Raquel Monteiro • 16/08/2021
16/08/2021Os concursos Tribunais estão voltando e isso é motivo de imensa alegria, pois, além de serem carreiras muito bem remunerada, cheia de benefícios como assistência à saúde, transporte, alimentação, exerce o apoio ao Poder Judiciário. É um trabalho belíssimo e muito importante para a nossa sociedade.
Foi dada a largada na temporada de Tribunais!
A temporada começou com o certame do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, o qual está temporariamente suspenso e teve continuidade com o Tribunal de Justiça Militar do estado de Minas Gerais. Na sequência, veio, também, o Tribunal de Justiça do estado de São Paulo. Muitos outros editais estão prometidos, como o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, os Tribunais Regionais do Trabalho da Bahia e do Espírito Santo, por exemplo, o que torna este cenário muito promissor.
CURSOS PARA ESTA ÁREA DE ESTUDOS
Diante de tantas oportunidades e com algumas temáticas, por vezes, tão distintas como Tribunais de Justiça x Justiça do Trabalho, aquele que resolve se lançar no mundo dos concursos fica perdido e não sabe por onde começar. Só que nós vamos te ajudar nessa tarefa, pois existe um “núcleo duro”, ou seja, disciplinas que estão presentes em todos os editais destas carreiras que podem ser estudadas com bastante antecedência para você se tornar especialista no assunto. Com isso, as outras disciplinas mais específicas de outros órgãos do Poder Judiciário poderão ser estudadas quando a comissão do concurso for formada ou o certame for autorizado.
A primeira delas é Língua Portuguesa. Apesar de ser o nosso vernáculo, ela é cheia de meandros e peculiaridades que precisam muito da sua atenção. É uma riqueza só, pois você vai estudar gramática, semântica, redação para aplicar em todas as suas provas de concursos. É uma disciplina muito versátil, pois também é aproveitada em outras áreas como a fiscal e de controle, por exemplo.
A segunda disciplina é o Direito Constitucional. Também é fundamental em todos os concursos públicos, pois vai lidar primordialmente com a nossa Constituição Federal de 1988, passando, também, pela Teoria da Constituição. Essa matéria também é muito rica, pois se entrelaça com diversos ramos teóricos do Direito. Além de ser um estudo fascinante, serve para as mais diversas áreas do mundo dos concursos. Assim como o Português, também não é um estudo jogado fora se você eventualmente resolver mudar de área nos seus estudos para concursos.
Outra disciplina que chamamos de curinga é o Direito Administrativo. É um dos segmentos do Direito que está muito ligado ao funcionamento das atividades do Estado. Não é por outra razão que sua cobrança nos concursos públicos é uma constante. Assim, não somente nos Tribunais, mas na área administrativa, por exemplo, sua cobrança se faz presente. Portanto, assim como Português e Direito Constitucional, é uma disciplina que nunca traz prejuízo se for estudada. Muito pelo contrário: só há vantagens porque te possibilita acertar muitas questões nos mais diversos tipos de concursos e em diferentes áreas.
Duas disciplinas que se fazem muito presentes nos concursos Tribunais e que são cobradas, na maioria das vezes, de forma alternativa são Informática e Raciocínio Lógico. Assim, quando uma é cobrada, normalmente, a outra não é abordada nos editais. A primeira costuma ter questões um pouco complexas, pois, nem sempre estão relacionadas à prática cotidiana do uso do computador e da internet. A segunda disciplina traz, por vezes, a necessidade de serem feitos cálculos, o que não é muito comum para quem é da área das ciências humanas. Apesar disso, são duas disciplinas que, se dominadas, fazem com que os candidatos ganhem muitos pontos e tenham ótimas chances de aprovação. Vale muito a pena estudá-las porque elas se fazem presentes em muitos concursos de Tribunais e de outras carreiras como as da área administrativa.
Outras duas disciplinas importantes e que são abordadas, principalmente para os cargos de Analista Judiciário – área Judiciária e Analista Judiciário – Execução de Mandados, são Direito Civil e Direito Processual Civil. Estas duas disciplinas são muito aproveitadas nos estudos de quaisquer Tribunais, seja ele da área trabalhista, eleitoral, estadual etc. Vale muito a pena estudar estas duas disciplinas se você deseja ingressar na área de apoio do Poder Judiciário. Embora estejam agrupadas, são bem grandes em suas extensões. Seus estudos são, também, fascinantes e cheios de exemplos práticos.
Resumo da Ópera: existem outras disciplinas para os concursos Tribunais? Com certeza! Existem as matérias do Direito Penal e Processual Penal, o Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, Direito Eleitoral, mas estas disciplinas estarão presentes em apenas alguns dos editais, não constando em todos. Por isso, se você desejar começar a estudar para Tribunais, você já terá muita coisa para estudar com as matérias que elencamos acima. Desta forma, poderá se debruçar em um segundo momento sobre as matérias mais específicas de cada Tribunal. Para um estudo de qualidade para esta área, seja um gavião, venha para o Direção!
O PDF 2.0, da parceria Direção + Qconcursos, vem sendo cada vez mais cobiçado entre os atuais concurseiros e futuros concursados. Por ser totalmente inovador, reúne tudo em um único lugar, tem questões integradas, tira-dúvidas diretamente com os professores e é único no mercado. Esta ferramenta é considerada um “atalho” rumo sua aprovação.
Por isso, não perca a chance de se tornar um Assinante Ilimitado e ter acesso a todos estas vantagens. Clique abaixo para saber mais:
Raquel Monteiro
Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.