Jackeline Alvarenga • 04/03/2022
04/03/2022Olá, concurseiros! Vem aí mais um edital para a área policial; agora é a vez do concurso PM GO. O projeto básico já foi divulgado e você pode acessar aqui. Serão mais de 1500 vagas, distribuídas entre os cargos de soldado e oficial. Excelente oportunidade, não é mesmo? Neste artigo vamos falar sobre o perfil da banca, o que esperar da prova e resolver algumas questões. Vem comigo!
O Instituto AOCP será a organizadora do certame da PM GO. De forma geral, trata-se de uma banca conhecida por seus enunciados objetivos e diretos, sem muitas pegadinhas. Então, para aqueles que chegam na prova com bastante domínio da matéria, certamente, estarão em vantagem com relação aos demais.
Também possui a característica de se adequar e contextualizar a realidade do órgão e cargo para os quais as provas foram elaboradas. Não espere nada diferente na prova da PM GO. Aqui vai uma dica: fique por dentro das ações da PM GO, organize sua rotina para acompanhar o que a corporação publica em seu site, em suas nas redes sociais. Certamente, esse hábito irá te ajudar.
Mas não se enganem, futuros policiais! O fato de as questões não serem muito complexas implica uma elevada nota de corte. Assim, uma questão pode fazer muita diferença. Digo isso por experiência própria. Eu não fui para a segunda fase no concurso de consultor legislativo da CLDF por causa de uma questão, mesmo com percentual de acerto acima de 80%. A organizadora do certame foi a FCC. Para alguns, o instituto AOCP se assemelha à FCC. Então fica a dica.
Mas antes de ir, veja os cursos disponíveis para o novo concurso PM GO. Vem com a gente!
Conhecer o perfil da banca é extremamente importante, mas a melhor maneira de realmente assimilar cada um desses assuntos é por meio da resolução de questões. Afinal, essa é a forma mais rápida de conhecer não só o perfil da banca organizadora, mas também as particularidades de cobrança para o cargo que você pretende ocupar. Vamos ver como são as cobranças na prática? Rumo à PM GO!
INSTITUTO AOCP – 2022 Direito Administrativo Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 IPE Prev Analista – Direito
Segundo a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.
A) As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
B) A proibição da acumulação remunerada de cargos públicos estende-se a empregos e funções e abrange autarquias e fundações, mas não inclui as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
C) São estáveis, após dois anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
D) A ordem social tem como base o bem-estar e como objetivos o primado do trabalho e a justiça sociais.
E) A sociedade exercerá a função de planejamento das políticas sociais, assegurada, na forma da lei, a participação do Estado nos processos de formulação, de monitoramento, de controle e de avaliação dessas políticas.
Observe que a questão cobra a literalidade da Constituição. O gabarito é a letra A. Veja abaixo:
Art. 37, inciso V – as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;
Vejamos as demais:
Letra B. O erro está em dizer que a proibição de acumulação não inclui empresa pública e sociedade de economia mista.
Olhe o que diz o art. 37, inciso XVII da CF:
XVII – a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;
Letra C. A estabilidade é após três anos, e não dois, como a questão disse.
Letra D. Segundo o art. 193 da CF, a ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais. Assim, primado do trabalho não é um objetivo da ordem social conforme disse a questão.
Letra E. O erro está em afirmar que quem exercerá a função de planejamento das políticas sociais é a sociedade. Gente, para acertar essa questão, bastava raciocinar um pouquinho. Quem elabora as políticas públicas e sociais? Ora, o Estado.
Art. 193. A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais.
Parágrafo único. O Estado exercerá a função de planejamento das políticas sociais, assegurada, na forma da lei, a participação da sociedade nos processos de formulação, de monitoramento, de controle e de avaliação dessas políticas.
INSTITUTO AOCP – 2021 Direito Penal Crimes contra a administração pública MPE-RS Técnico do Ministério Público
Examine as seguintes situações hipotéticas: 1. Jaime, delegado de polícia, em razão de seu cargo, apropriou-se de joias e metais preciosos que estavam apreendidos no depósito da delegacia. 2. Lívia, auditora fiscal, para não autuar determinada empresa por irregularidades tributárias, exigiu de seu sócio proprietário a entrega de dinheiro. Conforme o Código Penal, Jaime e Lívia responderão, respectivamente, pelos crimes de
A) apropriação indébita e corrupção passiva.
B) apropriação indébita e concussão.
C)prevaricação e corrupção ativa.
D)peculato e concussão.
E) peculato e corrupção passiva.
Para responder essa questão, vejamos o que dispõe o Código Penal:
Peculato
Art. 312 – Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:
Pena – reclusão, de dois a doze anos, e multa.
§ 1º – Aplica-se a mesma pena, se o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.
Concussão
Art. 316 – Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.
Observem que Jaime praticou peculato, pois ele se apropriou de bens (joias e metais preciosos) em razão do seu cargo. Já a Lívia praticou o crime de concussão, pois ela exigiu a entrega de dinheiro. Veja que é o verbo nuclear do crime de concussão. Diante da explicação, o gabarito é a letra D.
INSTITUTO AOCP – 2021 Direito Penal Tipicidade MPE-RS Técnico do Ministério Público
Analise o seguinte caso hipotético: Vilma foi presa em flagrante por tentativa de homicídio contra Alice, sua inimiga mortal. De acordo com o Código Penal, nesse caso, pune-se a tentativa de homicídio com a pena correspondente à do crime consumado, diminuída
A) da metade.
B) de um sexto.
C) de um terço.
D) de um sexto a um terço.
E) de um a dois terços.
Aqui estamos diante de uma questão bem “decoreba” do instituto AOCP. O jeito aqui era saber o que está descrito no CP. Vejamos:
Art. 14 – Diz-se o crime:
Crime consumado
I – consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal;
Tentativa
II – tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.
Pena de tentativa
Parágrafo único – Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.
Vocês podem observar, por essa amostragem, que não são questões difíceis. São questões que prezam mais pela literalidade da lei. Sabendo disso, quanto mais você ler a lei seca melhor. Leia inúmeras vezes e faça muitas questões para assimilar o conteúdo.
Certamente, esse será o perfil da prova da PM GO. Uma prova com mais literalidade, contextualizada à realidade da PM GO e note de corte alta. Nesse tipo de prova, leva vantagem quem possui uma boa capacidade de memorização. Dessa forma, crie esquemas, associações, mnemônicos, tudo o que for útil para seu aprendizado e retenção do conteúdo. Faça um estudo ativo!
Bons estudos e até o próximo artigo!
Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!
Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.
E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!
Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.
Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA
Jackeline Alvarenga
Farmacêutica Industrial, aprovada nos seguintes concursos: Polícia Federal e Polícia Civil do Distrito Federal. 10 anos de experiência na iniciativa privada. Atuação tanto em indústrias farmacêuticas nacionais quanto multinacionais.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.