Mateus Melis • 07/07/2023
O Instituto Brasileiro de Museus solicitou um novo concurso Ibram para o provimento de 376 vagas. O documento foi encaminhado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Conforme indicado na nota técnica, as 376 vagas se dividem entre os seguintes cargos de níveis médio e superior:
As oportunidades de Analista I serão divididas entre as seguintes especialidades: Administração, Economia, Análise de Sistemas, Contabilidade, Jornalismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Publicidade, Relações Públicas e Relações Internacionais.
Para a carreira de Técnico em Assuntos Culturais, o concurso Ibram pretende preencher oportunidades para as seguintes carreiras: Arquivologia, Antropologia, Arquitetura, Biblioteconomia, História, Museologia e Sociologia.
É importante destacar que, apesar de não estar entre as autorizações realizadas no último mês (saiba mais AQUI), o órgão trabalha com o anúncio do novo certame para 2024. As demais etapas também estão previstas para o ano que vem e para 2025. Veja mais detalhes no cronograma abaixo:
De acordo com a nota técnica da autarquia, além de auxiliar na estrutura administrativa, a recomposição do quadro de servidores terá impacto nas políticas públicas da autarquia, produzindo os seguintes efeitos:
De acordo com dados do governo federal, o salário inicial do aprovado será de:
Além da remuneração, o servidor ainda faz jus aos seguintes benefícios:
**Considerando os 100 pontos da gratificação.
Além de solicitar um novo concurso, o Ibram também solicita a transformação de cargos oriundos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), transferidos para a autarquia e que ficaram ociosos devido a vacâncias.
A expectativa, além de um novo edital, está na transformação de 174 cargos, sendo 143 cargos de nível superior e 31 cargos de nível médio. Veja:
Confira os pedidos do Ibram AQUI!
O último concurso Ibram foi realizado em 2010. Organizado pela banca Funcab, o certame foi destinado ao provimento de 294 vagas de níveis médio e superior de formação.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva, discursiva e avaliação de títulos (essas duas últimas etapas foram aplicadas somente para nível superior).
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.