Serenna Alves • 23/05/2021
23/05/2021Olá, pessoal! Tudo bem? Espero que sim e espero que vocês tenham feito uma excelente prova do concurso PF. Estávamos aguardando 12 questões em arquivologia, e vieram somente 6.
A boa notícia é que se você estudou pelo meu curso do Direção ou se você conseguiu acompanhar a revisão que fizemos na última quinta-feira, deu tudo certo, pois falei de tudo o que caiu!
Veja o caderno de provas aqui!
Vale lembrar que é o gabarito extraoficial do concurso PF. Para conferir a correção completa em vídeo, veja abaixo:
É o princípio da proveniência que dá ao documento de arquivo a singularidade para diferenciá-lo de outros tipos de documentos. ERRADA
Na verdade, é a característica da organicidade que permite que diferenciemos os documentos arquivísticos dos biblioteconômicos e dos museológicos. Se um documento é orgânico, quer dizer que ele foi produzido ou recebido no decorrer das atividades de uma instituição, o que não acontece com os documentos/objetos/exemplares biblioteconômicos e museológicos, que são colecionados e não acumulados naturalmente, como ocorre nos arquivos.
Uma das limitações da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) é a ausência da descrição multinível. ERRADA.
Uma das características da NOBRADE é a descrição multinível, como disposto a seguir:
Na nossa revisão, eu falei que a descrição da NOBRADE é multinível, que não somos obrigados a utilizar todos os níveis, pois isso depende do nível de detalhamento que queremos; que descrevemos do geral para o particular; e que se caso a descrição fosse até o item documental, o dossiê necessariamente deveria ser descrito também.
Como a questão afirma que é uma limitação da NOBRADE a ausência da descrição multinível, temos uma questão incorreta, pois essa ausência não existe, ou seja, a limitação também não existe.
Na nossa revisão, mostrei para vocês uma imagem do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade do Poder Executivo Federal justamente para vocês visualizarem o instrumento. Nesse print, alguns prazos de guarda na fase corrente constavam como “enquanto vigora”. Pois bem: alguns prazos não podem ser medidos em anos, então, como a questão afirmou, para algumas classes temos “até a prestação de contas” ao invés da quantificação em anos. Também podemos adicionar o “enquanto vigora” e “enquanto o servidor permanecer”, a depender da classe, o que torna afirmação correta. Veja a imagem e observe alguns prazos do arquivo corrente: o “enquanto vigora” não é o “até a prestação de contas” que a questão utiliza como exemplo, mas também pode ser uma opção.
Nos arquivos correntes e intermediários dos documentos de arquivo indicados na tabela de temporalidade, os prazos de guarda são estabelecidos em anos ou, quando não é possível definir com exatidão o tempo, por uma ação (por exemplo “até a prestação de contas”). CERTA.
A classificação de documentos de arquivo do tipo estrutural é elaborada a partir de funções, atividades e tarefas. ERRADA.
A classificação do tipo funcional se baseia nas funções, atividades e tarefas. A classificação estrutural se baseia na estrutura organizacional, portanto, a questão trocou o termo “funcional” por “estrutural”, o que a torna incorreta.
A implementação de programas de gestão de documentos pode ser constatada verificando-se se o órgão aplica planos ou códigos de classificação e tabelas de temporalidade e possui política arquivística institucional. CERTA.
A presença do plano de classificação, da tabela de temporalidade e da política arquivística indica que houve a implantação do programa de gestão de documentos e a ausência deles, indica o contrário.
Os sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos prescindem da aplicação da classificação de documentos devido à existência dos metadados. ERRADA.
O SIGAD necessita da aplicação da classificação de documentos, assim como a gestão documental convencional, e não prescinde/dispensa como afirma a questão. Certa.
Na revisão, chamei a sua atenção para um requisito do e-ARQ que falava sobre a classificação e o Plano de Classificação. Comentei da importância do ato de classificar e do próprio plano na gestão convencional e no SIGAD.
E vocês, pessoal? Como foram no concurso Polícia Federal? Queria que vocês me procurassem no Instagram e comentassem como as minhas aulas ajudaram na hora da realização das provas! Espero que vocês possam ter acertado o maior número de questões possíveis.
A revisão que fizemos perto da prova ajudou bastante, não é mesmo? Tenho certeza absoluta que quem assistiu no canal do Direção Concursos conseguiu garimpar pontos importantes para a aprovação!
Como eu disse, a prova foi tranquila, mas se vocês ficaram com dúvidas, por favor, me chamem no instagram. Vou ficar muito feliz em atendê-los. Espero que tenham uma boa noite de descanso! Um abraço!
O ano de 2025 já começou e muitos concurseiros já estão de olho nas milhares de oportunidades em concursos públicos que irão ser ofertadas neste ano (que promete ser tão generoso quanto 2024)!
São mais de 60 mil vagas previstas para concurseiros das mais distintas áreas de atuação: tribunais, policiais, controle, administrativa, fiscal e legislativa. As remunerações também são bastante atrativas, podendo ultrapassar iniciais de R$ 30 mil.
Pensando nisso, o Direção Concursos liberou no seu cadastro as melhores condições de assinatura, que incluem ferramentas como cursos completos em vídeo, cursos completos em PDF, resumos direcionados, marcações digitais, caderno de anotações, tamanho de fonte personalizável e tira-dúvidas direto com professor.
Toque no botão abaixo para conferir, o Direção Concursos vem aprovando uma multidão de alunos nos concursos mais disputados de todo o Brasil:
Serenna Alves
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 24 de dezembro de 2024
O caminho até a aprovação em concursos públicos Polícia Penal exige estratégia e planejamento. Neste artigo, confira dicas e práticas para garantir eficiência ao iniciar sua preparação. Os concursos da Polícia Penal são altamente concorridos, atraindo milhares de candidatos para cada vaga. Começar cedo é um diferencial importante. A antecedência permite revisar periodicamente o conteúdo, […]
Jaqueline Santos • 24 de dezembro de 2024
Olá, galera!!! Tudo bem com você? Eu sou a Professora Jaqueline Santos, Coordenadora Pedagógica e Professora de Conhecimentos Pedagógicos do Direção Concursos e já fui aprovada, nomeada em vários cargos da educação e estou aqui em mais um artigo para ajudar você também a ser aprovado. Recebi várias solicitações e dúvidas em meu Instagram sobre […]
Marco Tulio • 24 de dezembro de 2024
Com a realização das provas da PCDF no último final de semana, houve o encerramento de uma verdadeira maratona da carreira policial, que abrangeu também PRF e PF. Alguns arriscaram estudar para mais de um desses concursos ao mesmo tempo, já outros optaram por focar em apenas um. Para muitos, essa semana tem sido de […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.