Victor Botteon • 11/02/2019
11/02/2019Saudações forenses, pessoal!
Nos dias 16 e 17 de fevereiro, as provas objetivas e discursivas do concurso da Polícia Civil de Roraima (PC-RR) estão previstas para os cargos de Agente de Polícia (100 vagas), Auxiliar de necropsia (15 vagas), Auxiliar de Perito Criminal (23 vagas), Delegado de Polícia (35 vagas); Escrivão de Polícia (120 vagas); Médico legista (6 vagas); Perito Criminal em diversas especialidades (14 vagas); e Perito Papiloscopista (15 vagas) (PROVA CANCELADA NO MOMENTO!).
Para os cargos de Médico-Legista e Odonto-Legista de Polícia Civil Classe Inicial estão previstas 40 questões de Conhecimentos Específicos das mais variadas áreas da Medicina Legal! Separei algumas questões da banca VUNESP com temas importantes que estudamos em nosso curso. São questões recentes da banca (cargos diversos) que sempre costumam cair em provas da área! Fiquem atentos! Vamos revisar resolvendo algumas questões que estarão na sua prova! Bora lá:
1- VUNESP – Delegado de Polícia (PC-SP)/2018
De modo geral, nos casos de morte de causa desconhecida, o cadáver deve ser encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) ou para o SVO (Serviço de Verificação de Óbitos) respectivamente, quando a morte for decorrente de
a) suicídio – morte natural ou suspeita sem assistência médica.
b) acidente de trânsito – suicídio.
c) causa externa ou morte suspeita – morte natural sem assistência médica.
d) homicídio – suicídio.
e) causa natural sem assistência médica – acidente de trânsito.
RESOLUÇÃO:
Boa questão sempre cobrada pela VUNESP sobre causa jurídica da morte e o encaminhamento do corpo da vítima. Sempre que a morte for violenta, decorrente de causas externas, como homicídio, suicídio, acidente, morte suspeita a ser esclarecida, o cadáver obrigatoriamente precisa ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para as providências cabíveis.
Já a morte oriunda de causa natural, como doenças, sem ser considerada uma morte violenta ou suspeita, o cadáver deve ser encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).
Gabarito: C
2 – VUNESP – Auxiliar de Papiloscopista Policial (PC-SP)/2018
Após o exame necroscópico do corpo de uma pessoa que faleceu de causa violenta, o documento, no Instituto Médico Legal, assinado pelo médico legista, que permitirá que o corpo possa ser sepultado ou inumado, denomina-se
a) relatório de óbito.
b) laudo de óbito.
c) certidão de óbito.
d) atestado de óbito.
e) notificação de óbito.
RESOLUÇÃO:
Questão sobre documentos médico-legais de praxe em concursos. Fiquem ligados!
Referido documento consiste na DECLARAÇÃO DE ÓBITO! Popularmente a declaração também é chamada de ATESTADO DE ÓBITO. A Certidão de Óbito é emitida pelos Cartórios de Registro Civil posteriormente, mediante a apresentação da Declaração de Óbito. Apesar de não ser o nome adequado, a alternativa correta é a letra D: ATESTADO DE ÓBITO.
Lestras (A) e (B): RELATÓRIO: Consiste na minuciosa descrição acerca de um fato médico e de suas consequências, sendo requisitado por uma autoridade competente. Quando o relatório é elaborado pelo perito médico recebe o nome de LAUDO; quando o relatório é elaborado pelo escrivão, sendo ditado diretamente pelo perito na presença de testemunhas, recebe o nome de AUTO!
(E) NOTIFICAÇÃO: Segundo o mestre França, as notificações são “comunicações compulsórias feitas pelos médicos às autoridades competentes de um fato profissional, por necessidade social ou sanitária, como acidente do trabalho, doenças infecto-contagiosas, uso habitual de substâncias entorpecentes ou crime de ação pública que tiverem conhecimento e não exponham o cliente a procedimento criminal”.
A omissão de notificação de doença é tipificada como crime pelo Código Penal:
Art. 269 – Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória:
Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.
Gabarito: D
3 – VUNESP – Médico-Legista (PC-SP)/2014
Criança de 10 anos, vítima frequente de maus tratos pelos pais, durante um dos episódios, levou um tapa sobre uma de suas orelhas, o que levou à ruptura do tímpano, com déficit auditivo homolateral. Trata-se de lesão corporal
a) leve, pois não houve deformidade externa, apenas lesão interna, sem perda total da função.
b) grave, pois houve debilidade permanente da função auditiva.
c) gravíssima, pois houve debilidade permanente da função auditiva.
d) somente poderá ser classificada na dependência do grau de prejuízo às suas funções rotineiras.
e) somente poderá ser classificada se houver prejuízo à sua profissão, na sua maioridade, com perdas financeiras.
RESOLUÇÃO:
Questão sobre lesão corporal (art. 129 do CP) e suas classificações!
-> GRAVE: incapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias; perigo de vida; debilidade permanente de membro, sentido ou função; aceleração de parto.
-> GRAVÍSSIMA: incapacidade permanente para o trabalho; enfermidade incurável; perda ou inutilização de membro, sentido ou função; deformidade permanente; aborto.
-> LEVE: definição por exclusão, consistindo em qualquer lesão que não seja grave ou gravíssima, ou seja, as que não resultam nas consequências previstas nos §§1º, 2º e 3º do art. 129 do Código Penal (80% das lesões corporais).
Gabarito: B
4 – VUNESP – Investigador de Polícia (PC-BA)/2018
Senhora de 73 anos de idade, viúva, com antecedentes de diabetes mellitus e doença arterial coronariana, mas sem acompanhamento médico há 5 anos, é encontrada morta na cama onde habitualmente dormia, quando a filha foi visitá-la. Após acionar a autoridade policial, logo a equipe pericial chega ao local de morte. Aparentemente, não houve alteração da cena. O cadáver estava em decúbito dorsal, sem sinais de injúrias externas, com livores de hipóstase fixos, rigidez cadavérica em todo o corpo e ausência de mancha verde abdominal. Considerando a temperatura ambiente de aproximadamente 20 ºC e ausência de fatores internos e externos que possam influenciar a cronologia de fenômenos cadavéricos, constitui, com maior probabilidade, uma estimativa aproximada correta do tempo de morte (intervalo post mortem):
a) 4 horas.
b) 7 horas.
c) 15 horas.
d) 24 horas.
e) 36 horas.
RESOLUÇÃO:
Questão de estudo de caso bacana que está caindo com frequência. Tema sempre presente: Tanatologia Forense e Cronotanatognose.
Vamos analisar as características tanatológicas da vítima: livores de hipóstase fixos, rigidez cadavérica em todo o corpo e ausência de mancha verde abdominal. Local idôneo e sem influência de fatores externos. Qual opção demonstra uma estimativa do intervalo pós-morte mais aproximada?
(A) Incorreta! Com 4 horas não há instalação completa da rigidez cadavérica e nem a fixação dos livores de hipóstase.
(B) Incorreta! Em 7 horas também ocorreria o mesmo do que a alternativa anterior.
(C) Essa é a melhor alternativa para a questão. Com 15 horas de IPM é bem provável que o cadáver apresente as características presentes no enunciado da questão.
(D) Incorreta! O erro dessa alternativa é que a mancha verde abdominal provavelmente teria surgido com 24 horas de IPM.
(E) Incorreta! Além da presença da mancha verde se espalhando pelo corpo, com 36 horas a rigidez cadavérica teria terminado ou em processo de flacidez muscular.
Excelente questão para treino!
Gabarito: C
5- VUNESP – Auxiliar de Papiloscopista Policial (PC-SP)/2018
Entre os fenômenos transformativos conservadores, possíveis de ocorrer no cadáver, a mumificação, geralmente, requer que o corpo encontre-se em
a) local seco, com alta temperatura e bem ventilado.
b) solo arenoso, úmido e com alta temperatura.
c) local úmido, com baixa temperatura e pouco ventilado.
d) solo argiloso, úmido e pouco ventilado.
e) local seco, com baixa temperatura e bem ventilado.
RESOLUÇÃO:
Outro tipo de questão bastante comum: fenômenos cadavéricos destrutivos e/ou conservadores. Lembram-se das condições mais adequadas para ocorrer cada fenômeno transformativo conservador? Outro tipo de questão que poderá estar presente em sua prova.
A mumificação natural ocorrerá geralmente em locais de elevada temperatura, seco e ventilado. Nessas condições o cadáver se desidrata rapidamente, impedindo a ação de microrganismos decompositores. A letra A traz essas condições!
Gabarito: A
6 – VUNESP – Médico-Legista (PC-SP)/2014
Nas mortes por calor (queimaduras), o sinal de Montalti corresponde à(às)
a) coleção hemática no espaço extradural.
b) posição de boxer ou boxeador da vítima de carbonização.
c) flictenas simulando bolhas da putrefação.
d) presença de fuligem nas vias aéreas.
e) disjunção dos ossos do crânio simulando fratura.
RESOLUÇÃO:
Epônimos da Medicina Legal são de praxe em provas para Médico Legista. Além disso, há tendência da banca Vunesp apresentar figuras ou fotos para o candidato responder sobre o que se trata e associar ao respectivo epônimo ou sinal médico-legal.
O sinal de Montalti corresponde à presença de fuligem nas vias áreas, indicando que a vítima respirou quando em vida. Importante para a diagnose diferencial entre um evento de carbonização in vitam ou post mortem.
Gabarito: D
7 – VUNESP – Médico-Legista (PC-SP)/2014
Assinale a alternativa que contém sinais mais comumente encontrados nas vítimas de afogamento.
a) Manchas de Tardieu, cogumelo de espuma e máscara equimótica.
b) Manchas de Paltauf, maceração da pele e cogumelo de espuma.
c) Máscara equimótica, manchas de Paltauf, pele anserina.
d) Hipóstases claras, manchas de Tardieu e cianose ungueal.
e) Lesões por animais aquáticos, cianose ungueal e hipóstases escuras.
RESOLUÇÃO:
Tipos de asfixias (principalmente afogamento) e suas características externas e internas!
Manchas de Tardieu são equimoses que podem aparecer principalmente nos pulmões recobrindo a superfície pleural dos pulmões em determinados casos de asfixias. Nos pulmões de afogados aparecem as MANCHAS DE PALTAUF. Também é comum de ocorrer o fenômeno do cogumelo de espuma, maceração da pele, pele anserina, hipóstases claras (hemodiluição do sangue pela água) e até lesões por animais aquáticos. A máscara equimótica de Morestin é característica da asfixia mecânica por sufocação indireta (Vunesp adora!).
Gabarito: B
8- VUNESP – Delegado de Polícia (PC-BA)/2018
Com relação aos ferimentos de entrada em lesões produzidas por projéteis de arma de fogo, é correto afirmar:
a) a aréola equimótica é representada por uma zona superficial e relativamente difusa, decorrente da sufusão hemorrágica oriunda da ruptura de pequenos vasos localizados nas vizinhanças do ferimento, geralmente de tonalidade violácea.
b) o formato de ferimentos em tiros a distância varia de acordo com a inclinação do disparo, assim, quando o tiro é oblíquo, a ferida é arredondada ou ligeiramente oblíqua, além de evidenciar uma orla de escoriação concêntrica.
c) diz-se que uma lesão tem as características das produzidas por tiro a distância quando ela não apresenta os efeitos secundários do tiro, com diâmetro maior que o do projétil, aréola equimótica e bordas reviradas para dentro.
d) ferimentos em tiros encostados podem ter forma arredondada ou elíptica, com zona de compressão de gases, evidenciada pela depressão da pele em virtude do efeito gerado pelo projétil com a ação mecânica de gases que descolam e dilaceram os tecidos.
e) tiros a curta distância causam ferimentos arredondados, com entalhes, zona de tatuagem e de esfumaçamento, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos, com vertentes enegrecidas e desgarradas, tendo aspecto de cratera de mina.
RESOLUÇÃO:
Questão sobre ferimentos de entrada em lesões produzidas por PAF (lesão perfurocontusa)! Vejam como esse tema é bastante presente nas provas para diferentes cargos.
(A) CORRETA! Já de cara descreve corretamente a aréola ou orla equimótica, a qual pode ou não estar presente necessariamente.
(B) Incorreta, pois a ferida arredondada é característica de tiro em perpendicular.
(C) Incorreta! O erro da alternativa foi dizer que o diâmetro da lesão é maior do que o diâmetro do PAF, sendo justamente o contrário: o diâmetro da lesão é geralmente menor do que a do projétil.
(D) Incorreta. Os tiros encostados podem ocorrer em tecido mole ou em plano ósseo, diferindo nas características das lesões. Tiros encostados em plano ósseo terão forma irregular (estrelado), por exemplo, em virtude do efeito explosivo dos gases, provocando a câmara (boca) de mina de Hoffmann. A lesão de entrada apresentará bordas irregulares e evertidas.
(E) Incorreta, pois a descrição da lesão e aspecto de cratera de mina ocorre em caso de tiro encostado.
Gabarito: A
9 – VUNESP – Delegado de Polícia (PC-CE)/2015
A traumatologia forense constitui um campo da medicina legal que se ocupa das implicações jurídicas dos traumatismos ou lesões em geral. Nesse aspecto, é correto afirmar:
a) os instrumentos perfurocontundentes produzem lesões por pressão intensa nos tecidos, em geral, com perfuração e secção. As lesões apresentam fundo irregular, com integridade de vasos e nervos no fundo da lesão.
b) os instrumentos contundentes podem produzir uma grande diversidade de lesões: escoriação, equimose, hematoma, ferida contusa, fratura, rotura de vísceras ocas, entre outras.
c) as características do orifício de saída produzidas por arma de fogo são: forma irregular, halo de enxugo, aréola equimótica e menos sangrantes que o orifício de entrada.
d) as lesões por agentes perfurantes comumente estão relacionadas com ação suicida ou acidental, raramente sendo consequência de ação homicida.
e) a equimose é a expressão final da infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos; apesar disso, ela tem pouca importância médico-legal, uma vez que não é possível correlacioná-la de forma temporal com o evento, lesão ou trauma.
RESOLUÇÃO:
Outra questão que estará presente: Traumatologia Forense com seus agentes vulnerantes e respectivos tipos de lesões!
(A) Incorreta! Os instrumentos perfurocontundentes atuam por meio de perfuração e contusão. A questão descreveu o modo de ação do instrumento perfurocortante.
(B) CORRETA! Vimos que os instrumentos contundentes provocam diversos tipos de lesões.
(C) Incorreta! As características do orifício de saída estão equivocadas, apresentando maior hemorragia e ausência de elementos primários e secundários do tiro (orlas e zonas).
(D) Incorreta, pois a causa criminosa ou suicida pode ser bastante comum.
(E) Incorreta! Muito pelo contrário! A equimose possui grande relevância médico-legal e pode sim ser relacionada cronologicamente e com o tipo de lesão e trauma.
Gabarito: B
10 – VUNESP – Papiloscopista Policial (PC-SP)/2018
Em um exame necroscópico, o médico legista observou na região posterior da perna direita uma lesão arroxeada, com presença de infiltração hemática nas malhas do tecido decorrente de ruptura de vaso sanguíneo. Dessa análise, é correto afirmar que se trata de
a) equimose e a lesão é pós-mortal.
b) equimose e a lesão é vital.
c) livor (ou hipóstase) cadavérico móvel.
d) hematoma e a lesão é vital.
e) livor (ou hipóstase) cadavérico fixo.
RESOLUÇÃO:
Questão sobre lesão in vitam e post mortem!
As alternativas que contêm livor ou hipóstase já descartamos logo de cara, uma vez que se trata de um fenômeno abiótico consecutivo, sem relação com as lesões.
Ficamos entre hematoma e equimose. O primeiro consiste na hemorragia causada pelo sangue extravasado de vasos mais calibrosos, com o sangue acumulando na cavidade. Já a equimose consiste na lesão contusa produzida em vida, provocando a infiltração de sangue nas malhas do tecido, decorrente de ruptura de vasos sanguíneos.
Inicialmente a equimose se apresenta de coloração vermelha-arroxeada e vai alterando sua coloração em vida de acordo com o espectro equimótico de Legrand du Saulle. Após a morte, a coloração da lesão equimótica permanece da mesma cor de quando em vida, uma vez que não ocorre a evolução cromática. Portanto, o enunciado da questão descreve uma equimose causada quando em vida (lesão vital).
Gabarito: B
11- VUNESP – Médico Legista (PC-SP)/2014
São características do sulco cervical nas asfixias por enforcamento e estrangulamento, respectivamente:
a) geralmente único / frequentemente múltiplo.
b) raramente apergaminhado / frequentemente apergaminhado.
c) horizontal / oblíquo.
d) contínuo / descontínuo.
e) abaixo da cartilagem tireoide / acima da cartilagem tireoide.
RESOLUÇÃO:
Questão de praxe sobre Asfixiologia Forense! Características dos sulcos de enforcamento e estrangulamento, nessa ordem! Bora lá!
A alternativa A já traz a resposta correta! Enforcamento: sulco geralmente único; estrangulamento: frequentemente múltiplo. As demais alternativas inverteram as características.
Questões abordando as características de cada tipo de asfixia são extremamente comuns, principalmente sobre constrições cervicais (enforcamento, estrangulamento e esganadura). A banca vai tentar te enganar invertendo conceitos. Nessa questão se a alternativa estivesse como os sulcos de enforcamento são SEMPRE únicos, por exemplo, estaria errado. Muito cuidado com essas palavras que indicam as coisas de forma absoluta. Para toda regra, geralmente há exceção.
Gabarito: A
12 – VUNESP – Delegado de Polícia (PC-SP)/2015
Com relação ao crime sexual, sexualidade anômala e criminosa, é correto afirmar:
a) a sexualidade anômala engloba diferentes distúrbios caracterizados por degeneração psicopatológica, sempre envolvendo uma alteração de personalidade, mas sem qualquer tipo de associação com distúrbios orgânicos ou glandulares.
b) a violência sexual sádica é a expressão de uma explosão de agressão totalmente instintiva e impulsiva, não sendo premeditada.
c) o comportamento sexual anômalo é muito mais frequente em mulheres, na faixa dos 15 aos 25 anos, associado à baixa escolaridade e a distúrbios psiquiátricos primários.
d) o onanismo é a forma de excitação sexual em objetos que ligam o indivíduo à pessoa desejada ou amada, muitas vezes de forma patológica, em geral peças de roupas ou determinadas partes do corpo.
e) o abuso sexual é a prática de ato sexual com pessoa incapaz de opor resistência ou pessoa inconsciente, sendo as crianças e os adolescentes as maiores vítimas.
RESOLUÇÃO:
Outro tipo de questão Vunesp sobre Sexologia Forense ou Criminal.
(A) Incorreta, pois a sexualidade anômala possui relação com distúrbios orgânicos ou glandulares.
(B) Incorreta, pois no sadismo o agressor sente prazer em produzir sofrimento alheio, sendo premeditada.
(C) Incorreta por eliminação, pois carece de fundamentação ou desconhecimento da literatura especializada sobre o tema. Dependendo do comportamento sexual anômalo, pode ser mais comum em determinado gênero e/ou faixa etária.
(D) Incorreta, pois o onanismo é considerada por alguns autores como sinônimo de masturbação, impulso obsessivo à excitação dos órgãos sexuais. A masturbação pode ser realizada pelo próprio indivíduo (automasturbação), ou ser por outro masturbado (heteromasturbação).
(E) CORRETA! Nessa alternativa, o abuso sexual foi utilizado em sentido amplo.
Gabarito: E
Gostaram das dicas? Conseguiram matar as questões? Confira mais QUESTÕES em nossos cursos!
Além destes temas mais cobrados que estudamos, deve cair também questões sobre Toxicologia Forense, Antropologia Forense, acidentes de massa (tema atual), identificação humana (Odonto Legal, Genética Forense), dentre outros temas do extenso conteúdo programático.
Sucesso e excelente prova a todos desde já!
Victor Botteon
Biólogo de formação, mestre em ciências e que encontrou na perícia criminalística a sua vocação! Possuo um pouco de experiência na área pericial, com atuações em locais de crime de naturezas diversas. Na área de docência, ministro palestras, aulas, cursos livres e de extensão na área forense e de Ciências Biológicas para Ensino Médio e Superior. Como concurseiro já fui aprovado em 6 concursos, como: Oficial da Polícia Militar de SP, Polícia Civil de SP, Tribunal de Justiça de SP, Polícia Científica de SP e Instituto Geral de Perícias de SC. Voaremos juntos rumo a sua aprovação! Bem vindos ao universo forense!
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Nathalia Masson • 28 de maio de 2019
Gabarito do ISS Guarulhos – Direito Constitucional.
Jornalismo Direção Concursos • 28 de maio de 2019
E aí pessoal, tudo bem? O Pronunciamento Técnico CPC 06 (R2), vigente a partir de 01/01/2019, sofreu mudanças significativas em relação ao Pronunciamento Técnico CPC 06 (R1), revogado em 31/12/2018. Em função disso tenho recebido muitas mensagens de alunos aflitos! Quais são as principais mudanças? Houve alterações radicais? O que eu considero para provas futuras? […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.