Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso Banco do Brasil – Agente de tecnologia: gabarito banco de dados

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Arthur Mendonça27/09/2021

27/09/2021

Olá, pessoal, tudo bem? Segue a minha correção das questões que tratam de bancos de dados e análise de dados na sua prova de Agente de Tecnologia do concurso Banco do Brasil.

Estou usando a prova de gabarito 1 para realizar a correção, então fique atento a isso. Você pode baixar a prova desse tipo no site da Cesgranrio.

36. Ao tentar resolver um problema de aprendizado de máquina que separava um evento entre duas classes, um desenvolvedor encontrou uma acurácia de exatamente 90%…

Questão que conseguimos resolver com um pouco de lógica. A acurácia do modelo era de 90%. Nesse sentido, 90% das classificações seriam corretas. Ou seja, os verdadeiros positivos e verdadeiros negativos compõem 90% da amostra total. Assim, se fizermos uma regra de três, podemos obter o número total de problemas. Se 29529 (14169 verdadeiros positivos e 15360 verdadeiros negativos) é 90% do total de classificações, então esse total é 32810. (concurso Banco do Brasil)

Agora vamos ver qual é a quantidade de falsos negativos. Como a acurácia é 90%, podemos deduzir que 10% das classificações foram erradas (falsos positivos e falsos negativos). 10% do total, que é 32810, dá 3218. Então, temos 3218 erros, entre falsos positivos e negativos. Como temos 1501 falsos positivos, basta subtrair do total de erros: 3218 – 1501 = 1780.

Gabarito oficial: C (correto)

37. Ao construir um protótipo que calculava o risco sanitário de um terreno, um desenvolvedor principiante começou a desenhar um modelo relacional, o que o levou a propor as seguintes tabelas (onde o sublinhado representa a chave primária):

O examinador determina algumas dependências funcionais e restrições que devem ser atendidos. Vamos ver os problemas com as alternativas incorretas:

b) O relacionamento entre risco e terreno é M:N, então as informações de risco não podem ficar na tabela Terreno, de acordo com as regras de normalização. Esse só seria o caso se fosse um relacionamento 1:1!

c) Nesse modelo, como o CNPJ da empresa é um atributo da tabela PessoaFisica, cada pessoa física só poderia ter uma empresa, o que infringe a propriedade nº 5 definida no enunciado da questão.

d) Nesse modelo há várias dependências parciais, então não está sequer na 2FN. Por exemplo, nomeRisco só depende de codigoRisco, sendo irrelevante o restante da chave primária, composto pelos atributos rua e numero.

e) Nesse modelo também há a dependências parciais na tabela Terreno. Por exemplo, CNPJ depende exclusivamente de rua e numero, não tendo dependência em relação ao campo codigoRisco, que também faz parte da chave primária. (concurso Banco do Brasil)

Gabarito oficial: A (correto)

38. Para gerar um gráfico de dispersão, um programador precisava consultar duas tabelas, T1 e T2. Ele decidiu, então, usar um LEFT JOIN, como em…

A consulta traz uma sintaxe alternativa de junções presente no padrão SQL, mas raramente abordada em prova, que é aquela usando o termo USING. Ela é equivalente ao fazer o seguinte: SELECT * FROM T1 LEFT JOIN T2 ON T1.CHAVE = T2.CHAVE.

Tendo isso superado, a questão só cobra o entendimento da diferença entre um INNER JOIN (ou simplesmente JOIN) e um LEFT JOIN. O INNER JOIN retorna somente aqueles registros em que a correspondência entre o atributo de junção (CHAVE) nas duas tabelas seja verificada. Já o LEFT JOIN retorna todas essas correspondências, mais aqueles registros de T1 que não têm correspondência com T2. 

Assim, a diferença poderá ser explicada por haver valores de CHAVE em T1 que não possuem correspondência em T2. Os valores de T2 que não estão presentes em T1 são irrelevantes, pois esses não são retornados nem no INNER JOIN nem no LEFT JOIN, então isso não nos diz nada sobre essa diferença.

O gabarito oficial foi dado como letra D, mas penso que está incorreto, devendo ser alterado para C.

Gabarito oficial: D (cabe recurso – alteração para C)

40. Ao coletar dados em um sistema compatível com SQL 2008 para fazer uma análise de dados, um programador percebeu que havia dois campos, data_de_nascimento e data_de_emissão_RG

Um administrador pode criar uma restrição em relação aos valores que podem estar presentes em um campo através da restrição CHECK

Gabarito oficial: A (correto)

45. Após um treinamento em SQL padrão 2008, compatível com ambiente MS SQL Server 2008, um escriturário do Banco Z precisou utilizar os conhecimentos adquiridos para criar uma tabela no sistema de banco de dados desse Banco…

Vamos avaliar os erros das alternativas:

a) CNPJ deveria ser cadeia de caracteres, mas é inteiro

b) Nossa resposta!

c) Nome deveria aceitar valores nulos e Pais não deveria;

d) Nome deveria aceitar valores nulos;

e) CNPJ deveria ser cadeia de caracteres.

Gabarito oficial: B (correto)

46. Para que fosse mais fácil entender um sistema em desenvolvimento, um desenvolvedor usou um modelo de dados relacional (protótipo) mais simples do que o do banco de dados do sistema corporativo original, sendo que ambos utilizavam o mesmo SGDB PostgreSQL…

Queremos criar um tipo de objeto que tenha as seguintes características:

  • Traga um subconjunto de dados das tabelas originais
  • Retorne dados sempre atualizados
  • Sirva apenas para ser consultado

O tipo de objeto nos SGBDs que atende a essas características é a VIEW. A alternativa B até produziria resultados corretos, mas representaria um grande impacto de performance na inserção de dados nas tabelas do sistema, além de gerar tabelas com dados redundantes, de forma desnecssária! (concurso Banco do Brasil)

Gabarito oficial: A (correto)

49. Ao desenvolver um Data Warehouse para o Banco W, um programador decidiu criar um modelo conceitual com base no modelo estrela para cada fato analisado...

Uma tabela fato de um modelo dimensional geralmente só tem dois tipos de colunas – as chaves estrangeiras para as dimensões e as métricas ou fatos. Além dessas colunas, a questão traz uma chave sintética para a fato (fato_id) em todas as alternativas. Isso não é comum, pois geralmente se utiliza a composição das chaves estrangeiras, mas não tem problema!

Assim, a nossa alternativa será aquela que tem todas as chaves estrangeiras para as dimensões definidas no enunciado (tempo_id, agencia_id, produto_id, cliente_id), além das métricas valor e prazo do empréstimo. Essa á a resposta da letra E! Os juros do produto correspondem a um atributo da dimensão produto, como consta no enunciado.

Gabarito oficial: E (correto)

52. Esquemas de bancos de dados relacionais podem ser descritos por meio de notações alternativas à linguagem SQL. Em uma dessas notações, uma tabela (relação) é descrita por meio de um nome e de um conjunto de nomes de colunas (atributos), separadas por vírgulas...

Questão mais difícil da parte de bancos de dados! Devemos observar o modelo conceitual e verificar como podemos representar cada um dos relacionamentos no modelo lógico, procurando a alternativa que melhor se encaixa no que foi proposto.

No relacionamento S, temos uma ligação 1:N entre TA e XB. Nesse caso, teremos uma tabela para TA, uma tabela para XB e a chave estrangeira do relacionamento ficaria do lado N, ou seja, em XB. Note, no entanto, que há um atributo s1 no relacionamento S. Devido às regras de normalização, esse atributo terá que depender da chave primária inteira da tabela em que estiver presente. 

Nesse sentido, é melhor criar uma tabela de ligação para o relacionamento S entre TA e XB, com chaves estrangeiras referenciando as duas tabelas e o atributo s1. A chave primária dessa tabela pode ser x1 (isoladamente), pois como os valores da PK não podem se repetir, isso garante que cada ocorrência de XB só aparecerá uma vez na tabela de ligação, ou seja, cada XB só estará ligado a no máximo um TA.

Essa justificativa já basta para respondermos a questão, pois nenhuma outra alternativa, a não ser a letra B, atende a esse critério.

Gabarito oficial: B (correto)

56. Na descrição de esquemas de banco de dados relacionais, a notação A → B indica que B depende funcional- mente de A (ou que A determina B)...

Esse tipo de questão está sempre presente nas provas da CESGRANRIO. Para resolvê-la, basta identificarmos dependências parciais ou dependências transitivas e eliminarmos as alternativas que apresentem um desses dois tipos de dependência.

a) Tem dependência transitiva em A.

b) Ok! É a nossa resposta.

c) Dependência parcial em B.

d) Dependência transitiva em B.

e) Dependência transitiva em A e B.

Gabarito oficial: B (correto)

57. Na etapa de preparação de dados em um ambiente de Big Data, pode ocorrer o aparecimento de dados ruidosos, que são dados fora de sentido no ambiente do Big Data e que não podem ser interpretados pelo sistema… (concurso Banco do Brasil)

A suavização é uma técnica que consiste na remoção de ruídos nos conjuntos dados. Essa técnica pode ser realizada se atribuindo valores mais genéricos para intervalos de dados. Nesse cenário, eventuais valores discrepantes dentro de um subconjunto dos dado serão removidos, sendo substituídos por um valor global atribuído ao intervalo.(concurso Banco do Brasil)

Gabarito oficial: C (correto)

65. Um banco comercial deseja obter um tipo de banco de dados NoSQL que trate os dados extraídos de redes sociais, de modo a formar uma coleção (collection) interconectada. Nessa coleção (collection), os dados são organizados em vértices ou objetos (O) e em relacionamentos, que são relações (R) ou arestas...

O item é fácil de responder quando prestamos atenção aos termos vértices arestas. Os bancos de dados orientados a grafos são aqueles cujas estruturas são redes interconectadas em que os dados são armazenados nos vértices e nas arestas dos grafos. A banca poderia ter traduzido as alternativas para português, mas é fácil perceber que graph oriented = orientado a grafos.

Gabarito oficial: D (correto)

66. Um administrador de um banco de dados construído por meio do MongoDB inseriu dados em uma coleção (collection) de dados da seguinte forma…

Questão simples sobre a linguagem de consulta do MongoDB. Nessa linguagem, para extrair os valores distintos de determinado campo, usamos o método db.colecao.distinct(<campo>, <filtros>). Os filtros são opcionais, e no comando da letra E, a alternativa correta, realmente não há nenhum filtro na consulta. A alternativa D está errada pois usa a sintaxe de projeção, que não se aplica ao comando distinct.

Gabarito oficial: E (correto)

67. Uma empresa precisa implementar um sistema Big Data para controlar a movimentação dos produtos que a empresa oferece…

Achei essa questão um pouco mal feita, já que tem muito pouco a ver com big data, mas ela é simples. A empresa quer implementar um sistema que trabalha com Big Data, organizando os dados em um modelo que tem uma tabela de fatos

Esse tipo de tabela pertence à modelagem dimensional, aquela que divide os dados em tabela de fatos e dimensões. Dentre as alternativas, a única que traz algum conceito de sistemas que utilizam a modelagem dimensional é a letra A, que fala de um cubo de dados, a estrutura de armazenamento de um sistema OLAP.

Gabarito oficial: A (correto)

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.

concurso banco do brasil

Resumo concurso Banco do Brasil

  • concurso BB
  • situação: provas aplicadas
  • banca: Cesgranrio
  • vagas: 4.480 (imediatas e CR)
  • inscrições: 24/6 a 7/8
  • taxa: R$ 38
  • provas: 26/9
  • edital neste link

Aproveite a Black Friday do Direção Concursos!

Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!

Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.

E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!

Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.

Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA

(concurso Banco do Brasil)
Banco do BrasilConcurso Banco do Brasilbanco do brasilbanco do brasil 2021banco do brasil concursoconcurso banco do brasilconcurso banco do brasil 2021
Arthur Mendonça

Arthur Mendonça

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.