

“Estamos com um déficit muito grande no Corpo de Bombeiros. O governo tem fortalecido a segurança pública, mas é urgente olhar para os bombeiros, que desempenham um papel essencial na sociedade”, destacou Marcos Jorge.

Ele também mencionou que o teto de gastos do estado, fixado em 45,49% pela Secretaria Nacional do Tesouro Nacional, permite a realização do concurso, e o governador Antonio Denarium já demonstrou compromisso com a iniciativa.

Outros deputados reforçaram a cobrança. Rárison Barbosa (PMB), presidente da Comissão de Defesa Social, Segurança Pública e Sistema Prisional, criticou a cobertura limitada a apenas três municípios e classificou a situação como “humanamente impossível” devido à falta de efetivo.

O deputado Coronel Chagas (PRTB) destacou a sobrecarga nas escalas de serviço e a ausência de bombeiros em cidades do interior, como Bonfim, onde há terreno disponível para uma sede, mas falta pessoal. Já Gabriel Picanço (Republicanos) alertou para a carência de bombeiros no Sul do estado, em municípios como Caroebe e São João da Baliza.

Vale lembrar que o concurso CBMRR está autorizado desde setembro de 2024, atendendo a solicitações de deputados como Marcos Jorge, Coronel Chagas e Soldado Sampaio, presidente da ALERR.

Tenha a rotina de um aprovado!

O Direção Concursos preparou para você um Ebook feito pelo professor Erick Alves, com dicas para ter a rotina e organização de um aprovado. Não perca esta oportunidade!

Basta clicar no botão, a seguir e baixar seu material gratuito!

QUERO MEU E-BOOK

Último Concurso CBMRR

O último concurso para oficiais CBMRR foi realizado em 2013. Foram abertas 150 vagas para o cargo de Soldado do quadro de Praças Combatentes. 15% foram destinadas às candidatas do sexo feminino. Confira a distribuição:

As provas do exame foram organizadas pela UERR (Universidade Estadual de Roraima). A etapa de prova objetiva consistie em 100 questões de múltipla escolha. O teste teve ênfase em questões de raciocínio de defesa civil e direito ambiental.

Além das provas, candidatos passaram pro exames médicos e de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social, todas com caráter eliminatório. Os requisitos para concorrer incluiram:

  • Possuir Ensino Médio completo ou equivalente, até a data de matrícula no Curso de Formação de Soldado.
  • Mínimo de 1,60m de altura para homens, mínimo de 1,55m para mulheres
  • Não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade física definitiva.
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria B, no mínimo.

O salário bruto dos aprovados no concurso CBMRR de 2013 foi de R$ 2.433,67. O encaminhamento ao curso de formação de Soldado também incluia bolsa no valor de R$ 1.680,61.

Resumo concurso CBMRR

  • Situação: autorizado
  • Vagas: à definir
  • Cargos: à definir
  • Salários: à definir
  • Último edital

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
cbmrr
concurso cbmrr
Concurso publico
concursos públicos
destaque-2
direcaoconcursos
roraima
Rebeca Kemilly

Rebeca Kemilly