Marcelo Soares • 03/03/2022
03/03/2022Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo. Hoje, conversaremos sobre as etapas do Planejamento Estratégico.
Pense em um “trem” polêmico. Esse “trem” são as questões que abordam as etapas de planejamento e de planejamento estratégico. Isso ocorre porque temos um duelo de titãs: Idalberto Chiavenato de um lado e Djalma de Oliveira do outro. Cada um falando uma coisa, e a gente no meio, desesperado, tentando acertar as questões do concurso.
Existe, em geral, uma tendência de prevalecer, nas questões que cobram as etapas do planejamento estratégico, a classificação de Djalma de Oliveira, porém é indispensável que conheça as duas classificações para perceber alguns indícios no enunciado que podem te indicar qual a classificação que a banca está adotando.
Não conseguimos afirmar que a banca “X” adota Chiavenato, a banca “Y” adota Djalma, isto porque uma mesma banca adota ora Chiavenato, ora Djalma, ora um terceiro autor. Não existe coerência.
Vamos inicialmente estudar os estágios descritos por Idalberto Chiavenato:
1. Formulação dos objetivos organizacionais – serve para identificar as alternativas estratégicas relevantes, ou seja, em qual direção estratégica a organização, como um todo, deve se dirigir;
2. Análise externa do ambiente ou auditoria externa – trata da análise das condições externas que impõem ameaças e oportunidades à organização;
3. Análise interna da empresa ou auditoria interna – envolve a análise dos recursos, da estrutura organizacional da empresa, divisão de trabalho entre departamentos e unidades etc. Durante a análise interna pode ser utilizado o benchmarking para identificação de pontos fortes e fracos da organização.
4. Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia a ser utilizada – formulam-se as alternativas que a organização pode adotar para alcançar os objetivos organizacionais pretendidos, tendo em vista as condições internas e externas;
Djalma Oliveira (2015), como vimos, adota a nomenclatura de fases do planejamento estratégico. Vejamos as principais características de cada uma das fases.
1. Diagnóstico estratégico: Análise de todos os aspectos inerentes à realidade externa (oportunidades e ameaças) e interna (forças, fraquezas ou ponto neutro) da empresa. Essa fase divide-se ainda em cinco etapas: (1) identificação da visão, (2) identificação dos valores, (3) análise externa, (4) análise interna, (5) análise dos concorrentes.
2. Missão da empresa: fase na qual a empresa formula sua “razão de existir”. Define o motivo central da existência da empresa, qual é seu cliente e quais serão seus produtos e serviços. Ainda nessa fase, são estabelecidas as macroestratégias da empresa, ou seja, os caminhos que a empresa adotará para o ambiente competitivo e qual será seu posicionamento estratégico.
3. Instrumentos prescritivos e quantitativos: os instrumentos prescritivos explicitam o que deve ser feito para que a empresa atinja os propósitos estabelecidos na missão. Os instrumentos quantitativos consistem nas projeções financeiras do planejamento orçamentário, devidamente associadas à estrutura organizacional da empresa. Desdobram-se, nessa fase, três etapas: (1) Estabelecimento de objetivos, desafios e metas, (2) Estabelecimento de estratégias e políticas, (3) Estabelecimento dos projetos e planos de ação.
4. Controle e Avaliação: corresponde a fase responsável por assegurar que os objetivos, desafios, metas, estratégias e planos de ação sejam realizados e, se necessário, ajustados. Essa fase envolve, por exemplo, as seguintes funções: estabelecimento e análise de indicadores de desempenho, comparação do desempenho real com os objetivos, desafios, metas e projetos e planos de ação estabelecimentos, tomada de ações corretivas, adição de informações ao processo de planejamento, para desenvolver ciclos futuros da atividade administrativa.
Que tal praticamos o que aprendermos com algumas questões?
IBFC – IPSEMG – Analista de Seguridade Social – 2014)
O planejamento estratégico, baseado no modelo neoclássico, deve seguir uma sequência de atividades ou estágios. Leia abaixo alguns destes estágios a serem seguidos durante a formulação do planejamento estratégico de uma organização, e assinale a alternativa INCORRETA:
a) Formulação dos objetivos organizacionais.
b) Análise externa do ambiente ou auditoria externa. Analise interna da empresa ou auditoria interna.
c) Formulação de alternativas, e a escolha da estratégia a ser utilizada.
d) Desenvolvimento dos planos táticos, ao invés de planos operacionais da estratégia.
COMENTÁRIO:
A questão foi formulada seguindo as etapas propostas por Chiavenato. Dentre as alternativas, a única que não apresenta uma das etapas do planejamento estratégico é a alternativa “D”, posto que devem ser desenvolvidos planos táticos e operacionais.
IBFC – IPSEMG – Analista de Seguridade Social -2014)
Sobre os estágios de análise externa e interna do processo de planejamento estratégico de uma empresa, leia as sentenças abaixo, e assinale a alternativa correta:
I. A análise externa do ambiente envolve entre outros fatores, os mercados abrangidos pela empresa, a concorrência, fatores externos como a conjuntura econômica, as tendências políticas, sociais, culturais e legais.
II. A análise organizacional das condições internas deve permitir uma avaliação dos pontos fortes e fracos que a organização possui. Entre outros fatores a análise interna envolve a análise de recursos de que a empresa dispõe para as suas operações atuais ou futuras, a análise da estrutura organizacional desta empresa, a avaliação de seu desempenho.
Estão corretas as afirmativas:
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Nenhuma afirmativa está correta.
COMENTÁRIO:
Durante a etapa de diagnóstico estratégico (análise interna e análise externa), a organização considera aspectos internos e externos que podem afetar o alcance de seus objetivos.
No ambiente externo temos: ameaças e oportunidades. No ambiente interno temos as forças e fraquezas.
I. Certo. A afirmação apresenta fatores externos à organização e que são capazes de afetá-la.
II. Certo. Na análise interna, de fato, analisam-se os pontos fortes e fracos da organização.
Gabarito: Letra C.
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Marcelo Soares
Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.
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