José Maria • 02/02/2021
02/02/2021Moçada, preste atenção. Acredito que 9 em cada 10 brasileiros tem o tipo de dúvida acima. Afinal, como funciona? Quando usar o onde ou aonde?
Primeiro e antes de tudo: onde e aonde são usados para retomar a ideia de lugar. Apenas isso. Um erro muito comum e básico é o exagero do uso de onde, aonde, para coisas que não são lugares.
Quer um exemplo? A frase “A situação aonde me encontro” está errada. E quantas pessoas já não falam isso no cotidiano?
Exemplos corretos:
Agora, vamos aprender quando usar cada um:
Pediu lugar com preposição EM? Sim! Então, você empregue ONDE.
Exemplo: O bairro onde você nasceu é muito violento. (porque quem nasce, nasce em algum lugar)
Agora, pediu lugar com preposição A? Sim! Então, você empregue AONDE.
Exemplo: O bairro aonde você me levou é muito violento. (porque quem leva, leva a algum lugar)
Um bônus: pediu lugar com preposição DE ? Sim! Então, você empregue DONDE.
Exemplo: O bairro donde você veio é muito violento. (porque quem vem, vem de algum lugar)
Marque abaixo quais são os corretos:
GABARITO:
Nos exercícios ali em cima, você deve ter visto o verbo ir e quero fazer uma observação sobre ele e o verbo chegar.
Tanto o verbo ir quanto o chegar aceitam diversas preposições e para você não se confundir, basta olhar qual o sentido do verbo de acordo com a preposição.
Para te ajudar, olhe um guia prático:
É isso, moçada! Espero que não errem mais quando usar onde ou aonde. Abraços!
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!
O ano de 2025 já começou trazendo inúmeras oportunidades em concursos públicos, com salários iniciais que podem ultrapassar os R$ 30 mil. Se você quer se preparar com qualidade, preste atenção: a assinatura do Direção vai aumentar!Aproveite os últimos dias de oferta para garantir acesso vitalício à nossa plataforma completa por um valor promocional, que inclui:
É a sua chance de conquistar a melhor preparação para mais de 500 concursos antes que o preço suba. Toque no botão abaixo e dê o primeiro passo rumo à sua aprovação!
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Douglas Oliveira • 27 de fevereiro de 2025
A banca organizadora Cebraspe vai elaborar as provas do próximo concurso STM (Superior Tribunal Militar). A empresa é conhecida pela objetividade do modelo de provas e pelo método específico de correção. Por isso, o concurseiro deve garantir seu domínio sobre o conteúdo. Neste artigo, acompanhe as estratégias para evitar erros que comprometem seu desempenho. Vale […]
Jornalismo Direção Concursos • 27 de fevereiro de 2025
A prova discursiva do concurso TCU (Tribunal de Contas da União) é um dos desafios para concurseiros da área de controle. Neste artigo, confira os temas mais recorrentes nas provas discursivas da seleção. Sou Matheus Bispo, auditor do TCU e mentor no Direção Concursos! O último concurso TCU abriu 20 vagas para Auditor de Controle […]
Jornalismo Direção Concursos • 27 de fevereiro de 2025
Fala concurseiro! Tudo bem? Eu me chamo Mateus Bispo, sou auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) e mentor da área de controle aqui no Direção. Hoje, recebi a missão de falar sobre cinco dicas para iniciar os estudos para o concurso TCU. Quer saber mais sobre como começar a estudar agora para o […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.