
Queridos alunos, apresento a vocês uma proposta de recurso contra o gabarito preliminar da prova do concurso Receita Federal, cargo de Auditor-Fiscal.
As avaliações foram aplicadas no último domingo, dia 19 de março. De acordo com o edital os recursos podem ser interpostos até dois dias úteis (23/3).
Lembrando que a correção foi realizada baseada na prova tipo 1 – cor branca. Vamos à proposta?
Concurso Receita Federal – recurso de Economia para Auditor

Venho por meio deste interpor recurso contra a questão 37 (prova da manhã, tipo 1). O enunciado solicita a afirmativa incorreta, sendo que o gabarito preliminar indicou a alternativa D como incorreta.
No entanto, a alternativa D está correta, refletindo o conceito do NFSP primário, razão pela qual a questão merece ser anulada.
Em uma primeira análise, a alternativa D parece estar de fato correta, visto que o NFSP segundo o conceito primário exclui os juros do cálculo.
No entanto, ao resolver a equação apresentada, chegar-se-á ao conceito correto de NFSP primário.
A citada alternativa apresenta o seguinte conceito:
NFSP primário = G – T + iB – [(1+r)(1+ n) -1]B.
A expressão ((1+r)(1+ n)) é utilizada para incorporar a inflação (n) à taxa real de juros ( r). Ou seja, há transformação da taxa real de juros em taxa nominal de juros. Dessa forma, a expressão (1+r)(1+ n) é igual a (1+i), segundo a equação de fisher.
Fazendo as substituições necessárias, teríamos:
NFSP primário = G – T + iB – [(1+i) -1]B.
Assim:
NFSP primário = G – T + iB – [1+i -1]B.
Simplificando:
NFSP primário = G – T + iB – [i]B.
NFSP primário = G – T + iB – iB
NFSP = G-T
Ou seja, o terceiro termo da alternativa (iB) cancela com todo o termo entre colchetes, o que significa que, ao final , chegar-se-á ao conceito de déficit primário, segundo o qual considera-se a diferença entre gastos não financeiros e receitas não financeiras.
Dessa forma, verifica-se que, após resolver a expressão, chega-se à mesma hipótese da alternativa E, ambas indicando corretamente o NFSP pelo conceito primário.
Dessa forma, deve-se anular a questão, por não apresentar nenhuma alternativa incorreta.
É isto, pessoal! Vocês podem me seguir no instagram e mandarem suas dúvidas e impressões da prova do concurso Receita Federal. Até mais!
Quer saber tudo sobre a área fiscal? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades para Fiscos Estaduais e Municipais! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão: