Danuzio Neto • 23/02/2022
23/02/2022Olá, pessoal! Aqui é o professor Danuzio Neto e trouxe mais um artigo sobre um tópico que pode nos ajudar muito a entender a atual situação crítica entre a Rússia e a Ucrânia: o acordo de Minsk.
Antes de a gente trabalhar este conceito, entenda todo o desenrolar de Rússia x Ucrânia por meio de outros artigos que já publiquei:
Cursos de Atualidades, Geografia e História para concursos públicos
O acordo de Minsk ou protocolo de Minsk foi um acordo assinado pela Ucrânia, a Rússia, a LPR e a DPR, em 2014, para pôr fim aos conflitos armados no leste da Ucrânia. O nome provém do local onde o acordo foi assinado: em Minsk, a capital da Bielorrússia.
Após várias tentativas naquele ano, foi firmado o acordo de Minsk com o principal propósito de um cessar-fogo imediato entre as regiões envolvidas na guerra civil.
Eram doze pontos, ao todo, tratados no acordo de Minsk. Além do cessar-fogo imediato, o protocolo também estabelecia a retirada de combatentes estrangeiros, um certo nível de autonomia para as regiões de Donetsk e Luhansk, a monitoração da fronteira e a libertação de prisioneiros dos dois lados.
Porém, o acordo nunca foi implementado completamente e fracassou em diversos pontos. A tensão cresceu e os conflitos se intensificaram com movimentações militares da OTAN e da Rússia nas fronteiras perto de Donbass.
Dias após o reconhecimento da independência da DPR e LPR, o presidente russo Vladimir Putin, coautor do acordo, anunciou, na última terça-feira (22/2), que o acordo estava morto.
Para finalizar, veja abaixo quais eram os doze pontos que faziam parte do Acordo de Minsk:
Caso queira acompanhar simultaneamente o desenvolvimento de toda a situação, eu atualizo diariamente o meu instagram e telegram com as mais recentes movimentações.
Telegram:https://t.me/profdanuzioneto
Instagram: https://instagram.com/danuzioneto
Grandes abraços, pessoal!
Professor Danuzio Neto
Danuzio Neto
Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Heitor Ferreira • 6 de agosto de 2024
O Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), do Exército Brasileiro, merece destaque pelo impacto significativo que tem no esporte brasileiro. A ação teve papel fundamental nos bastidores das Olimpíadas 2024, sediadas em Paris. Confira como membros do Exército Brasileiro que se dedicam ao esporte tem sido erguidos às competições internacionais por meio deste projeto. […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.