Brenna Farias • 25/03/2021
25/03/2021A vírgula serve como uma pausa para marcar o deslocamento de uma palavra na frase. O seu uso não é tão simples assim, mas existem alguns truques que podem ajudar. Neste artigo, você confere quando não usar vírgula.
Existem duas principais regras de quando não usar vírgula. Vejamos:
1° Para separar sujeito do predicado:
O candidato é focado.
sujeito predicado
A ordem usual de uma frase na língua portuguesa é SUJEITO + PREDICADO, quando esta ordem é mantida, não é necessário o uso de vírgula. Porém, algumas frases podem quebrar este padrão. Quer um exemplo?
É focado, o candidato.
predicado sujeito
Neste caso, a mesma frase é composta de forma diferente, por isso, o uso da vírgula.
2° Para separar o verbo de seu complemento:
O mesmo acontece no caso do verbo e seu complemento. Vejamos:
O professor revelou aos alunos que estavam em aula
sujeito verbo complemento
A frase segue o padrão usual de SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO, por isso não usa a vírgula. Porém, a frase pode ser adaptada ao uso da mesma.
Aos alunos que estavam em aula, o professor revelou
complemento sujeito verbo
Agora que você já sabe quando não usar a vírgula, veja quando usar a vírgula
O uso da vírgula é um assunto extenso, que cabe em mais alguns artigos. Isso porque existem casos de uso obrigatório da vírgula e uso optativo da vírgula, ou seja, você pode ou não usá-la. Mas para te ajudar, vou deixar aqui 5 dicas rápidas de quando usar a vírgula.
1° Isolar orações que dão ideia de explicação ou conclusão:
Você estudou muito, logo, está preparado para a prova.
Não fomos ao Pará, pois o concurso foi cancelado.
2° Isolar orações com ideias contrária:
Estudou muito, mas não passou.
3° Separar termos dispostos em enumeração:
Eu estudo para SEFAZ AL, SEFAZ CE, SEFAZ ES e SEFA PA
4° Separar nomes de lugar, seguidos de data:
Brasília, 25 de março de 2021
5° Quando há elipse do verbo, ou seja, quando o verbo está subentendido:
Eu prefiro estudar inglês; eles, espanhol.
Como dito anteriormente, não é tão simples, a prática e leitura podem te ajudar. Mas você não pode negligenciar o estudo de quando usar e quando não usar a vírgula, concurseiro. Isso porque, a omissão ou uso incorreto do sinal, pode alterar completamente o sentido da sua resposta/ redação.
Tenho uma ótima oportunidade, que pode garantir a sua nomeação:
ESTUDE PORTUGUÊS PARA CONCURSO PÚBLICO
Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!
Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.
E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!
Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.
Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA
Brenna Farias
*Estagiária sob a supervisão da equipe de jornalismo do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.