Victor Dalton • 25/02/2019
25/02/2019Olá amigos e amigas! Venho comentar a prova BANRISUL de Informática, aplicada pela FCC, trazendo o gabarito e as questões comentadas. Vejamos:
41.Utilizando o Microsoft Excel 2013, em português, um Escriturário calculou o valor futuro de um investimento com base em uma taxa de juros constante, considerando que as datas de vencimento dos pagamentos vencem no início do período (pagamentos mensais). Os valores usados são mostrados na planilha abaixo.
O Valor Futuro de R$ 25.830,84 mostrado na célula B5 foi calculado usando a fórmula
(A) =VF(B2; B3; B4; 0)
(B) =VALORFUTURO(B2/12; B3; B4; 1)
(C) =VF(B2/12; B3; B4;; 1)
(D) =VALORFUTURO(B2/12; B3; B4;; 1)
(E) =VF(B2/12; B3; B4;; 0)
Comentários: nenhuma surpresa em ver uma função financeira do Excel em um concurso bancário, não é mesmo? ?
Valor futuro possui a seguinte sintaxe:
VF(taxa,nper,pgto,[vp],[tipo]) (TÔ NEM PAGANDO VOCÊ)
O detalhe, como SEMPRE, é notar que os pagamentos estão mensalizados, enquanto a taxa de juros é anual. Logo, precisaremos pegar a TAXA e colocar B2/12.
Assim sendo, tempos
VF(B2/12; B3;B4;;1) (o tipo é 1 porque o pagamento é no início do período, conforme o enunciado. Esse era o detalhe para acertar a questão). VP não possui nada pois não há aporte inicial no investimento).
42. Considere, por hipótese, que um Escriturário do Banrisul deseja realizar as seguintes tarefas:
I. Salvar um relatório confidencial criado no Microsoft Word 2013, em português, com senha de proteção e de gravação.
II. Criar uma carta modelo personalizada, no Microsoft Word 2013, em português, para ser enviada para muitos clientes, alterando apenas, em campos nessa carta, o nome e o endereço do destinatário.
III. Salvar uma planilha criada no Microsoft Excel 2013, em português, no formato PDF.
IV. Salvar uma apresentação criada no Microsoft PowerPoint 2013, em português, em formato de vídeo WEBML, para ser publicada diretamente em sites na web.
V. Abrir um arquivo PDF desprotegido no Microsoft Word 2013, em português, convertendo-o para um documento do Microsoft Word editável, ou seja, que poderá ser modificado como um documento criado no próprio Word.
A única tarefa que NÃO pode ser realizada, considerando os recursos de informática descritos, é a que consta de
(A) I.
(B) II.
(C) V.
(D) IV.
(E) III.
Comentários: Analisando os itens:
I – pode ser feito com o recurso Proteger Documento, na Guia Revisão;
II – pode ser feito com a Mala Direta, na Guia Correspondências;
III – pode ser feito selecionando o tipo de arquivo PDF dentre as opções existentes em Salvar Como;
IV – WEBML não é um tipo de arquivo produzido pelo PowerPoint 2013;
V – é possível abrir um PDF desprotegido no Word 2013 para edição, mesmo que alguns objetos fiquem um pouco fora do lugar.
43. No Linux e no prompt de comandos do Windows, para mostrar a lista de arquivos e diretórios presentes na unidade de armazenamento atual, por exemplo, um pen drive, utilizam-se, respectivamente, os comandos
(A) ls e dir.
(B) list e mkdir.
(C) cat e rmdir.
(D) ps e dir.
(E) ls e files.
Comentários: Não é comum, mas estamos diante de uma questão FÁCIL de Linux, pois ls é um dos primeiros comandos Linux que ensinamos, bem como o seu correspondente no Windows, o dir.
44. Um Escriturário recebeu por e-mail um arquivo infectado com vírus. Esse vírus
(A) já infectou o computador, assim que a mensagem foi recebida.
(B) infectará o computador, se o Escriturário executar (abrir) o arquivo.
(C) infectará o computador, se o Escriturário abrir a mensagem de e-mail.
(D) não infectará o computador, pois todas as ferramentas de e-mail são programadas para remover vírus automaticamente.
(E) infectará o computador, se o Escriturário baixar o arquivo, mesmo que ele não o execute.
Comentários: Eu sou incapaz de dizer quantas vezes eu já toquei nesse assunto, rs, citando exatamente o exemplo do email que contém um arquivo com vírus. No caso, quando o usuário abre o email, não há contaminação; quando o usuário baixa o arquivo infectado, não há contaminação; porém, se o usuário executar o arquivo com vírus, sua máquina será infectada.
45.Em um banco de dados relacional existem as tabelas Cliente e ContaCorrente com cardinalidade tal que um cliente poderá possuir diversas contas-correntes e cada conta-corrente poderá ser conjunta, ou seja, pertencer a mais de um cliente. Para implementar corretamente a ligação entre essas tabelas em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional padrão,
(A) a chave primária da tabela Cliente deverá aparecer na tabela ContaCorrente e vice-versa.
(B) bastará criar as duas tabelas e estabelecer uma restrição de integridade referencial direta.
(C) será necessário que as duas tabelas tenham chave primária composta.
(D) será necessário definir uma restrição circular de cardinalidade n:m direta por meio do ID do cliente e do número da conta-corrente.
(E) será necessário criar uma tabela de associação entre elas.
Comentários: Se um cliente pode ter várias contas correntes e uma conta corrente pode ter mais de um cliente, estamos diante de um relacionamento N:M. Em um relacionamento N para M, a forma mais adequada de registrar os múltiplos relacionamentos entre entidades é por meio de uma tabela de associação, que armazenará os relacionamentos. Este é um fundamento básico de cardinalidade em banco de dados.
Considerações finais: Foi uma prova dentro do padrão FCC de dificuldade. Entendo que seria possível gabaritar, mas, se você fez 4 questões de Informática em 5, teve um bom resultado. Não visualizo recursos para a nossa parte.
Fez menos do que isso? Olha, talvez você precise melhorar seus estudos na matéria! Caso não me conheça, convido-o a me seguir no Instagram @profvictordalton e ficar por dentro da melhor preparação em Informática para Concursos!
Victor Dalton
Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Nathalia Masson • 28 de maio de 2019
Gabarito do ISS Guarulhos – Direito Constitucional.
Jornalismo Direção Concursos • 28 de maio de 2019
E aí pessoal, tudo bem? O Pronunciamento Técnico CPC 06 (R2), vigente a partir de 01/01/2019, sofreu mudanças significativas em relação ao Pronunciamento Técnico CPC 06 (R1), revogado em 31/12/2018. Em função disso tenho recebido muitas mensagens de alunos aflitos! Quais são as principais mudanças? Houve alterações radicais? O que eu considero para provas futuras? […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.