José Maria • 29/05/2019
29/05/2019Olá amigos! Vejamos a correção de Português do ISS Guarulhos 2019, apresentando a prova resolvida.
01. Considerando a organização do conteúdo nos balões de cada quadrinho, pode-se afirmar que no segundo, no terceiro e no quarto quadrinhos são expressos, respectivamente,
(A) um projeto, uma reprovação e uma reclamação.
(B) uma indagação, uma recordação e um gracejo.
(C) um ideal, um alerta e um lamento.
(D) um desejo, uma retificação e uma crítica.
(E) uma constatação, uma recomendação e um deboche.
Comentários: No segundo quadrinho, há uma projeção de ações futuras prováveis. É possível associá-las a um projeto, a um ideal ou um desejo, ideias expressas, respectivamente, nas letras A, C e D.
No terceiro quadrinho, não se expressa uma reprovação ou retificação, mas se faz um alerta, dando a entender quem nem tudo serão flores no futuro. Isso já descarta as letras A e D, atestando C como resposta.
Por fim, no último quadrinho, há um lamento expressado pela interjeição “Droga!”.
Gabarito: Letra C
02. O verbo ir está empregado com o mesmo sentido e a mesma função que o verificado na fala do primeiro quadrinho na seguinte frase:
(A) Vai-se mais um ano, e a obra ainda não foi concluída como o planejado.
(B) A rodovia que vai de uma cidade a outra terá a instalação de um pedágio.
(C) Ele vai ao evento de transporte público, porque não gosta de usar carro.
(D) O museu permanecerá fechado no próximo mês, pois vai haver uma reforma.
(E) A economia da região vai bem, apesar da crise global dos últimos anos.
Comentários: Questão tranquila!
No segundo quadrinho, o verbo “ir” é auxiliar de “ter” e expressa uma ideia de futuro.
O mesmo ocorre na letra D, em que o verbo “ir” é auxiliar de “haver”.
Nas demais opções, o verbo “ir” se porta como verbo principal.
Gabarito: Letra D
03. De acordo com o texto, a arte caracteriza-se como
(A) a maneira de o homem fugir à realidade refugiando-se em um passado glorioso.
(B) um documento de produção coletiva com o fim de registrar objetivamente a história.
(C) um meio de expressão que revela como o homem vive ao longo da história.
(D) uma linguagem universal, que anula as diferenças entre os povos de cada período.
(E) o principal modo de uma geração acessar registros históricos da geração que a antecede.
Comentários: Analisemos as opções:
Letra A – ERRADA – Em nenhum momento se fala em fuga da realidade, mas sim de busca de registros que permitam compreender a história da humanidade.
Letra B – ERRADA – Não se trata de uma reprodução objetiva, haja vista que a história nela contada pode ser coletiva ou individual, o que abre espaço para subjetivismos.
Letra C – CERTA – De fato! A arte facilita a compreensão da história dos povos ao longo da história, como bem afirma o texto.
Letra D – ERRADA – Ocorre uma extrapolação. Em nenhum momento se diz que a arte é uma linguagem universal.
Letra E – ERRADA – Outra extrapolação. Não se trata do principal modo, mas de um meio para entender a história dos povos, não se restringindo ao conhecimento da geração anterior pela seguinte.
Gabarito: Letra C
04. A expressão Sem dúvida, em destaque no texto, pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por
(A) Seguramente.
(B) Eventualmente.
(C) Porventura.
(D) Sobretudo.
(E) Usualmente.
Comentários: As expressões Usualmente e Eventualmente expressam uma ideia de tempo; a expressão Porventura, dúvida; já a expressão “Sobretudo”, a ideia de “Principalmente”.
Dessa forma, a ideia de certeza expressada por “Sem dúvida” é facilmente traduzida por “Seguramente”.
Gabarito: Letra A
05. Está empregado com sentido figurado o vocábulo destacado no trecho
(A) … desde os tempos mais remotos.
(B) … surgindo como fruto da relação homem/mundo.
(C) Todos têm uma história…
(D) … elementos que facilitam a compreensão…
(E) … compreensão da história dos povos…
Comentários: Na letra B, o vocábulo “fruto” está empregado no sentido conotativo, associando-se não ao produto da semeadura, mas sim ao resultado da relação homem/mundo.
Gabarito: Letra B
06.Assinale a alternativa em que o período do texto está repontuado em conformidade com a norma-padrão da língua.
(A) A arte mostra-se, presente na história da humanidade, desde os tempos mais remotos.
(B) Sem dúvida ela pode ser considerada, como sendo uma necessidade, de expressão do ser humano, surgindo como fruto da relação homem/mundo.
(C) Por meio da arte, a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos.
(D) Todos têm uma história que, pode ser individual, ou coletiva.
(E) As representações artísticas, nos oferecem elementos que facilitam, a compreensão da história dos povos, em cada período.
Comentários: Analisemos as opções:
Letra A – ERRADA – A vírgula após “mostra” isola essa forma verbal e o elemento predicativo “presente na história…”, o que é equivocado.
Letra B – ERRADA – A vírgula após “pode ser considerada” isola essa forma verbal e o elemento predicativo oracional “como sendo uma necessidade”, o que é equivocado.
Outro erro é a vírgula após “necessidade”, que isola esse nome de seu complemento “de expressão”.
Letra C – CERTA – Certíssimo! O elemento adverbial “Por meio da arte”, deslocado da ordem direta, é corretamente isolado por vírgulas. Além disso, os termos em enumeração “necessidades, crenças, desejos, sonhos” são separados um do outro por vírgulas.
Letra D – ERRADA – Não há justificativa para a vírgula após o pronome relativo “que”.
Letra E – ERRADA – A vírgula após “artísticas” isola o sujeito “As representações artísticas” e o predicado “nos oferecem …”. Já a vírgula após “facilitam” isola esse verbo de seu complemento “a compreensão…”.
Gabarito: C
07. Considerando as regras de concordância nominal, regência verbal e de colocação pronominal da norma-padrão, assinale a alternativa em que o trecho destacado em
“… elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.” está corretamente substituído.
(A) elementos que facilitam-nas.
(B) elementos que facilitam-lhe.
(C) elementos que os facilitam.
(D) elementos que lhes facilitam.
(E) elementos que a facilitam.
Comentários: O pronome relativo “que” atua como fator de próclise, o que elimina as letras A e B.
Note que o termo “a compreensão da história…” atua como objeto direto e tem como núcleo “compreensão”. Isso posto, o pronome adequado para substituir esse termo é o oblíquo “a”.
Gabarito: E
Leia o texto e responda às questões de números 08 a 20.
Roma
O filme Roma está constantemente entre dois caminhos. É pessoal e grandioso, popular e intelectual, tecnológico – rodado em 65 mm digital – e clássico – feito em preto e branco com a mesma ousadia dos movimentos cinematográficos das décadas de 1950 e 1960. O título, uma referência a Colonia Roma, bairro da Cidade do México, também remete a Roma, Cidade Aberta, filme-símbolo do neorrealismo italiano assinado por Roberto Rossellini.
Ao revisitar a própria memória, o cineasta Alfonso Cuarón escolhe olhar para Cleo, a empregada, de origem indígena, de uma família branca de classe média. Resgata, assim, não apenas os seus anos de formação, mas todas as particularidades do passado do país. O México no início dos anos 1970 fervilhava entre revoluções sociais e a influência da cultura estrangeira. Cleo, porém, se mantinha ingênua, centrada nas suas obrigações: lavar o pátio, buscar as crianças na escola, lavar a roupa, colocar os pequenos para dormir.
Até que tudo se transforma. A família perfeita desmorona, com o pai que sai de casa, a mãe que não se conforma com o fim do casamento e os filhos jogados de um lado para o outro na confusão dos adultos. Enquanto isso, Cleo se apaixona, engravida, é enganada e deixada à própria sorte. Duas mulheres de diferentes origens compartilham a dor do abandono. Juntas, reencontram a resiliência que segura o mundo frente às paixões autocentradas.
O cineasta, que além da direção e do roteiro assina a fotografia e a montagem (ao lado de Adam Gough), retrata sua história, entrelaçada com a de seu país, como se na vida adulta reencontrasse o olhar da infância, cujo fascínio por cada descoberta aumenta o tamanho e a importância de tudo.
O que Cuarón faz em Roma é raro. São camadas e camadas sobrepostas para reproduzir a complexidade do seu imaginário afetivo e das relações sociais de um país. Entre muitas inspirações, referências e técnicas, sua assinatura está na sinceridade com que olha para si mesmo e para os seus personagens, encontrando beleza e verdade no que muitos menosprezam. Esse é um filme simples e complicado, como a própria vida.
08.De acordo com a autora, a singularidade da linguagem que Alfonso Cuarón adota em Roma está
(A) na comicidade da caracterização de personagens pouco realistas e até caricaturais.
(B) na indignação com que o cineasta denuncia a desigualdade entre as classes sociais.
(C) no orgulho nacionalista com que se apresentam
momentos cruciais da história do México.
(D) na sinceridade do relato, valorizando o que para
muitos costuma passar despercebido.
(E) no modo irrealista com que os dramas das personagens femininas são resolvidos.
Comentários: Observemos alguns trechos do último parágrafo:
O que Cuarón faz em Roma é raro. … Entre muitas inspirações, referências e técnicas, sua assinatura está na sinceridade com que olha para si mesmo e para os seus personagens, encontrando beleza e verdade no que muitos menosprezam.
Isso posto, o que torna sua obra singular (diferenciada) é a sinceridade e o fato de expor passagens omitidas por outras obras.
É exatamente o que está parafraseado na letra D.
Gabarito: D
09.Uma característica do filme Roma destacada no texto diz respeito à
(A) utilização da narrativa de cunho jornalístico.
(B) fusão da história pessoal com a coletiva.
(C) impessoalidade com que é realizado o relato.
(D) caracterização da mulher indígena como insubordinada.
(E) denúncia do relacionamento abusivo entre patroa e empregada.
Comentários: Observe a seguinte passagem:
O cineasta, que além da direção e do roteiro assina a fotografia e a montagem (ao lado de Adam Gough), retrata sua história, entrelaçada com a de seu país, …
Isso quer dizer que a obra retrata passagens da vida pessoal e as mistura com a história vivida pela sociedade do país à época.
Gabarito: B
10.Considere o seguinte trecho do primeiro parágrafo:
(1) O filme Roma está constantemente entre dois
caminhos. (2) É pessoal e grandioso, popular e intelectual, tecnológico – rodado em 65 mm digital – e clássico – feito em preto e branco com a mesma ousadia dos movimentos cinematográficos das décadas de 1950 e 1960.
Um vocábulo que pode ser usado para qualificar a palavra caminhos, no sentido de explicitar a relação de sentido que se estabelece entre os períodos (1) e (2), é
(A) contrários.
(B) idênticos.
(C) inviáveis.
(D) irreais.
(E) exagerados.
Comentários: Há uma relação de contraste entre “pessoal” e “grandioso”; entre “popular” e “intelectual”; entre “tecnológico” e “clássico”; entre “preto” e “branco”.
São atributos contrastantes, o que elimina “idênticos”.
Também não são “inviáveis” ou “irreais”, muito menos “exagerados”.
O adjetivo que melhor caracteriza “caminhos” é “contrários”.
Gabarito: A
11.As informações “rodado em 65 mm digital” e “feito em preto e branco com a mesma ousadia dos movimentos cinematográficos das décadas de 1950 e 1960”, destacadas com travessões no primeiro parágrafo, ligam-se, respectivamente, aos vocábulos tecnológico e clássico com o propósito de
(A) mostrar que são sinônimos.
(B) ilustrar a que se referem.
(C) contestar seus sentidos.
(D) apresentá-los como hipotéticos.
(E) distorcer seus significados.
Comentários: Letra A – ERRADA – Os termos “clássico” e “tecnológico” apresentam relação de contraste.
Letra B – CERTA – Os travessões deixam claro a que os conteúdos por eles isolados fazem referência. O primeiro par de travessões detalha o termo “clássico”; já o segundo para, “tecnológico”.
Letra C – ERRADA – Os termos isolados entre travessões não têm o objetivo de contestar, mas sim de esclarecer detalhes acerca dos termos antecedentes.
Letra D – ERRADA – O conteúdo isolado entre travessões não é hipotético, e sim concreto. Trata-se de fatos, não conjeturas.
Letra E – ERRADA – O conteúdo isolado entre travessões não têm o objetivo de distorcer, e sim de esclarecer detalhes dos termos antecedentes.
Gabarito: B
12.O vocábulo resiliência, destacado no terceiro parágrafo, abarca o sentido de
(A) amor incondicional que as mães têm por seus filhos.
(B) cumplicidade partilhada por pessoas de uma mesma origem.
(C) ressentimento que permanece após uma desilusão amorosa.
(D) falta de amor-próprio que inibe o desenvolvimento das mulheres.
(E) capacidade de se recompor após uma situação difícil.
Comentários: Trata-se de uma questão que exige conhecimento vocabular.
A resiliência consiste justamente na capacidade de se recuperar após uma situação adversa.
Gabarito: E
13. Em “Cleo, porém, se mantinha ingênua…” (2o parágrafo), o vocábulo porém pode ser substituído, com o sentido do texto preservado, por
(A) dessa forma.
(B) devido a isso.
(C) por conseguinte.
(D) assim sendo.
(E) em contrapartida.
Comentários: Letra A – ERRADA – A expressão “dessa forma” tem valor conclusivo.
Letra B – ERRADA – A expressão “devido a isso” tem valor explicativo.
Letra C – ERRADA – A expressão “por conseguinte” tem valor conclusivo.
Letra D – ERRADA – A expressão “Assim sendo” tem valor conclusivo.
Letra E – CERTA – A expressão “em contrapartida” tem valor de oposição, tal como o conector adversativo “porém”
Gabarito: E
14. Na frase “Esse é um filme simples e complicado, como a própria vida.” (5o parágrafo), o vocábulo destacado exprime circunstância de
(A) comparação.
(B) causa.
(C) finalidade.
(D) concessão.
(E) adição.
Comentários: Note que o conector “como” pode ser facilmente substituído por “tal qual”, evidenciando seu valor comparativo.
Gabarito: A
15.Considere os sentidos que os vocábulos destacados nos trechos a seguir imprimem às relações que estabelecem: • … Roma, Cidade Aberta, filme-símbolo do neorrealismo italiano assinado por Roberto Rossellini. (1o parágrafo) • Até que tudo se transforma. (3o parágrafo) Nos contextos apresentados, os vocábulos por e Até expressam, respectivamente,
(A) proximidade e assunto.
(B) tempo e inclusão.
(C) instrumento e intensificação da ação.
(D) agente e limite posterior de tempo.
(E) modo e restrição espacial.
Comentários: O termo “por Roberto Rosselini” desempenha a função sintática de agente da passiva. Logo, a preposição “por” introduz uma ideia de agente.
Observe o final do 2o parágrafo: “… Cleo, porém, se mantinha ingênua, centrada nas suas obrigações…” Ao iniciar o 3o parágrafo com “Até que tudo se transforma…”, estabelece-se um limite de tempo superior (posterior), dando a entender que um ciclo se encerrou nesse ponto. Logo, a preposição “Até” faz menção a um limite de tempo posterior.
Gabarito: D
16.Assinale a alternativa que completa a lacuna da frase a seguir, em conformidade com a concordância da norma-padrão da língua. No México no início dos anos 1970, revoluções sociais e a influência da cultura estrangeira.
(A) existia
(B) havia
(C) ocorria
(D) abundava
(E) surgia
Comentários: Deveríamos empregar as formas plurais “existiam”, “ocorriam”, “abundavam” e “surgiam”, para que houvesse concordância com o sujeito “revoluções sociais e a influência…”.
Já o verbo “haver”, no sentido de “existir”, é impessoal, devendo ser flexionado apenas na 3a pessoa do singular, o que valida a letra B como resposta.
Gabarito: B
17. Assinale a alternativa em que a frase a seguir está reescrita em conformidade com as regras de concordância da norma-padrão da língua. O cineasta assina a fotografia e a montagem do filme.
(A) A fotografia e a montagem do filme é assinado pelo cineasta.
(B) A fotografia e a montagem do filme são assinados pelo cineasta.
(C) A fotografia e a montagem do filme são assinadas pelo cineasta.
(D) A fotografia e a montagem do filme é assinada pelo cineasta.
(E) A fotografia e a montagem do filme são assinado pelo cineasta.
Comentários: Deve-se empregar a forma plural “são assinadas”, para que haja concordância com o sujeito composto “A fotografia e a montagem do filme”.
Note que os núcleos do sujeito são os substantivos femininos “fotografia” e “montagem”, o que força a flexão do particípio no feminino “assinadas”
Gabarito: C
18.Em “Cleo, porém, se mantinha ingênua, centrada nas suas obrigações…” (2o parágrafo), o trecho destacado pode ser corretamente substituído, conforme as regras de regência da norma-padrão da língua, por
(A) dedicada das.
(B) absorta sob as.
(C) aplicada com as.
(D) empenhada nas.
(E) comprometida das.
Comentários: Letra A – ERRADA – A forma “dedicada” pede a regência da preposição “a”, resultando em “dedicada às”.
Letra B – ERRADA – A forma “absorta” pede a regência da preposição “em”, resultando em “absorta nas”.
Letra C – ERRADA – A forma “aplicada”, o sentido de “dedicada”, pede a regência da preposição “em”, resultando em “aplicada nas”. O verbo “aplicar” pede as preposições “a” – no sentido de “caber” – ou “em” – no sentido de “dedicar-se”.
Letra D – CERTA – A forma “empenhada” pede a regência da preposição “em”, resultando na construção “empenhada nas”.
Letra E – ERRADA – A forma “comprometida” pede a regência da preposição “com”, resultando na construção “comprometida com as”.
Gabarito: D
19. A expressão verbal que apresenta, conforme a norma-padrão da língua, a mesma regência da destacada em “O título […] remete a Roma, Cidade Aberta, filme-símbolo do neorrealismo italiano…” (1o parágrafo) e que, por essa razão, pode substituí-la sem que se realize qualquer outra alteração no trecho é
(A) se refere.
(B) se evoca.
(C) retoma.
(D) recupera.
(E) ecoa.
Comentários: As formas verbais “se evoca”, “retoma”, “recupera” e “ecoa” são transitivas diretas. Já a forma pronominal “se refere” é transitiva indireta e solicita a preposição “a”, tal como “remete”.
Gabarito: A
20. Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase está empregado em conformidade com a norma-padrão da língua.
(A) Segundo Cuarón, o cinema deve voltar seu olhar à todos aqueles para quem ninguém olha.
(B) Roma chegou à receber o Oscar de melhor filme
estrangeiro, o que gerou certa polêmica.
(C) Em 2019, o Oscar de melhor direção foi concedido à Alfonso Cuarón, por Roma.
(D) O cineasta mostrou-se grato por terem dado valor à um filme centrado em uma mulher indígena.
(E) Cuarón agradeceu às atrizes Yalitza Aparicio e Marina de Tavira, dizendo que elas “são o filme”.
E) Cuarón agradeceu às atrizes Yalitza Aparicio e Marina de Tavira, dizendo que elas “são o filme”.
Comentários: Letra A – ERRADA – Não faz sentido a crase antes de forma pronominal indefinida, como é o caso de “todos”, ainda mais no masculino.
Letra B – ERRADA – Não se emprega a crase antes de verbos.
Letra C – ERRADA – Não se emprega crase antes de palavras masculinas.
Letra D – ERRADA – Não faz sentido a crase antes de artigo indefinido, como é o caso de “um”, ainda mais no masculino.
Letra E – CERTA – A crase é resultado da fusão da preposição “a” – requerida pela regência de “agradecer” – com o artigo “as” – requerido pelo substantivo feminino plural “atrizes”.
Gabarito: E
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Jornalismo Direção Concursos • 29 de maio de 2019
Gabarito ISS Guarulhos Legislação Tributária
Patricia Dreyer • 29 de maio de 2019
Olá, pessoal! Tudo bem? Vamos comentar agora como foi a prova de Direito Civil para o concurso ISS/GRU, realizado em 26 de maio de 2019.Veja abaixo como constou no Edital o programa de Direito Civil: DIREITO CIVIL: 1. Lei de Introdução as normas do Direito Brasileiro (LINDB). 2. Pessoa natural. Conceito, capacidade, domicílio. Nascituro. 3. […]
Diego Vieira • 29 de maio de 2019
Olá pessoal! Eu e o professor Luiz Mario estamos aqui para comentar as questões da prova da VUNESP para o cargo de Inspetor Fiscal de Rendas VI da Prefeitura de Guarulhos, o ISS Guarulhos. Esperamos que você tenha feito uma ÓTIMA prova!! Foram 10 questões de Empresarial, sendo 02 sobre Teoria Geral do Direito Empresarial, […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.