José Maria • 27/06/2021
27/06/2021Prezados Alunos,
Eis meus comentários da prova de Língua Portuguesa do DEPEN.
Esperemos a publicação do gabarito oficial pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.
Grande abraço e sucesso!
José Maria
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria
Texto para as questões 01 a 04
Gabarito Extraoficial: ERRADO
A expressão “isto é” é interpositiva e requer isolamento por vírgulas. Dessa forma, não se trata de vírgulas facultativas, e sim obrigatórias.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
O “que” atua como fator de próclise, o que impede o emprego da ênclise.
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! O texto dá a entender que a Declaração Universal dos Direitos do Homem foi um retrato de momento. Nela foram elencados direitos possíveis e cabíveis àquele momento. Esses direitos seriam o resultado do processo histórico que construiu o homem até então. Esse homem histórico seria o resultado das revoluções e das Guerras Mundiais.
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! As inovações tecnológicas mencionadas no item estão referenciadas no texto nos recursos de informação hoje à disposição do homem. Segundo o autor, com o acúmulo de informações, há hoje a necessidade de se garantir a veracidade dos conteúdos. Isso implica que a liberdade de informar e se expressar – um direito individual e coletivo – precisa estar condicionada (limitada) à veracidade das informações propagadas. Trata-se, portanto, de uma inferência válida, que encontra sustentação no texto.
Lembremos que inferir é chegar a uma conclusão que seja coerente com as informações explícitas e implícitas presentes no texto.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
O tratamento “Respeitosamente” inclui o Presidente da República.
Gabarito Extraoficial: CERTO (possibilidade de recurso)
De fato! Os documentos aviso, memorando e aviso passaram a ser genericamente denominados ofício. O propósito dessa mudança foi sim buscar a uniformização desses expedientes.
Entendo que a passagem “para todos os expedientes” poderia gerar dúvidas nos candidatos. Eu entendi, por exemplo, que se estava fazendo menção aos expedientes citados anteriormente – ofício, memorando e aviso -, o que me fez marcar CERTO.
No entanto, alguém pode ter entendido que se estava fazendo menção a todos os expedientes presentes no MRPR, o que motivaria assinalar a gabarito como ERRADO, pois, além do padrão ofício, o MRPR prevê os expedientes mensagem, exposição de motivos e correio eletrônico.
Para que não houvesse dúvidas, deveria o item substituir esse trecho problemático por “para todos esses expedientes”, deixando claro que se estava fazendo menção unicamente aos documentos aviso, memorando e ofício.
Texto para as questões 07 a 13
Gabarito Extraoficial: ERRADO
O vocábulo “Enquanto” sinaliza a ideia temporal de simultaneidade. Já “À medida que” expressa a ideia de proporção e equivale a “quanto mais… mais”.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Trata-se de uma extrapolação. Não se pode afirmar, com base nas informações apresentadas no texto, que houve uma preferência por parte da agente em não revelar detalhes da prisão. Na visão da autora, dá-se a entender que a agente estava sendo sincera quando disse que não sabia detalhes.
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! O vocábulo “lúgubre” é sinônimo de “fúnebre”, “sombrio”, “triste”.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Repetidas vezes a autora descreve o ambiente como sujo, imundo. Isso, de certa forma, reflete uma opinião negativa da autora em relação ao ambiente da prisão.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
A autora deixa muito claro que o que a desarmou foi a forma como a agente a tratou, e não o fato de esta ser negra.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
O primeiro “lá” se refere à sala para a qual foi encaminhada a personagem. Já o segundo “lá” faz sim menção à parede em que estava fixada a foto da personagem.
Gabarito Extraoficial: CERTO
O vocábulo “milhar” é um substantivo masculino e necessita ser determinado por artigos masculinos. Dessa forma, a estranha redação “… dos milhares de prisioneiras” está corretíssima do ponto de vista gramatical.
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Aqui é o Erick Alves, professor de Direito Administrativo aqui no Direção Concursos. Nesse texto, vamos discorrer sobre a recente decisão do STF e seus efeitos práticos, abordando os seguintes tópicos: 1. Contextualização Histórica do Regime Jurídico Único no Brasil; 2. A Decisão Recente do STF e Seu Impacto na Flexibilização dos Modelos de […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.