Gabarito BRB Probabilidade e Estatística – prova comentada (COM RECURSO)

Veja neste artigo o meu gabarito BRB de Probabilidade e Estatística, bem como as provas comentadas e sugestões de recursos para o cargo de Escriturário. Os gabaritos das demais disciplinas podem ser conferidos neste link. Estaremos ao vivo a partir das 18h30 corrigindo as provas em: Prova BRB Probabilidade e Estatística – ESCRITURÁRIO IADES – BRB – 2019) ...

Por

Arthur Lima
Compartilhe este artigo
Imagem - Gabarito BRB Probabilidade e Estatística – prova comentada (COM RECURSO)

Veja neste artigo o meu gabarito BRB de Probabilidade e Estatística, bem como as provas comentadas e sugestões de recursos para o cargo de Escriturário. Os gabaritos das demais disciplinas podem ser conferidos neste link.

Estaremos ao vivo a partir das 18h30 corrigindo as provas em:

Prova BRB Probabilidade e Estatística – ESCRITURÁRIO

IADES – BRB – 2019) Em relação aos conhecimentos tratados na ciência estatística…

RESOLUÇÃO:

Amostra não representa cópia fidedigna da população.

A estatística INFERENCIAL utiliza amostras para fazer inferências.

A interpolação de fato busca obter uma função polinomial (costumamos usar, por exemplo, a interpolação linear, que é a interpolação por meio de um polinômio de grau um). Este é o gabarito.

De fato é sempre POSSÍVEL construir a reta de regressão quando a correlação é diferente de zero. Embora normalmente não seja recomendado/adequado utilizar a regressão quando a correlação é muito baixa, o fato é que é SIM POSSÍVEL definir os coeficientes e construir a reta, e isto é o que a questão perguntou. Por este motivo, entendo que esta também é uma opção de resposta válida, o que deveria gerar a ANULAÇÃO da questão. O que ocorre, neste caso, é que o coeficiente de determinação será muito baixo, e a regressão não será muito útil para prever comportamentos. Ainda assim, continua sendo POSSÍVEL traçar a regressão linear. Para considerar que a regressão linear é ADEQUADA, seria preciso realizar um teste de hipóteses para rejeitar a hipótese nula de que o coeficiente angular da reta é igual a zero. Neste caso, seria possível que a correlação fosse diferente de zero e, ainda assim, não fosse possível rejeitar a hipótese nula, o que nos levaria a concluir que o coeficiente angular é realmente zero, não havendo uma reta de regressão. Portanto, embora a alternativa C esteja “mais certa”, esta alternativa D também pode ser considerada certa, por conta do termo utilizado (“possível”).

A correlação pode ser perfeita também quando o coeficiente é -1.

Gabarito:  C (a interpolação é…) e D (a regressão linear…)

IADES – BRB – 2019) O Banco WYX vendeu um produto…

RESOLUÇÃO:

Temos um total de 2500 clientes, portanto a mediana será o desconto dado para o cliente da posição 2500/2 = 1250, na ordem crescente.

Somando as 2 primeiras classes, temos 300 + 600 = 900 frequências. Com as 650 frequências da terceira classe, passamos dos 1250.

Logo, a posição 1250 está na terceira classe, com desconto de 50 reais (diferenciado).

A moda é o desconto de 50 reais, que tem o maior número de frequências (650).

Os clientes que não tiveram desconto diferenciado são 300 + 600 = 900. Percentualmente, eles representam 900 / 2500 = 36%.

Para obter a média, devemos multiplicar cada desconto pela sua frequência, somar tudo isso e dividir pelo número de frequências. Isto é,

Média = (30×300 + 40×600 + 50×650 + 60×500 + 70×300 + 80×150)/2500

Média = 51,4 reais

Assim, a média é superior à mediana.

Gabarito: E (a média é superior à mediana)

IADES – BRB – 2019) Três bancos A, B e C…

RESOLUÇÃO:

Imagine que temos 1000 contratos. Destes, sabemos que 500 foram emitidos por A (50%), 200 por B (20%) e 300 por C (30%).

Os contratos premiados são 10% dos 500 de A (50 contratos), mais 4% dos 200 de B (8 contratos) e mais 8% dos 300 de C (24 contratos).

Assim, o total de contratos premiados é 50 + 8 + 24 = 82. Como o cliente adquiriu ao acaso um contrato com direito ao bônus, ele certamente adquiriu um destes 82 contratos. Destes, os contratos do banco B são 8, ou seja, a probabilidade de o contrato premiado ser do banco B é 8/82, aproximadamente 10%. Isto é menor do que 15% e também é menor do que 32/155, de modo que teríamos 2 alternativas de resposta. De qualquer forma, a “mais correta” é a alternativa D, pois a alternativa B apresenta uma justificativa inadequada (o fato de que 4% de B são premiados).

Veja que a banca considerou correta a alternativa A (maior que 20%), de modo que o gabarito deveria ser alterado para a alternativa D.

Gabarito: D (menor do que 32/155)

Compartilhe este artigo
gabarito brb
gabarito brb comentada
gabarito brb estatística
gabarito brb probabilidade
prova brb comentada
prova brb corrigida
Arthur Lima

Arthur Lima

Professor em cursos para concurso há mais de 7 anos. Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e aprovado nos concursos de Auditor e Analista da Receita Federal. No Direção Concursos é responsável pelas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística, e é um dos coordenadores do site.