Paulo Ferreira • 08/02/2020
08/02/2020Olá pessoal! Tudo bem?
Segue a prova de Economia da SEFAZ-AL, Auditor Fiscal, comentada!
Prova super tranquila (só os resumos direcionados que colocamos nas aulas já respondiam todas as questões!)
Partiu!
85 – A elevação da taxa de juros básica de juros da economia (SELIC) concomitantemente à diminuição das taxas de recolhimento compulsório sobre depósitos à vista reduz a liquidez e, em consequência, a inflação corrente.
Comentários:
Questãozinha da nossa aula 09!
Ao elevar a taxa de juros, o Bacen aumenta o preço da moeda e, portanto, faz com que os bancos emprestem menos recursos, o que diminui a quantidade de moeda na economia, diminuindo a liquidez disponível.
No entanto ao diminuir a taxa de recolhimento compulsório, o Bacen permite que os bancos emprestem mais, o que aumenta a liquidez na economia.
Repare que a segunda hipótese AUMENTA a liquidez na economia, o que faz com que o item seja errado.
Gabarito: ERRADO
86 – A demanda por moeda depende, positivamente, do nível de transações econômicas e, negativamente, da taxa de juros real.
Comentários:
Outra questão da aula 09!
Como vimos em aula, há variáveis com as quais a demanda por moeda se relaciona de forma direta (uma sobe a outra sobe também) e com as quais a demanda se relaciona de forma indireta (uma sobe a outra cai).
No caso em questão, as transações econômicos se relacionam diretamente com a demanda por moeda e a taxa de juros se relaciona negativamente com a demanda por moeda.
Ou seja, quanto maior o número de transações econômicas, maior a demanda por moeda. Diferentemente, quanto maior a taxa de juros, MENOR a demanda por moeda.
Gabarito: Certo
87 – As operações de mercado aberto contracionistas levam a uma diminuição do preço dos títulos e a um aumento da taxa de juros.
Comentários:
As operações de mercado aberto são as compras e vendas de títulos públicos que o Bacen faz no mercado.
Se essas operações forem contracionistas, isso significa que o Bacen está vendendo títulos e pegando dinheiro. O impacto disso é que o Bacen retira dinheiro da economia, fazendo com que a taxa de juros suba.
Além disso, como o banco central está aumentando a oferta de títulos ao vender mais, o preço desses títulos, naturalmente, cai.
Gabarito: Certo
(Para as questões 88 e 89) Em determinado mercado com participação de 100 empresas, em concorrência perfeita, a função de custo total (CT) e a curva de demanda (Qd) pelo bem B são definidas pelas funções Qd = 1.000 – 10P e CT = 50 + 4q + q², em que Qd = quantidade demandada no mercado; P = preço do bem; q = quantidade ofertada por cada empresa.
88 – As empresas maximizarão os lucros quando o custo marginal for correspondente a 20 unidades monetárias.
Comentários:
A questão nos deu a demanda do mercado, mas nos deu a função custo total de CADA UMA DAS FIRMAS. Assim, para podermos chegar ao equilíbrio de mercado, precisamos descobrir qual a oferta de mercado.
Na concorrência perfeita, a curva de oferta da firma é a curva de Custo Marginal.
Assim, pegando a função Custo Total e derivando (para achar o Cmg), temos:
CT = 50 + 4Q + Q2
Cmg = 2Q + 4
Esse é o Cmg da firma. Como o equilíbrio da concorrência perfeita ocorre quando P = Cmg, podemos, tranquilamente, substituir Cmg por P. Assim:
P = 2Q + 4
Isolando Q, temos:
Q = (P – 4)/2
Q = -2 + 0,5P
Essa vai ser a função de oferta individual da firma. Para encontrar a curva de oferta do mercado como um todo, precisamos multiplicar a quantidade produzida (Q) por 100, já que são 100 empresas no mercado. Ficará assim:
100.Q = -2.100 + 0,5P.100
Só que 100.Q chamaremos de uma coisa só, que é a oferta de mercado (Qm). Assim, a oferta de mercado será:
Qm = -200 + 50P
Para achar o preço de mercado, basta igualarmos com a demanda de mercado. Assim:
– 200 + 50P = 1000 – 10P
-200 – 1000 = -10P – 50P
– 1200 = -60P
P = 20
Portanto, o preço de equilíbrio será igual a 20 (questão 29 errada).
Como, na concorrência perfeita, o Cmg = P.
Se o preço de equilíbrio é 20, o Cmg também será igual a 20.
Gabarito: Certo
89 – O preço de equilíbrio desse mercado corresponde a 8 unidades monetárias.
Comentários:
Como vimos na questão anterior, o preço de equilíbrio será igual a 20.
Gabarito: Errado
É isso! Esperamos que tenham ido bem!
Um abraço!
Jetro Coutinho e Paulo Nunes
Paulo Ferreira
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Aqui é o Erick Alves, professor de Direito Administrativo aqui no Direção Concursos. Nesse texto, vamos discorrer sobre a recente decisão do STF e seus efeitos práticos, abordando os seguintes tópicos: 1. Contextualização Histórica do Regime Jurídico Único no Brasil; 2. A Decisão Recente do STF e Seu Impacto na Flexibilização dos Modelos de […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.