José Maria • 05/08/2019
05/08/2019Veja neste artigo o meu gabarito TRF4 de Língua Portuguesa, bem como as provas comentadas e sugestões de recursos para os cargos de Analista Judiciário da Área Judiciária (AJAJ), Técnico Judiciário da Área Administrativa (TJAA) e Oficial de Justiça Avaliador Federal (OJAF).
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FCC – TRF4 – 2019)
I – Escolhas táticas sabiamente visam à realização de objetivos de longo prazo, cujas consequências positivas podem ser sentidas já no momento presente.
II – Por meio de decisões estratégicas, perseguem-se resultados mais duradouros, embora distantes.
III – Segundo a reflexão de David Hume, seria prudente fazer escolhas no presente considerando suas consequências para o futuro.
RESOLUÇÃO:
I – Falsa – Segundo o texto, as escolhas que visam à realização de longo prazo são as estratégicas.
II – Verdadeira – De fato! As decisões estratégicas, como mencionado no texto, fazem parte de planos de vida.
III – Verdadeira – Segundo o pensamento de Hume, a maior fonte de erros na vida está em preferir o presente ao futuro, pois isso leva a uma escolha baseada mais na situação do que no valor intrínseco. Dessa forma, as escolhas do presente devem levar em consideração o impacto no futuro.
Gabarito: C
FCC – TRF4 – 2019) De acordo com o texto, o homem comete enganos porque
RESOLUÇÃO: Conforme o pensamento de Hume citado no último parágrafo, a preferência pela escolha no presente em detrimento do que está distante ou remoto configura a maior fonte de erros na vida. Dessa forma, o erro apontado reside em se dar uma importância exagerada (desmedida) à situação presente.
Gabarito: D
FCC – TRF4 – 2019) Contudo, a faculdade de arbitrar entre as premências do presente e os objetivos do futuro imaginado… (3o parágrafo)
O elemento sublinhado acima introduz, em relação ao que se afirmou antes, uma
RESOLUÇÃO:
A conjunção “Contudo” é adversativa. Carrega, portanto, uma ideia de uma oposição.
Gabarito: A
FCC – TRF4 – 2019) Foi a capacidade de […] agir no presente tendo em vista o futuro que nos tirou da condição de animais errantes. (3o parágrafo) Uma redação alternativa para o trecho acima, escrita com correção e lógica, está em:
RESOLUÇÃO:
Note que a capacidade de agir no presente visando ao futuro foi a causa que nos fez deixar de ser animais errantes.
A letra C, no trecho “Em razão da capacidade de considerar o futuro ao agir no presente”, reproduz plenamente essa ideia de causa, explicitada com a expressão “Em razão de”.
Gabarito: C
FCC – TRF4 – 2019) O homem […] “é herdeiro e refém do tempo”. A principal morada do homem está no passado ou no futuro. (3o parágrafo) Considerado o contexto, o sentido do que se diz acima está corretamente reproduzido em um único período em:
RESOLUÇÃO:
A ideia de posse de “principal morada do homem” se traduz plenamente com a construção “homem cuja principal morada”.
Como essa principal morada está no passado ou no futuro, constrói-se a oração adjetiva explicativa “cuja principal morada está no passado ou no futuro”.
Subordinando-a à oração principal “O homem é herdeiro e refém do tempo”, tem-se o período: “O homem, cuja principal morada está no passado ou no futuro, é herdeiro e refém do tempo.”.
Gabarito: E
FCC – TRF4 – 2019) Depreende-se do texto que, durante os festejos romanos mencionados,
RESOLUÇÃO: O trecho “Nesse intervalo de poucos dias, o homem aceitava como natural o que por convenção as relações sociais e de poder não permitiam.” deixa bem claro que certas proibições impostas pelas convenções sociais eram relativizadas no período de festejos romanos.
Isso valida a redação da letra B.
Gabarito: B
FCC – TRF4 – 2019) A referência à comédia de Shakespeare acentua a seguinte ideia:
RESOLUÇÃO: Segundo o texto, “As convenções se modificam conforme a necessidade.”, destacando o seu caráter mutante e aleatório. Na sequência, é dito que “Os desejos as [=convenções] contradizem.”, evidenciando que os desejos se posicionam contrariamente (vão de encontro a) às convenções estabelecidas.
Essas ideias são corretamente apresentadas na redação da letra E.
Gabarito: E
FCC – TRF4 – 2019) Leia as afirmações abaixo a respeito da pontuação do texto.
RESOLUÇÃO:
I – Verdadeira – O segmento destacado é um adjunto adverbial de conformidade. Trata-se de um elemento acessório da oração. Seu isolamento por parênteses não altera as relações de sentido no texto.
II – Falsa – A vírgula após “desejarem” não deixa claro que o segmento seguinte não compõe o subtítulo da peça. Dessa forma, ocorre a necessidade emprego dos travessões ou dos parênteses para dar clareza à informação.
III – Verdadeira – De fato! O segmento isolado por vírgulas é uma oração adverbial final (=finalidade) reduzida de infinitivo.
Gabarito: A
FCC – TRF4 – 2019) É plausível que Shakespeare tenha escrito “Noite de Reis” […] para comemorar a Epifania. A peça conta a história de Viola e Sebastian, gêmeos que naufragam ao largo do que hoje seria Croácia, Montenegro ou Albânia… (4o parágrafo)
Está correta a redação da seguinte frase, em que se contemplam as principais ideias do segmento transcrito acima:
RESOLUÇÃO:
Vamos apontar um erro em cada alternativa errada.
Na letra A, vê-se “cuja a”. Sem chance de artigo após o relativo “cuja”.
Na letra C, vê-se “à qual”. No entanto, a forma verbal “revela” é empregada como transitiva direta, não fazendo sentido o emprego da preposição A antes do relativo A QUAL.
Na letra D, vê-se “têm-se”, com acento diferencial evidenciando flexão plural. No entanto, há erro de concordância, haja vista que o sujeito “a história dos gêmeos…” apresenta núcleo singular.
Na letra E, vê-se crase antes de “Shakespeare”, palavra masculina.
Isso posto, a única com redação clara e correta é a letra B.
Gabarito: B
FCC – TRF4 – 2019) Depreende-se do contexto que a filósofa Rosi Braidotti, mencionada no 6º parágrafo,
RESOLUÇÃO:
A filósofa critica a banalização dos discursos identitários. No entendimento dela, essas questões são simplificadas em demasia, revelando a incapacidade de lidar com as complexidades inerentes. Isso se evidencia por meio das contradições observadas.
Gabarito: C
FCC – TRF4 – 2019) Está correta a redação deste livre comentário:
RESOLUÇÃO:
Vamos apontar um erro em cada alternativa errada.
Na letra A, vê-se “surpreendem”. Está errada a flexão no plural, haja vista que o sujeito desse verbo é oracional.
Na letra B, vê-se “Deve ser visto”. Está errada a concordância. Deveria ser empregada a forma “Devem ser vistas”, haja vista que o sujeito desse verbo é “as contradições…”.
Na letra C, vê-se “lhes confrontam”. Ocorre que o verbo “confrontar” é transitivo direto, o que exige o emprego do pronome “as”, no lugar de “lhes”.
Na letra E, vê-se “se criou”. Ocorre erro de concordância. Deveria ser empregada a forma plural “se criaram”, para que ocorra concordância com o sujeito plural “rituais”.
Isso posto, a única com redação clara e correta é a letra D.
Gabarito: D
FCC – TRF4 – 2019) Depreende-se corretamente do texto:
RESOLUÇÃO:
Note o seguinte trecho:
Devemos sempre lembrar que as invenções existem para nos servir, e não o contrário.
A expressão “e não o contrário” nega que que devamos ser subservientes à tecnologia. Com isso, reforça a ideia de que devemos ser servidos por ela.
Gabarito: C
FCC – TRF4 – 2019) Flávio Gikovate: Tenho a impressão de que isso não ocorre só com a tecnologia. (2o parágrafo)
RESOLUÇÃO:
Nosso material em PDF esquematizou o procedimento de conversão do discurso direto em indireto. Reveja:
As questões, muitas vezes, solicitam para o aluno a correspondente frase convertida do discurso direto para o indireto. Para fazer isso, devemos mapear as mudanças que se fazem necessárias. Confira a tabela a seguir:
Dessa forma, a conversão para o discurso indireto de “Tenho a impressão de que isso não ocorre só com a tecnologia” resulta em “Flávio afirmou que tinha a impressão de que isso não ocorria só com a tecnologia.”
Gabarito: E
FCC – TRF4 – 2019) No contexto, o verbo que pode ser flexionado no singular, sem prejuízo das relações de sentido e da correção, está sublinhado em:
RESOLUÇÃO:
Na letra E, temos o clássico caso da concordância com expressões partitivas, tão destacado em nosso material em PDF:
Gabarito: E
Prova TRF4 [LÍNGUA PORTUGUESA] – AJ
FCC – TRF4 – 2019) De acordo com o primeiro parágrafo do texto,
RESOLUÇÃO:
A afirmação “nada trouxeram de casa” evidencia a fragilidade da formação familiar. A expressão quer nos dizer que pouca influência a família tem na formação cultural do indivíduo, até mesmo se este for proveniente das camadas superiores da sociedade.
Gabarito: C
FCC – TRF4 – 2019) No segundo parágrafo, a expressão introversão inoportuna indica
RESOLUÇÃO: A educação familiar é vista pelos jovens de hoje, segundo o texto, como uma introversão inoportuna, ou seja, eles veem essa tentativa de a família participar da educação como algo inadequado e incômodo. É dessa forma, pois, que eles julgam a iniciativa educacional por parte da família, como bem afirma a letra A.
Gabarito: A
FCC – TRF4 – 2019) Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:
RESOLUÇÃO:
Na letra A, “identidade funcional” dá a entender um tipo de identidade. O sentido é, portanto, alterado, visto que, no trecho original – “função de instituição” -, faz-se menção a uma função institucional.
Na letra B, alteram-se as relações de sentido: originalmente, diz-se que é escassa a formação; no trecho reescrito, diz-se que a escassez é substanciosa (significativa).
Na letra C, o sentido original de “esvaziar” – perder o sentido, a função – não corresponde ao de “restringir” – limitar a ação, o alcance.
Na letra E, o sentido de “impedir” – criar barreiras, obstáculos – não corresponde fielmente à ideia de “expurgar” –eliminar, limpar por completo.
A letra cuja reescrita traduz corretamente o sentido original é a D, portanto.
Gabarito: D
FCC – TRF4 – 2019) Está plenamente clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
RESOLUÇÃO:
Vamos identificar pelo menos um erro em cada alternativa:
Na letra A, lê-se “apelem-se”. Deve-se empregar a forma singular “apele-se”, haja vista que o SE é índice de indeterminação do sujeito e o verbo por ele acompanhado se flexiona na 3ª pessoa do singular. Além disso deve-se empregar a forma singular “cabe”, haja vista que seu sujeito – “tomar providências” – é oracional.
Na letra B, lê-se “reserva-se”. Deve-se empregar a forma plural “reservam-se”, haja vista que o SE é partícula apassivadora, tornando necessária a concordância entre verbo e sujeito paciente “poucos cuidados”.
Na letra C, há uma crase antes de verbo, o que já a elimina como possibilidade de gabarito.
Na letra D, ocorre o emprego do relativo “onde” retomando uma ideia que não é a de lugar – no caso, “razão”. Isso já elimina essa opção como possível gabarito.
A resposta, portanto, é a redação da letra E.
Gabarito: E
FCC – TRF4 – 2019) Há ocorrência de forma verbal na voz passiva e pleno atendimento às regras de concordância na frase:
RESOLUÇÃO:
Como comentamos em nossos aulões de revisão, devemos iniciar a resolução da questão identificando a voz passiva, tanto no formato analítico – com verbo auxiliar “ser” e principal no particípio -, como no sintético – verbo com objeto direto acompanhado do SE partícula apassivadora.
Aplicando-se esse filtro, restam as letras B – “ser assumido” – e E – “Imagina-se” e “se esperam”.
Note que as letras C e D apresentam SE, mas este assume um papel reflexivo.
Na letra E, ocorre, no entanto, um erro de concordância: deveria ser empregada a forma “se espera”, para que houvesse concordância com o sujeito paciente “que”, que retoma o termo antecedente “papel”.
A resposta, portanto, é a letra B.
Gabarito: B
FCC – TRF4 – 2019) Numa nova redação de um segmento do texto, mantém-se a adequada correlação entre tempos e modos verbais em:
RESOLUÇÃO:
Na letra A, não há compatibilidade entre “comprovariam” e “sejam”.
Na letra B, não há compatibilidade entre “dependerá” e “perdia”.
Na letra D, não há compatibilidade entre “consistiria” e “hão”.
Na letra E, não há compatibilidade entre “fosse” e “é”.
A resposta, portanto, é a letra C: nela, as formas “venha” – presente do subjuntivo – e “estará” – futuro do presente do indicativo – convivem harmoniosamente.
Gabarito: C
FCC – TRF4 – 2019) Se bem observados na sequência do texto, os três parágrafos constituem:
RESOLUÇÃO: O texto inicia afirmando que o pai é uma figura importante. Tanto o é que, segundo o escritor José Lezama, o homem começa a envelhecer depois da morte de um pai.
Já no segundo parágrafo, no entanto, o autor apresenta a ressalva de que alguns pais são opressores e cruéis, exemplificando essa situação no 3º parágrafo, ao trazer o exemplo da obra “Carta ao pai”, de Franz Kafka.
Gabarito: C
FCC – TRF4 – 2019) O autor relativiza uma percepção positiva da relação entre pai e filho para dar início a uma percepção inteiramente contrária com esta frase:
RESOLUÇÃO:
A frase “Mas há também pais terríveis, opressores e tirânicos” inicia uma mudança de abordagem no texto, que passa dos exemplos positivos de paternidade para os negativos.
Gabarito: D
FCC – TRF4 – 2019) Ao supor que a Carta seja uma construção ficcional, o autor
RESOLUÇÃO:
Observe o trecho:
Pode se tratar de uma construção ficcional ou um pai figurado, mais ou menos próximo do verdadeiro. Mas isso atenua o sofrimento do narrador? O leitor acredita na figuração desse pai. Em cada página, o que prevalece é uma alternância de sofrimento e humilhação, imposta por um homem prepotente e autoritário.
A pergunta nele formulada é retórica e sinaliza que, mesmo na hipótese de o pai retratado ser ficcional, sua figura tirânica desperta no leitor sofrimento e indignação.
Gabarito: A
FCC – TRF4 – 2019) A frase Pode se tratar de uma construção ficcional ou um pai figurado, mais ou menos próximo do verdadeiro ganha nova redação, na qual mantém seu sentido básico, em:
RESOLUÇÃO:
Na letra A, o sentido de “figurado” – significando no contexto “não real”, “fictício” – não corresponde à ideia de “figurante” – “coadjuvante”, “secundário”.
Na letra C, a ideia original de “verdadeiro” não é corretamente traduzida por “convincente”.
Na letra D, diz-se que a figura do pai é ficcional. Na redação original, diz-se que o pai pode ser ficcional ou figurado. Ocorre, portanto, uma mudança de sentido.
Na letra E, afirma-se que o pai figurado é verdadeiro. Na redação original, afirma-se que ele está próximo do verdadeiro. Ocorre, portanto, uma mudança de sentido.
A resposta, portanto, é a letra B
Gabarito: B
FCC – TRF4 – 2019) Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:
RESOLUÇÃO:
Na letra A, o termo adverbial “no romance Paradiso” deveria estar entre vírgulas, pois está intercalado entre sujeito e verbo. Além disso, a vírgula após “consideração” isola nome e complemento, o que é equivocado.
Na letra B, a oração adverbial “ao tratar da morte do pai” deveria estar entre vírgulas, pois está deslocada.
Na letra C, a expressão “por outro lado” deveria estar isolada por vírgulas. No entanto, somente há vírgula antes, e não depois, o que torna incorreta a pontuação.
Na letra D, para que seja possível a vírgula após “alternadamente”, deve-se empregar uma outra antes desse termo. Note, no entanto, que as duas vírgulas são facultativas, haja vista que se trata de um adjunto adverbial de pequena extensão.
Isso posto, a única com redação corretamente pontuada é a letra E.
Gabarito: E
FCC – TRF4 – 2019) É plenamente adequado o emprego de pronomes e do sinal indicativo de crase em:
RESOLUÇÃO:
Na letra A, ocorre erro no emprego do pronome “lhe”, uma vez que o verbo “lamentar” solicita objeto direto e o pronome escolhido substitui, como complemento verbal, objetos indiretos. Além disso, ocorre crase singular antes de plural.
Na letra B, ocorre erro no emprego do pronome “lhe”, uma vez que o verbo “carregando” solicita objeto direto e o pronome escolhido substitui, como complemento verbal, objetos indiretos. Além disso, ocorre crase antes de palavra masculina, o que torna o item errado.
Na letra D, ocorre erro no emprego do pronome “lhe”, uma vez que o verbo “capturar” solicita objeto direto e o pronome escolhido substitui, como complemento verbal, objetos indiretos. Além disso, não ocorre crase antes de “leitura”, pois o “a” empregado é somente artigo. Checa-se facilmente isso, trocando-se “leitura” por “aprendizado” (… provoca no leitor a leitura … = … provoca no leitor o aprendizado…).
Na letra E, emprega-se crase em locução formada por palavra repetida, ainda mais masculina, o que é completamente inviável.
A resposta é, portanto, letra C
Gabarito: C
FCC – TRF4 – 2019) No primeiro parágrafo do texto, o autor
RESOLUÇÃO:
No primeiro parágrafo, o autor afirma que a “mesma voz” que exorta coisas superiores da vida, como religião, amizade e arte, também é capaz de recomendar uma compra de um sabão ou laxativo.
Isso fica bem evidente no seguinte trecho: “Na verdade, um redator hábil pode ter escrito qualquer um deles.”
Gabarito: C
FCC – TRF4 – 2019) Na frase Na altamente desenvolvida divisão de trabalho, a expressão tornou-se um instrumento utilizado pelos técnicos a serviço do mercado (2º parágrafo), o segmento sublinhado pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido básico do contexto, por:
RESOLUÇÃO:
A ideia de “instrumento” não está associada a “utensílio”, como afirma a letra B, nem “atributo”, como afirma a letra C.
As letras D e E – “operação” e “um fator decisivo” – também não traduzem corretamente a ideia de “instrumento”.
O termo “instrumento” pode ser associado a uma ferramenta, empregada no sentido de “técnica”, “maneira”, “jeito”, “procedimento”.
Isso posto, a redação da letra A é a correta.
Gabarito: A
FCC – TRF4 – 2019) No contexto, relacionam-se numa oposição de sentido os segmentos:
RESOLUÇÃO:
A ideia de “valor intrínseco” está associada a ideia de valor real.
Já a ideia de “incidente em busca de visibilidade” enfraquece a visão de valor“, pois este não é reconhecido sem que se torne visível.
São duas ideias contrastantes, portanto!
Isso posto, a redação da letra E é a correta.
Gabarito: E
Prova TRF4 [LÍNGUA PORTUGUESA] – Oficial de Justiça
FCC – TRF4 – 2019) Os três parágrafos em que se estrutura o texto podem ser identificados, nesta ordem, pelos seguintes procedimentos:
RESOLUÇÃO:
O primeiro parágrafo apresenta a descrição de uma cena inusitada, insólita, incomum – o motorista que lustra o caminhão de lixo.
Na sequência, faz-se menção à esperança e sua gradativa perda de relevância, seu apequenamento e empobrecimento – pauperização.
Por fim, retoma-se a cena descrita originalmente e a se enaltece.
Gabarito: D
FCC – TRF4 – 2019) Ao se deter no tema da esperança, no 2o parágrafo do texto, o autor mostra-se convencido de que esse sentimento
RESOLUÇÃO: O segundo parágrafo descreve o gradativo processo de enfraquecimento da esperança. O estágio final dessa degradação é o conformismo, como bem atesta o texto na seguinte passagem: “…no fim é tão mesquinha e despojada que se reduz ao mais elementar instinto de sobrevivência e ao conformismo.”.
Gabarito: C
FCC – TRF4 – 2019) Explora-se no texto o emprego de expressões que constituem uma oposição de sentido, tal como se observa na relação entre
RESOLUÇÃO:
O ato de catar lixo e imundície contrasta com o protesto do motorista, repleto de beleza e dignidade.
Gabarito: E
FCC – TRF4 – 2019) Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
RESOLUÇÃO:
Quando se afirma que a esperança vive à custa de mutilações, quer-se dizer que ela vai se degradando gradativamente, reforçando a máxima de que ela é a última que morre.
Gabarito: B
FCC – TRF4 – 2019) Está clara e correta a redação desta observação apoiada no texto:
RESOLUÇÃO:
Apontemos um erro pelo menos em cada alternativa:
Na letra B, a sutileza está na regência do verbo “focar”, transitivo direto. É errado o emprego da preposição “em”, portanto. O certo seria: “O autor foca o lugar-comum…”.
Na letra C, há somente orações subordinadas sem uma principal.
Na letra D, deveria ser empregada a forma “onde” no lugar de “aonde”, pois a forma verbal “se aloja” pede a preposição EM.
Na letra E, a grafia correta seria “condescendência”.
A redação correta é a da letra A, portanto!
Gabarito: A
FCC – TRF4 – 2019) Há ocorrência de verbo na voz passiva e pleno atendimento às normas de concordância verbal na frase:
RESOLUÇÃO:
Como comentamos em nossos aulões de revisão, devemos iniciar a resolução da questão identificando a voz passiva, tanto no formato analítico – com verbo auxiliar “ser” e principal no particípio -, como no sintético – verbo com objeto direto acompanhado do SE partícula apassivadora.
Aplicando-se esse filtro, restam as letras A – “se impuseram” -, D – “Repetem-se” e “se comprova” – e E – “se notam”.
Na letra B, ocorre um erro de concordância. Deveria ser empregada a forma “se impôs” no singular para que houvesse a concordância com “a força…”.
Na letra E, ocorre um erro de concordância. Deveria ser empregada a forma “se nota” no singular para que houvesse a concordância com “a fortaleza…”.
A letra D é a correta, portanto,
Gabarito: D
FCC – TRF4 – 2019) Analisa-se nesse texto, basicamente, a divergência que se estabelece quanto
RESOLUÇÃO: O texto apresenta de um lado o apelo pelo consumo desmedido e, do outro, a busca pela sobriedade, frugalidade, tendo em vista a escassez de recursos.
Gabarito: B
FCC – TRF4 – 2019) Ocorrem numa mesma linha de argumentação, para caracterizar uma mesma posição histórica, os seguintes segmentos:
RESOLUÇÃO:
A parte de trás da caixa de cereal assim diz: “Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.
Isso reflete, segundo o texto, a ética do consumo, que se opõe ao estilo de frugalidade, simplicidade.
Gabarito: D
FCC – TRF4 – 2019) Ao retratar o consumismo moderno no âmbito da vida social e dos valores da pessoa, o autor
RESOLUÇÃO:
Ao longo de sua exposição, o autor contrapõe a lógica capitalista do consumo desenfreado com a necessidade de se viver frugalmente devido à escassez. Faz sua análise baseando-se em relatos históricos, que dão autoridade a sua exposição.
Gabarito: D
FCC – TRF4 – 2019) O que se lê na parte de trás de uma caixa de cereal deixa ver que a propaganda
RESOLUÇÃO: O que se lê na parte de trás da caixa de cereal reflete a lógica do capitalismo baseada no consumo cada vez mais voraz.
Não há valorização pelo que de fato é o produto, mas sim pela interesse que ele desperta nos consumidores.
Gabarito: C
FCC – TRF4 – 2019) Há adequada correlação entre os tempos e os modos verbais empregados na frase:
RESOLUÇÃO:
Na letra A, não há harmonia de “queira” e “deva” com “sobrevivesse”.
Na letra B, não há harmonia de “retomássemos” e “venhamos”.
Na letra C, não há harmonia de “venha” com “poderia”.
Na letra D, não há harmonia de “esperasse” e “terá”.
A letra E é a que apresenta harmonia entre as formas verbais. Note que a construção “virem” está no infinitivo flexionado e não gera choque com o futuro do pretérito “hesitariam”.
Gabarito: E
FCC – TRF4 – 2019) Ao analisar os hábitos de consumo, o autor do texto avalia esses hábitos de consumo contrapondo os mesmos aos hábitos de consumo que havia em épocas de maior frugalidade.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
RESOLUÇÃO:
Os pronomes o(s), a(s), como complementos verbais, substituem objetos diretos.
Já os pronomes lhe(s), como complementos verbais, substituem objetos indiretos.
Nas letras B, C e D, utilizou-se o pronome “lhes” para substituir objetos diretos, o que é equivocado.
Já na letra E, utilizou-se a forma preposicionada “a estes” para substituir o objeto direto, o que é equivocado.
A resposta é, portanto, letra A. Note que a crase em “àqueles” é resultado da fusão da preposição “a” – requerida por “contrapondo” – com o demonstrativo “aqueles” – que substitui “hábitos”.
Gabarito: A
FCC – TRF4 – 2019) O autor do texto afirma que a realidade objetiva não é toda a realidade porque está convencido de que
RESOLUÇÃO:
O autor defende o posicionamento de que a realidade objetiva é moldada por meio do sonho e da imaginação. É o que fica claro na seguinte passagem: “A capacidade de sonho e o desejo de mudar fertilizam o real, expandem as fronteiras do possível e reembaralham as cartas do provável.”.
Gabarito: B
FCC – TRF4 – 2019) Demonstra-se perfeito entendimento de uma expressão do texto em:
RESOLUÇÃO:
Na letra A, a ideia de “lastrear” – “dar lastro, peso, valor” – não combina com “dispensar”.
Na letra B, a expressão “em larga medida” – na maior parte – não combina com “largueza” – atributo de quem é largo, espesso.
Na letra C, mudam-se as relações de sentido: originalmente, são os sonhos que fecundam as experiências reais, e não o contrário, como quer apontar a proposta de reescrita.
Na letra E, é a repetição que é medíocre, e não quem as repete, como quer afirmar a proposta de reescrita.
Isso posto, a redação da letra D é a correta.
Gabarito: D
FCC – TRF4 – 2019) Se o sonho descuidado do real é vazio, o real desprovido de sonho é deserto.
RESOLUÇÃO:
As duas orações evidenciam a interdependência entre real e sonho. Um precisa ser balizado pelo outro.
Gabarito: C
FCC – TRF4 – 2019) O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do singular na frase:
Na letra A, deve-se empregar a forma singular “cabe”, para que haja concordância com o sujeito oracional “fazer restrições”.
Na letra B, deve-se empregar a forma “haverão de precipitar-se”, para que haja concordância com “desavenças”.
Na letra C, deve-se empregar a forma “constam”, para que haja concordância com “incongruências”.
Na letra D, deve-se empregar a forma “atinjam”, para que haja concordância com “as desavenças”.
Na letra E, deve-se empregar a forma “podem”, para que haja concordância com “os indiferentes…”.Gabarito: A
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José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
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Jornalismo Direção Concursos • 6 de agosto de 2019
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Victor Dalton • 6 de agosto de 2019
Olá pessoal! A FCC acabou de divulgar os cadernos de prova e gabaritos oficiais do concurso do TRF4. Confira AS MELHORES OPORTUNIDADES após o TRF 4 neste link. Como estudar TI para o TRF3 (cargos de TI)? Vamos às questões do cargo de Técnico Judiciário, Especialidade Tecnologia da Informação, Caderno de Prova 06 Tipo 001. […]
Arthur Mendonça • 6 de agosto de 2019
Olá, concurseiro! Espero que você tenha tido um bom desempenho na prova do TRF4 desse último final de semana. A seguir, meus comentários a respeito das questões da parte de bancos de dados. Confira AS MELHORES OPORTUNIDADES após o TRF 4 neste link. Como estudar TI para o TRF3 (cargos de TI)? Achei a prova […]
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