Jetro Coutinho • 19/03/2023
19/03/2023Olá pessoal! Como vão? Seguem comentários objetivos do gabarito Receita Federal com correção extraoficial das questões de Economia, para o cargo de Auditor.
Confira abaixo:
Comentários.
Gabarito Preliminar: B
Comentários:
Gabarito: C
Comentários – gabarito Receita Federal:
A melhor forma de resolver esta questão é por tentativa e erro. Para que um jogador ganhe, é necessário que ele escolha um número que seja metade da média.
Se pegarmos a alternativa B, por exemplo, os jogadores escolhem 50 cada um.
Pegando a média dos dois, teremos: (50+50)/2 = 100/2 = 50.
Ou seja, a média será 50.
Calculando a metade da média, chegamos ao número 25.
Ou seja, repare que algum jogador ganharia se ele escolhesse 25, mas ambos escolheram 50, e este jogo não tem nenhum ganhador.
Fazendo o mesmo raciocínio para as alternativas C, D e E, veremos que nenhuma dessas alternativas apresenta nenhum ganhador do jogo.
Mas quando fazemos o cálculo para a alternativa A (0,0) ambos os jogadores ganham. Por isso, esta será a escolha de cada jogador, levando ao equilíbrio de Nash.
Gabarito: A
I – Correto. Para transformarmos o PIBpm em PNLcf, precisamos fazer as transformações indicadas.
Ao tirar a depreciação, transformamos o PIBpm em PILpm
Ao subtrairmos os impostos indiretos e somarmos os subsídios, transformamos o PILpm em PIlcf.
Por sim, ao subtrairmos a RLEE, transformamos o PILcf em PNLcf.
Ii – Correto. Fórmula clássica para calcular a Renda Pessoal Disponível.
III – Correto. Fórmula clássica para calcular a poupança externa.
Assim, as três estão corretas.
Gabarito: E
Comentários – gabarito Receita Federal:
Vamos lá:
NFSP primário = G – T + iB – [(1+r)(1+ n) -1]B.
A expressão ((1+r)(1+ n)) é utilizada para incorporar a inflação (n) à taxa real de juros ( r). Ou seja, estamos transformando a taxa real de juros em taxa nominal de juros. Dessa forma, a expressão (1+r)(1+ n) é igual a (1+i).
Assim
NFSP primário = G – T + iB – [(1+i) -1]B.
NFSP primário = G – T + iB – [1+i -1]B.
NFSP primário = G – T + iB – [i]B.
NFSP primário = G – T + iB – iB
NFSP = G-T
Ou seja, repare que o terceiro termo da alternativa (iB) cancela com todo o termo entre parênteses, o que significa que, no final , chegaremos ao conceito de déficit primário, segundo o qual temos a diferença entre gastos não financeiros e receitas não financeiras.
Gabarito: C
Jetro Coutinho
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.