Vitor Macau • 13/04/2022
13/04/2022Olá concurseiro, tudo bem? O objetivo deste artigo é orientar você a respeito dos 3 assuntos mais cobrados na disciplina de Língua Portuguesa pela Fundação Carlos Chagas (FCC), banca responsável pelo concurso TJ CE (Tribunal de Justiça do Ceará).
Com esta orientação você saberá o que focar e/ou revisar em seus estudos.
Como é possível ver nas tabelas acima, interpretação de texto é o tema que mais cai nas provas da FCC.
Portanto, é fundamental compreender que essa é a capacidade de uma pessoa compreender o que está escrito em uma mensagem textual, podendo pensar e refletir a partir daquilo que absorveu após a leitura.
a) Para resolver questões sobre interpretação de texto da FCC, o candidato precisa ter muita atenção.
b) Ler o texto e tentar compreendê-lo e aos resolver as questões ler o enunciado e as alternativas com calma.
c) As provas da FCC, geralmente, cobram questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma.
d) É uma banca muito exigente que costuma incluir textos literários.
Esse tema também tem uma alta recorrência nas provas da banca. O mesmo pode, ainda, se apresentar como classe gramatical, com foco em seus empregos na língua portuguesa.
Vejamos abaixo quais são as 10 classes de palavras do português
As palavras podem variar em razão do gênero e do número. Como por exemplo a palavra “menino”, varia em relação ao gênero “menina” e também em relação ao número “meninos”.
SUBSTANTIVOS: são palavras que se referem aos nomes. Afinal, todos os seres, objetos, fenômenos e lugares que nos cercam são nomeados por algum termo – Exemplos: casa, cadeira, Ana, Brasil, caneta e elefante;
ADJETIVOS: têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase – Exemplos: bom, alegre, puro, triste, notável;
ARTIGOS: têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase – Exemplos: o dó; a alface; a cal; o ônibus; os ônibus; umas mulheres; a mulher;
VERBOS: são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. – Exemplos: estudar; cantar; amar; achar.
PRONOMES: é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. – Exemplos: Minha caneta é azul, aquelas canetas são azuis.
NUMERAIS: indicam quantidade, posição que um elemento ocupa numa determinada série, múltiplo ou fração – Exemplos: um, dois, primeiro, segundo.
ADVÉRBIOS: é a classe de palavras que acompanha verbos, adjetivos ou outros advérbios, acrescentando-lhes características ou intensificando o seu sentido.
A classe dos advérbios é extensa, havendo algumas classificações de acordo com o sentido do advérbio. Exemplos:
– Demorou, mas chegou longe! (Advérbio de lugar);
– Cedo ou tarde, atingiremos nossos objetivos. (Advérbio de tempo);
– Eu terminava depressa os meus deveres. (Advérbio de modo).
PREPOSIÇÕES: são palavras usadas para marcar as relações gramaticais que substantivos, adjetivos, verbos e advérbios desempenham no discurso – Exemplo: Caminhou até o parque para exercitar-se.
INTERJEIÇÕES: são unidades autônomas (isto é, independentes de qualquer elemento no discurso) que exprimem a emoção de quem emite o enunciado – Exemplo: “Ah!”, “Ih…”, “Ué!”.
CONJUNÇÕES: constituem a classe de palavras que servem de ligação entre elementos de uma sentença, sejam eles termos de uma mesma oração ou orações de um mesmo período.
As conjunções servem de ponte entre esses elementos, dando mais fluidez ao enunciado. – Exemplo: Nós chegamos de manhã e fomos embora de noite.
A clareza textual está relacionada à coerência e à coesão, dois recursos que não devem faltar em um bom texto. Ela diz respeito à maneira como as ideias são organizadas a fim de que o objetivo final seja alcançado: a compreensão textual.
a) A coerência é a relação lógica das ideias de um texto, e decorre da sua argumentação – resultado especialmente dos conhecimento do transmissor da mensagem.
b) A COESÃO é resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto. Ela colabora com sua organização e ocorre por meio de palavras chamadas de conectivos.
b.1) Coesão e coerência são coisas diferentes, de modo que um texto coeso pode ser incoerente. Ambas têm em comum o fato de estarem relacionadas com as regras essenciais para uma boa produção textual.
b.2) A COESÃO textual tem como foco a articulação interna, ou seja, as questões gramaticais. Já a COERÊNCIA textual trata da articulação externa e mais profunda da mensagem.
Por fim, caso queira saber mais pontos relevantes sobre assuntos mais cobrados em português (FCC) do para o concurso TJ CE, mantenha-se informado sobre as minhas lives e videoaulas!
Além disso, qualquer dúvida ou complemento a respeito do tema deixe nos comentários!
Vítor Macau – @professorvitormacau
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Vitor Macau
Meu nome é Vítor Ramos Macau, mais conhecido como Professor Macau (@professorvitormacau). Sou formado em Contabilidade e Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e possuo um título de Mestre em Gestão Tributária pela FIPECAFI/FEA - USP. Hoje, ocupo o cargo de Auditor Fiscal de Rendas no Estado do Pará, e há cerca de 10 anos tenho trabalhado, também, como professor de direito tributário e legislação tributária, e realizado mentorias para auxiliar alunos até a aprovação!
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Vitor Macau • 13 de abril de 2022
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