Gilson Maciel • 16/09/2022
16/09/2022Fala concurseiro! Iniciamos hoje uma série de artigos sobre Ciência Política e Avaliação de Políticas Públicas para o cargo de Consultor Legislativo do concurso Senado Federal.
Mas antes de iniciarmos, quero te deixar um convite para que você acesse nosso grupo do telegram.
Lá realizaremos aprofundamentos em questões de Ciência Política e Políticas Públicas. O link do telegram é t.me/consultorsenado.
Aguardo você por lá.
Vamos então ao assunto de hoje, voltado para o concurso Senado!
Segundo autores como Jellinek, Burdeau, Heller e Fischback, a estrutura do Estado se compõe basicamente de três elementos essenciais, a saber:
Destaque-se que território e população constituem a base material do Estado. Há autores que defendem inclusive, que sem território não há Estado, se constituindo este como o grande elemento definidor de unidade.
Na base da estrutura territorial do Estado temos o território, o povo e as instituições. Em outro artigo trataremos das funções do Estado, mas desde já, podemos afirmar que há nele inúmeras funções.
Outro aspecto que merece ser mencionado, é que, dos elementos constitutivos do Estado, no território e no povo é que se manifesta a existência material do Estado. A razão é simples, para que o Estado possa surgir, faz-se necessário que haja um grupo de humanos, assim como um território onde estes se estabeleçam de forma perene.
Outros aspectos que merecem ser mencionados é que o Estado é intangível e imaterial, sendo concebido somente pelo uso da razão. Ou seja, nós não podemos tocar o Estado, pois este não tem existência palpável.
Em outros termos, faltando qualquer dos elementos apontados, não poderá existir o Estado, do contrário, onde concorram os três, surgirá o Estado.
Dalmo Dallari, em sua obra “Elementos de Teoria Geral do Estado” conceitua-o como a ordem jurídica soberana que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado território. Segue ainda o autor, afirmando que nesse conceito se acham presentes todos os elementos que compõem o Estado, e só esses elementos. A noção de poder está implícita na de soberania, que, no entanto, é referida como característica da própria ordem jurídica. A politicidade do Estado é afirmada na referência expressa ao bem comum, com a vinculação deste a um certo povo e, finalmente, a territorialidade, limitadora da ação jurídica e política do Estado, está presente na menção a determinado território.
Vejamos como esse tópico já caiu em provas anteriores:
Q914783 – Analista do Ministério Público (MPE AL)/Gestão Pública/2018
O conceito de Estado está diretamente relacionado aos elementos indispensáveis à sua formação.
Assinale a opção que os indica.
A – Povo, governo soberano e território.
B – Clero, nobreza e povo.
C – Classes sociais, classes econômicas e classes territoriais.
D – Cultura, população e organização.
E – Povo, localidade e hierarquia.
O gabarito da questão é a LETRA A.
Por hoje é só pessoal!
Bons estudos e até a próxima!
Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!
Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.
E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!
Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.
Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Gilson Maciel
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.