Hugo Lima • 24/03/2021
24/03/2021Olá pessoal. O TESTE ANPAD – Edição Fevereiro de 2021 ocorreu em 28/02/2021 às 9h. O próximo, edição de junho, ocorrerá apenas em 27/06/2021.
Com isso você tem tempo suficiente para se preparar com a gente para o próximo teste Anpad.
Não deixe de conferir nossos cursos para a ANPAD:
550 questões resolvidas (em PDF) de Raciocínio Lógico, Analítico e Quantitativo para Teste ANPAD
No artigo de hoje, vamos resolver a prova de raciocínio analítico da Edição de Fevereiro 2021. Vamos ao trabalho?
A demanda principal da nossa revista é por documentos originais, os quais possam ser de interesse do nosso público-alvo, tais como formuladores de políticas, acadêmicos e profissionais. Os artigos acadêmicos submetidos devem abordar questões contemporâneas de importância regional, ter como objetivo informar debates e elaboração de políticas, bem como ser de relevância internacional. Portanto, os manuscritos com foco em questões regionais são bem-vindos se sugerirem estratégias de pesquisa ou oferecerem lições valiosas de maneira mais geral.
Uma inferência inadmissível a partir do texto é:
a) Formuladores de políticas precisam se embasar em artigos acadêmicos.
b) Não necessariamente há contradição entre ter relevância internacional e ter importância regional
c) Pode haver uma relação entre ter relevância internacional e permitir contribuições mais gerais.
d) Podem vir a ser aceitos documentos que não sejam originais.
e) Existem condições que favorecem a aceitação dos artigos submetidos à revista em questão.
RESOLUÇÃO:
Vamos verificar nas alternativas de resposta aquela que traz uma inferência inadmissível a partir do texto.
a) Formuladores de políticas precisam se embasar em artigos acadêmicos.
Em nenhum momento foi dito algo que desse a entender isso. O que foi dito é simplesmente que a demanda da revista é por documentos que possam ser de interesse dos formuladores de políticas. Nada leva a crer que há necessidades destes se embasarem naqueles. Essa inferência é inadmissível.
b) Não necessariamente há contradição entre ter relevância internacional e ter importância regional
O texto fala que “os artigos acadêmicos submetidos devem abordar questões contemporâneas de importância regional, (…), bem como ser de relevância internacional”, ou seja, essa inferência é admissível.
c) Pode haver uma relação entre ter relevância internacional e permitir contribuições mais gerais.
Na última sentença é feita a ligação entre a sentença anterior, que fala da relevância internacional, com o oferecimento de lições valiosas de maneira mais geral. Essa inferência é admissível.
d) Podem vir a ser aceitos documentos que não sejam originais.
“A demanda principal da nossa revista é por documentos originais…”. Não foram proibidos documentos que não sejam originais. Só foi dito que a demanda principal é por originais. Portanto, a inferência é admissível.
e) Existem condições que favorecem a aceitação dos artigos submetidos à revista em questão.
Sim, parte dessas condições é introduzida na segunda sentença: “Os artigos acadêmicos submetidos devem abordar questões contemporâneas de importância regional, ter como objetivo informar debates e elaboração de políticas, bem como ser de relevância internacional.” Portanto, a inferência é admissível.
Resposta: A
Em vários países, algumas leis trabalhistas tratam de temas que faziam sentido no passado, mas hoje são, no mínimo, discutíveis. Há exemplos surreais, como a lei que condiciona o fechamento de empresas com mais de 100 funcionários a uma autorização governamental.
Nesse contexto, muitas empresas permanecem pequenas para escapar do rigor das leis e há grandes empresas que usam trabalhadores temporários com o mesmo propósito. Com isso, muitos trabalhadores não têm segurança legal no emprego.
Tem sido comum os governos buscarem contornar tal situação criando um contrato de trabalho simplificado. O discurso oficial é que tal contrato conferiria proteção básica aos trabalhadores e tornaria as dispensas menos onerosas para as empresas.
Ao ler o texto acima, uma pessoa fez as seguintes afirmações:
I. Modernizar a legislação trabalhista é pauta recorrente dos governos, sob o argumento de proteger trabalhadores e desonerar empresas.
II. As grandes empresas utilizam de subterfúgios ilegais para evitar obrigações legais trabalhistas.
III. O objetivo dos governos com a medida citada é permitir que as empresas possam ter mais de 100 funcionários.
O argumento contido nos três parágrafos do texto permite sustentar adequadamente a(s) afirmação(ões):
a) I, II e III.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, apenas.
e) II e III, apenas.
RESOLUÇÃO:
Analisemos cada afirmação.
I. Modernizar a legislação trabalhista é pauta recorrente dos governos, sob o argumento de proteger trabalhadores e desonerar empresas.
Essa afirmação encontra sustentação no terceiro parágrafo, em que cita-se a criação do contrato de trabalho simplificado, o qual “conferiria proteção básica aos trabalhadores e tornaria as dispensas menos onerosas para as empresas.”
II. As grandes empresas utilizam de subterfúgios ilegais para evitar obrigações legais trabalhistas.
As grandes empresas sim se utilizam de subterfúgios para evitar obrigações legais trabalhistas. No entanto, não foi dito que esses subterfúgios não ilegais. Portanto, essa afirmação não encontra sustentação no texto.
III. O objetivo dos governos com a medida citada é permitir que as empresas possam ter mais de 100 funcionários.
A medida citada é o contrato de trabalho simplificado. Conforme terceiro parágrafo, seu objetivo não guarda relação com a empresa poder ter mais de 100 funcionários.
Resposta: D
Até meados do século XIX, acreditava-se que as doenças contagiosas eram transmitidas por odores venenosos (os miasmas) transportados por correntes de ar ou formados a partir do solo. O próprio termo “malária” (do italiano, mala aria – maus ares) indicava que se acreditava que a doença era transmitida pelo contato com gases infecciosos.
Ao estudar a transmissão do cólera no século XIX, o médico inglês John Snow percebeu a relação com a água contaminada e comprovou a existência de micro-organismos que causavam a doença. Os estudos de Pasteur sobre a fermentação causada por micro-organismos também contribuíram para consolidar a teoria microbiológica da transmissão de doenças, sepultando a teoria miasmática.
Qual das alternativas a seguir descreve adequadamente uma relação válida entre partes do texto?
a) O segundo parágrafo aponta uma inconsistência da teoria citada anteriormente e aponta elementos que ainda precisam ser resolvidos na referida teoria.
b) O segundo parágrafo cita estudos que fortaleceram uma teoria. A segunda frase desse parágrafo contrasta duas teorias, tendo uma suplantado a outra.
c) O primeiro parágrafo descreve uma teoria e um fato que visa comprová-la. O segundo parágrafo descreve uma teoria que complementa a primeira.
d) No segundo parágrafo, a primeira frase comprova a teoria do primeiro parágrafo. A segunda frase desse parágrafo contrapõe duas teorias.
e) No primeiro parágrafo, uma frase descreve uma teoria que foi aceita durante algum tempo. A frase seguinte apresenta uma comprovação dessa teoria.
RESOLUÇÃO:
No primeiro parágrafo é citada a teoria antiga de que doenças contagiosas eram transportadas pelo ar. No segundo parágrafo introduz-se a ideia de que essas doenças eram transmitidas por micro-organismos, citando os estudos de John Snow e Pasteur. Tais estudos contribuíram para consolidar a teoria microbiológica, suplantando de vez a teoria miasmática.
Encontramos essa descrição na alternativa B.
Resposta: B
Leia o texto a seguir, em que [X] consiste em sua conclusão.
__[X]__. Enquanto o trabalho profissionalizado e de escritório adaptou-se ao ambiente on-line, uma vasta gama de trabalhadores da “linha de frente” permanece fisicamente exposta ao contágio pela COVID-19 e tem se adaptado a um cenário de trabalho modificado, sem a possibilidade de teletrabalho. Embora a linha de frente frequentemente receba atenção e aplausos quando se trata de trabalhadores da área da saúde (o que não necessariamente se traduz em benefícios materiais para eles), trabalhadores precarizados em atividades de transporte, entregas, produção de alimentos, agricultura e outros setores de trabalho manual constituem uma “linha de frente invisível”. Em muitos casos, esses trabalhadores convivem em espaços sob risco de infecção, e muitos pagam com suas vidas. Além disso, em economias com grandes setores informais, pequenos comerciantes e outros empregos alternativos continuaram, em face da crise, com seus trabalhadores assumindo riscos semelhantes.
Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que melhor confere coerência/unicidade ao texto quando introduzida no lugar de [X].
a) O teletrabalho é uma realidade cada vez mais frequente em razão da COVID-19.
b) Os trabalhadores manuais, os informais e os da saúde são aqueles que mais expõem suas vidas no período da COVID-19.
c) O teletrabalho é uma transformação que envolve diretamente um subconjunto limitado de trabalhadores
d) Os trabalhadores da área da saúde gozam de um status distinto daqueles que estão em diversos setores de trabalho manual.
e) O trabalho se transformou, com a COVID-19, em níveis distintos para os diversos setores.
RESOLUÇÃO:
O texto começa com sua conclusão. Depois, são elencados os argumentos que a embasaram. Os trabalhadores profissionalizados e de escritório adaptaram-se ao ambiente on-line. Já os trabalhadores que tem tarefas com maior carácter presencial e físico, inclusive pequenos comerciantes e empregados alternativos, permaneceram mais expostos ao contágio, sem possibilidade de aderir ao on-line.
Portanto, o que se percebe é que o trabalho se transformou, com a COVID-19, em níveis distintos para os diversos setores. Alguns setores foram radicalmente alterados. Outros, continuaram suas atividades da mesma forma. Encontramos isso na letra E.
Resposta: E
O aquecimento global é alvo de críticas tanto de céticos quanto de negacionistas. Céticos, por um lado, analisam estudos para checar se são confiáveis – controles adequados, análise de dados apropriada e conclusões suportadas por dados – e só então formulam opinião, com base na sua avaliação crítica. Negacionistas, por outro lado, olham os dados como um meio para justificar uma opinião prévia; usualmente minimizam a importância dos dados que contrariam a sua opinião, destacam os dados que apoiam essa posição ou simplesmente distorcem a evidência para proveito próprio.
Considere as afirmações abaixo:
I. Os negacionistas afirmam que são céticos em relação às alterações climáticas. Mas o ceticismo e o negacionismo são conceitos completamente distintos.
II. Os céticos esperam que os dados mostrem que uma hipótese é válida ou inválida; os negacionistas começam com uma conclusão e buscam apoio científico que a valide.
III. Os dados e as evidências são tratados de formas diferentes por negacionistas e por céticos, mas ambos discordam dos estudos acerca de aquecimento global.
As ideias presentes no texto podem ser sintetizadas, sem perda de sentido, por
a) I, II e III.
b) II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, apenas.
e) I e III, apenas.
RESOLUÇÃO:
Vamos analisar as afirmações:
I. Os negacionistas afirmam que são céticos em relação às alterações climáticas. Mas o ceticismo e o negacionismo são conceitos completamente distintos.
Não foi afirmado no texto que os negacionistas afirmam que são céticos.
II. Os céticos esperam que os dados mostrem que uma hipótese é válida ou inválida; os negacionistas começam com uma conclusão e buscam apoio científico que a valide.
É exatamente o que diz o texto quando define o cético e o negacionista.
III. Os dados e as evidências são tratados de formas diferentes por negacionistas e por céticos, mas ambos discordam dos estudos acerca de aquecimento global.
A primeira parte está correta. Os dados e evidências são tratados diferentemente. Enquanto os céticos analisam estudos para checar se são confiáveis e, só então, emitem uma opinião com base crítica, os negacionistas buscam nos dados formas de justificar uma opinião prévia. No entanto, na segunda parte afirma-se que ambos discordam dos estudos acerca do aquecimento global. Isso não foi dito pelo texto.
Portanto, somente II contem ideias presentes no texto.
Resposta: B
O que significa fazer pesquisas sobre o trabalho e o que significa o trabalho do pesquisador hoje? Sabemos que o mundo gira por causa do progresso científico e não da economia e que o corte de verbas para pesquisa não tem impacto imediato, mas traz graves consequências no horizonte de dez anos. A redução dos recursos para pesquisa não é uma ação sem consequências. Se juntarmos a falta de recursos com as dificuldades práticas de realizar pesquisas sobre o trabalho (e muitos outros fenômenos vitais em Administração de Empresas), podemos vislumbrar o futuro do trabalho e do trabalho dos pesquisadores.
Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que descreve corretamente a estrutura de argumentação do texto
a) O texto tem início com uma pergunta genérica – ou seja, aplicável a diversos contextos. Em seguida, responde-se a essa pergunta para o contexto atual e faz-se uma previsão sobre o futuro dos pesquisadores brasileiros.
b) O texto tem início com uma pergunta complexa – mais precisamente composta por duas partes. O que se segue no texto é uma argumentação evasiva, num texto truncado, que demanda do leitor buscar nexo nas informações adicionadas pelo autor.
c) O texto tem início com uma interpelação ao leitor feita na forma de uma pergunta. Em seguida, responde a essa pergunta em sua integralidade, principalmente na segunda sentença.
d) O texto tem início com uma pergunta retórica, ou seja, uma pergunta que busca insinuar uma afirmação. O que se insinua ao longo do texto é que, para alguns segmentos da sociedade, pouco valor tem o trabalho do pesquisador hoje.
e) O texto tem início com uma pergunta. Essa pergunta é respondida parcialmente no restante do texto, cujo foco está em questionar a falta de investimentos do governo brasileiro em pesquisas.
RESOLUÇÃO:
O texto inicia com uma pergunta. No entanto, erram as alternativas A e D ao caracterizarem a pergunta como genérica e retórica, respectivamente. Trata-se de uma pergunta específica, complexa, composta por duas partes. Posteriormente, as perguntas não são respondidas. Veja que não foi dito qual o significado de fazer pesquisas sobre o trabalho e nem qual o significado do pesquisador hoje. O que houve foi uma série de argumentos truncados sobre o corte de verbas para a pesquisa.
Tal estrutura de argumentação encontra-se na alternativa B.
Resposta: B
Em 1978, o cientista John Mercer afirmou que um sinal claro de aquecimento global perigoso seria o rompimento de plataformas de gelo gigantes da Península Antártica. Isso ocorreu em 1989, 1995, 2002, 2003 e 2008; finalmente, em 2017, um iceberg gigante, do tamanho do Distrito Federal se desprendeu.
Dentre as alternativas a seguir, qual utiliza estrutura de argumentação semelhante à do texto quando se considera a associação entre a primeira e a segunda sentença?
a) A quantidade de CO2 na atmosfera atingiu em 2016 a marca de 403 partes por milhão. Há evidências diretas, do estudo de ar aprisionado em gelo na Antártida, de que essa é a maior concentração em 800 mil anos.
b) Os oceanos já se elevaram 20 cm desde o fim do século XIX. As razões foram o aquecimento da superfície do oceano e o derretimento de geleiras de montanha, da Groenlândia e da Antártida.
c) Furacões sempre existiram e não parecem estar mais frequentes hoje em dia. Porém, com o aumento de vapor na atmosfera, os cientistas dizem que essas tempestades ficarão cada vez mais intensas.
d) Na década de 1970, previu-se que, se o CO2 emitido pelo homem estivesse retendo calor na baixa atmosfera, esta aqueceria e a alta atmosfera resfriaria. A medição recente de temperatura por satélites detecta exatamente esse padrão.
e) Ao longo das últimas quatro décadas, o Ártico tem perdido cada vez mais gelo marinho no verão e ganhado cada vez menos gelo marinho no inverno. Somente uma tendência de longo prazo de aquecimento global explica isso.
RESOLUÇÃO:
Na primeira frase do texto do enunciado, levanta-se uma teoria (“um sinal claro de aquecimento global perigoso”) para a qual existe um determinado evento validador (“rompimento de plataformas de gelo gigantes”). Na segunda frase, aquele evento validador ocorre (desprendimento de plataformas de gelo gigantes).
Perceba que a mesma estrutura de argumentação é usada na letra D. Levanta-se uma teoria(CO2 retem calor na baixa atmosfera) para a qual existe um validador (aquecimento da baixa e resfriamento da alta atmosfera). Na segunda frase, confirma-se o evento validador, por meio de medições que detectaram exatamente o padrão de aquecimento da baixa e resfriamento da alta atmosfera.
Resposta: D
Autoplágio é fazer plágio de si próprio, copiando trechos seus e distribuindo-os em diferentes mídias como se fossem originais. Essa prática “consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores” (CNPq, 2011.). Ocorre quando uma pessoa apresenta uma obra com partes de outra obra de própria autoria, sem qualquer referência à obra anterior.
Para Pamplona (2011), “enquanto o plágio é crime, o autoplágio é apenas antiético, a não ser que os direitos da primeira obra não sejam mais do autor”. No Brasil, como a CAPES avalia a produtividade de seus cientistas pelo número de publicações, o autoplágio torna-se um meio de burlar a avaliação do sistema. O CNPq considera o “autoplágio” como o quarto principal “crime” cometido pelos cientistas, atrás do plágio e da criação e alteração de dados.
A aparente contradição do texto diz respeito ao fato de que
a) deixa indefinido em que consiste o plágio, do qual o autoplágio é uma subclasse.
b) compara as avaliações feitas pelo CNPq e pela CAPES como evidências de que o autoplágio é um “crime”.
c) define autoplágio como subespécie de plágio, mas, diferentemente do plágio, não qualifica o autoplágio como crime.
d) estabelece uma relação entre plágio e autoplágio, mas atribui o problema apenas aos autores.
e) equipara originalidade com fazer um trabalho novo e, ao mesmo tempo, com referência a obras anteriores.
RESOLUÇÃO:
A aparente contradição surge quando afirma-se que “enquanto o plágio é crime, o autoplágio é apenas antiético”. Ora, se o “autoplágio é fazer plágio de si próprio”, pode-se supor que o autoplágio é uma subespécie de plágio. Assim, como o plágio é crime, é razoável supor que o autoplágio também seria.
Encontramos isso na letra C.
Resposta: C
Cientistas afirmam que o homem está acrescentando ao efeito estufa natural gases resultantes da indústria e da agricultura (chamados também de emissões), levando a uma retenção maior da energia solar e aumentando a temperatura do planeta. Isso é o que costuma se chamar hoje de aquecimento global.
Avalie as argumentações a seguir e assinale aquela que aborda tema semelhante ao do texto e utiliza de falácia na estrutura de argumentação. Para todos os efeitos, considere, em cada alternativa, que a afirmação de cada uma das frases é verdadeira, mas não necessariamente a associação entre elas.
a) O mais importante dos gases do efeito estufa, em termos de impacto no aquecimento, é o vapor d’água. Porém, suas concentrações apresentam mudanças pequenas que persistem na atmosfera apenas por alguns dias.
b) Catorze dos 19 países cujas emissões ultrapassam 300 toneladas de dióxido de carbono per capita se beneficiaram do aquecimento global, tendo um crescimento médio adicional de 13% no PIB.
c) Outros gases do efeito estufa, como o metano, também são emitidos em atividades humanas. Contudo, a concentração de tais gases é pequena em comparação à do dióxido de carbono.
d) O aquecimento global ainda é tema controverso entre a maioria dos cientistas. Em um painel de 12 mil artigos sobre mudança climática, há 300 artigos que não reconhecem que o fenômeno seja real ou causado por humanos.
e) O gás carbônico (CO₂) persiste por muito mais tempo (levaria séculos para retornarmos aos níveis pré-industriais). Porém, uma parte do CO₂ pode ser absorvido por reservatórios naturais como os oceanos.
RESOLUÇÃO:
O enunciado pediu para, dentro das alternativas de resposta, selecionarmos aquela que aborda tema semelhante ao do texto (aquecimento global/efeito estufa) e que utiliza de falácia na sua argumentação. Analisemos as alternativas:
a) O mais importante dos gases do efeito estufa, em termos de impacto no aquecimento, é o vapor d’água. Porém, suas concentrações apresentam mudanças pequenas que persistem na atmosfera apenas por alguns dias.
O tema abordado é semelhante. No entanto, não se percebe a presença de falácia na argumentação.
b) Catorze dos 19 países cujas emissões ultrapassam 300 toneladas de dióxido de carbono per capita se beneficiaram do aquecimento global, tendo um crescimento médio adicional de 13% no PIB.
O tema abordado é semelhante. No entanto, não se percebe a presença de falácia na argumentação.
c) Outros gases do efeito estufa, como o metano, também são emitidos em atividades humanas. Contudo, a concentração de tais gases é pequena em comparação à do dióxido de carbono.
O tema abordado é semelhante. No entanto, não se percebe a presença de falácia na argumentação.
d) O aquecimento global ainda é tema controverso entre a maioria dos cientistas. Em um painel de 12 mil artigos sobre mudança climática, há 300 artigos que não reconhecem que o fenômeno seja real ou causado por humanos.
O tema abordado é semelhante. Ao justificar a afirmação de que o aquecimento global é controverso, o texto informa que 300 de 12 mil artigos não reconhecem que o aquecimento global seja um fenômeno real ou causado por humanos. Ora, 300 em 12 mil representam apenas 2,5%. Ou seja, 97,5% dos cientistas concordam que o fenômeno seja real ou causado por humanos. Assim, temos aqui uma convergência de ideias predominantemente, e não controvérsia. Por isso, o argumento é falso. Em outras palavras, percebe-se a presença de falácia na argumentação.
e) O gás carbônico (CO₂) persiste por muito mais tempo (levaria séculos para retornarmos aos níveis pré-industriais). Porém, uma parte do CO₂ pode ser absorvido por reservatórios naturais como os oceanos.
O tema abordado é semelhante. No entanto, não se percebe a presença de falácia na argumentação.
Resposta: D
Em certo país, foi elaborada e entrou em vigência a Lei de Proteção ao Trabalho da Mulher (LPTM), visando garantir que não houvesse discriminação de trabalhadoras em seus locais de trabalho e tampouco demissões injustas de mulheres. Contudo, no ano seguinte à vigência da lei, houve um aumento acentuado no desemprego entre as mulheres.
Qual das alternativas a seguir melhor explica essa aparente discrepância?
a) Grande número de mulheres optou por não exercer atividade profissional formal, e isso influenciou no cenário verificado após a LPTM.
b) Sabendo que a LPTM estava em discussão, as empresas demitiram massivamente mulheres enquanto ainda tinham possibilidade, sem serem penalizadas.
c) As empresas passaram a evitar contratação de mulheres, não querendo lidar com questões de discriminação por gênero no local de trabalho.
d) Segundo dados oficiais, o desemprego entre os homens tem permanecido significativa e consistentemente elevado ao longo do tempo.
e) Não existe nem foi proposta ou reivindicada lei que tivesse como propósito influenciar positivamente a contratação de mulheres pelas empresas.
RESOLUÇÃO:
Analisando as alternativas:
a) Grande número de mulheres optou por não exercer atividade profissional formal, e isso influenciou no cenário verificado após a LPTM.
Poderia ser uma explicação, mas parece pouco provável que num cenário em que as condições para o trabalho da mulher melhoraram, elas queiram em sua maioria não exercer atividade profissional formal.
b) Sabendo que a LPTM estava em discussão, as empresas demitiram massivamente mulheres enquanto ainda tinham possibilidade, sem serem penalizadas.
O aumento acentuado no desemprego entre as mulheres se deu durante a vigência da lei, não na fase de discussão, como a alternativa levar a crer.
c) As empresas passaram a evitar contratação de mulheres, não querendo lidar com questões de discriminação por gênero no local de trabalho.
Essa é a alternativa que melhor explica o que ocorreu. Com a criação da lei, as empresas preferiram não contratar mais mulheres, de forma a evitar o conflito trabalhista que pode surgir com base na nova lei.
d) Segundo dados oficiais, o desemprego entre os homens tem permanecido significativa e consistentemente elevado ao longo do tempo.
Isso não explica o aumento acentuado do desemprego entre as mulheres.
e) Não existe nem foi proposta ou reivindicada lei que tivesse como propósito influenciar positivamente a contratação de mulheres pelas empresas.
Poderia ser uma explicação, mas é bem menos plausível do que o motivo alegado na alternativa C.
Resposta: C
Estimulados por um movimento iniciado na cidade Alfa, cidadãos de diversos estados foram às ruas em mais de uma ocasião para afirmar que a vida da Floresta importa. Mas o fato é que, lamentavelmente, não importa se formos à realidade.
Sejam apresentadas as seguintes informações:
I. Pesquisas apontam que o referido movimento é desconhecido de boa parte da população.
II. A proporção de desmatamento na Floresta Amazônica é inferior àquela no Pantanal.
III. Políticas públicas de valorização da Floresta estão sendo cada vez mais esvaziadas por mero descaso.
A(s) informação(ões) que, se verdadeira(s), fortalecem o argumento exposto na segunda sentença do texto é(são):
a) II e III, apenas.
b) I, apenas
c) I e II, apenas.
d) III, apenas.
e) II, apenas.
RESOLUÇÃO:
Na segunda sentença do texto menciona-se que a vida na Floresta não importa. Vamos verificar quais afirmações fortalecem isso:
II. A proporção de desmatamento na Floresta Amazônica é inferior àquela no Pantanal.
O fato de que a proporção de desmatamento na Floresta Amazônica é inferior àquela no Pantanal não reforça que a vida na Floresta não importa. Se o desmatamento na Floresta fosse superior ao do Pantanal, poderíamos dizer que a vida na Floresta não importa.
III. Políticas públicas de valorização da Floresta estão sendo cada vez mais esvaziadas por mero descaso.
Esse fato, com certeza, guarda grande relação com o fato de que a vida na Floresta não importa.
Deixamos a análise da afirmação I por último. Veja que já até agora, somente III fortalece o argumento exposto. Como não temos a opção “I e III, apenas”, já poderíamos marcar a alternativa D.
No entanto, vamos verificar a informação I.
I. Pesquisas apontam que o referido movimento é desconhecido de boa parte da população.
O fato de que o movimento é desconhecido não reforça que a vida na Floresta não importa. O fato de existir esse movimento, na verdade, vai na contramão, no sentido de dizer que importa.
Portanto, ficamos com a alternativa D.
Resposta: D
Não deixe de conferir nossos cursos para a ANPAD e bons estudos!
550 questões resolvidas (em PDF) de Raciocínio Lógico, Analítico e Quantitativo para Teste ANPAD
Hugo Lima
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Hugo Lima • 10 de agosto de 2021
Olá pessoal. O TESTE ANPAD – Edição Setembro/2021 está com inscrições abertas. Você tem até 20/08/2021 para fazer sua inscrição. A realização do teste ocorrerá apenas em 26/09/2021. Com isso você tem tempo suficiente para se preparar com a gente para o próximo teste Anpad. Não deixe de conferir nossos cursos para a ANPAD: 550 […]
Hugo Lima • 10 de agosto de 2021
O Teste ANPAD de junho se aproxima. A prova será aplicada em 27/06/2021. As inscrições já estão abertas no site da ANPAD e se encerram dia 07/06/2021. Devido a situação atual por conta da pandemia da Covid-19, a Edição de Junho de 2021 do Teste ANPAD será realizada única e exclusivamente em versão on-line, tanto na […]
Hugo Lima • 10 de agosto de 2021
Olá pessoal. O TESTE ANPAD – Edição Fevereiro de 2021 ocorreu em 28/02/2021 às 9h. O próximo, edição de junho, ocorrerá apenas em 27/06/2021. Com isso você tem tempo suficiente para se preparar com a gente para o próximo teste Anpad. Não deixe de conferir nossos cursos para a ANPAD: 550 questões resolvidas (em PDF) […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.