Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso SEFA PA: proposta de recurso na prova de TI

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Gabriel Pacheco30/03/2022

30/03/2022

Olá Concurseiros de Plantão! Em análise que realizei das 10 questões de Tecnologia da Informação da prova do concurso Sefa PA para Auditor Fiscal, realizada no dia 27/03/2022 pude identificar 1 possibilidade de recurso nas questões da prova, conforme já havia anunciado na correção extraoficial realizada no mesmo dia da prova e disponível no link:

Como estou utilizando como base a prova do Tipo 2, estou seguindo o mesmo padrão e disponibilizando as questões com a mesma numeração, mas também acompanhadas dos enunciados completos e de todos os respectivos itens, assim os Concurseiros que tiverem feito as demais provas também poderão embasar seus recursos de forma apropriada.

Algumas dicas para escrever seu recurso.

  1. Seja gentil e educado com a banca e o avaliador.
  2. Não escreva ou poste recursos idênticos de outras pessoas.
  3. Trabalhe com o embasamento bibliográfico apresentado abaixo na sua explanação.
  4. Não fique dando rodeios, indique exatamente o que precisa ser analisado e a sua solicitação (anulação de questão, mudança de gabarito), afinal de contas o avaliador está com um monte de trabalho para concluir e não vai ficar investindo muito tempo lendo textos enormes.
  5. Revise o seu recurso antes de postar.

Vamos à questão que cabe recurso.

97 Considerando os passos utilizados pelo algoritmo de assinatura digital RSA, julgue verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.

I. A mensagem a ser assinada é inserida em uma função de hash que produz um código hash seguro de tamanho variado.

II. O código hash gerado é encriptado usando a chave privada do emissor para formar a assinatura digital.

III. O destinatário recebe a mensagem e produz um código hash. Ele também decripta a mensagem usando a chave pública do emissor. Se o código hash calculado coincidir com a assinatura decriptada, ela é aceita como válida.

A sequência correta é

(A) I – F; II – F; III – F.

(B) I – F; II – F; III – V.

(C) I – V; II – V; III – F.

(D) I – F; II – V; III – V.

(E) I – V; II – V; III – V.

Sugestão de Recurso: Nesta questão deverá ser interposto recurso solicitando a sua anulação, visto que a resposta correta seria I – Falso, II – Verdadeira e III – Falso, ou seja, sem gabarito específico na prova e a banca considerou o item III como V de forma equivocada colocando assim o gabarito como letra D.

Segue abaixo o embasamento teórico que comprova que o item III é Falso, tal trecho foi retirado da página 503 da obra referência em Redes de Computadores e Segurança de Rede “Redes de Computadores / Andrew S. Tanengaum e David Wetherall – 5ª edição”.

SHA1 e SHA2

“Diversas funções para o sumário da mensagem foram propostas. Uma das funções mais utilizadas é SHA-1(Secure Hash Algorithm 1) (NIST, 1993). Como em todos os sumários de mensagens, ele opera tratando os bits de uma maneira suficientemente complicada, de modo que cada bit de saída seja afetado por cada bit da entrada. SHA-1 foi desenvolvido pela NSA e ratificado pelo NIST do FIPS 180-1. Ele processa os dados de entrada em blocos de 512 bits e gera um sumário de mensagem de 160 bits. Um modo típico de Alice enviar uma mensagem não secreta, mas assinada para Bob é ilustrado na figura 8.18. Nessa figura, sua mensagem de texto simples é colocada no algoritmo SHA-1 para obter um hash de 160 bits do SHA-1. Em seguida, Alice assina o hash com sua chave privada RSA e envia a mensagem de texto simples e o hash assinado para Bob.

Depois de receber a mensagem, Bob calcula o hash SHA-1 e também aplica a chave pública de Alice ao hash assinado para obter o original, H. Se os 2 corresponderem, a mensagem que será considerada válida.”

Veja que de forma descritiva, o autor demonstra que no final o que deverá ser utilizado para considerar  mensagem como válida é o resultado obtido da comparação do hash calculado pelo destinatário com o hash que havia sido assinado pelo remetente e que agora foi decriptografado com a chave pública do remetente e não com a “…assinatura decriptada…” como apresentado no final do item III, o que o torna Falso.

Então pessoal, era isso que tínhamos para hoje e espero ter ajudado a todos os Concurseiros que precisavam de uma luz sobre onde e como impetrar seus recursos.

Todas as demais questões estão com seus gabaritos perfeitos e validados por aqui.

Lembre-se sempre: seu maior adversário é você!!!

Professor Gabriel Pacheco

https://www.instagram.com/professor.gabrielpacheco/

Aproveite a Black Friday do Direção Concursos!

Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!

Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.

E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!

Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.

Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA

concurso sefa pasefa paconcurso sefa paedital sefa pa
Gabriel Pacheco

Gabriel Pacheco

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.