Arthur Mendonça • 05/08/2019
05/08/2019Olá, concurseiro! Espero que você tenha tido um bom desempenho na prova do TRF4 desse último final de semana. A seguir, meus comentários a respeito das questões da parte de bancos de dados.
Confira AS MELHORES OPORTUNIDADES após o TRF 4 neste link.
Como estudar TI para o TRF3 (cargos de TI)?
Achei a prova tranquila, sem grandes novidades relativas ao que a FCC vem cobrando nos últimos anos. À primeira vista, todas as minhas respostas bateram com o gabarito oficial da banca!
38. Em uma tabela chamada itemfatura há diversos registros em que constam o mesmo valor no campo idfatura. Para mostrar a quantidade de valores de idfatura diferentes que estão cadastrados na tabela, utiliza-se o comando
(A) SELECT DISTINCT (idfatura) FROM itemfatura;
(B) SELECT * FROM itemfatura WHERE idfatura IS DIFFERENT;
(C) SELECT SUM(DISTINCT idfatura) FROM itemfatura;
(D) SELECT COUNT(DISTINCT idfatura) FROM itemfatura;
(E) SELECT COUNT(DIFFERENT idfatura) FROM itemfatura;
RESOLUÇÃO:
Veja que o que se quer retornar é somente a quantidade de valores distintos para idfatura dentro da tabela itemfatura. Não é necessário que se liste esses valores.
Assim, iremos utilizar a função de agregação COUNT, associada ao comando DISTINCT para considerar valores repetidos uma única vez. O comando resultante irá seguir a seguinte estrutura:
SELECT COUNT(DISTINCT <campo>) FROM <tabela>;
Logo, nossa resposta é a letra D.
Gabarito: D
39. Uma Analista digitou o comando TRUNCATE TABLE processos; em um banco de dados SQL aberto em condições ideais para:
(A) excluir os dados da tabela, mas não a tabela em si.
(B) excluir a estrutura da tabela e os dados nela contidos.
(C) juntar a tabela aberta na memória com a tabela processos.
(D) bloquear a tabela processos para uso exclusivo de seu usuário.
(E) editar a estrutura da tabela em modo gráfico.
RESOLUÇÃO:
Ao se utilizar o comando TRUNCATE TABLE o propósito é remover todos os registros de uma tabela, sem a possibilidade da definição de uma cláusula WHERE, como acontece no comando DELETE. Esse comando, apesar de ser considerado um comando DDL, não remove a estrutura do objeto, mas somente seu conteúdo.
Gabarito: A
40. Em um banco de dados há duas entidades: Processo(idProcesso é PK) e Advogado (idAdvogado é PK). Um advogado pode trabalhar em vários processos diferentes e cada processo pode ter diversos advogados. Tal característica permite concluir que as entidades Processo e Advogado estabelecem uma relação n:m e, por isso,
(A) o atributo idProcesso deve ser colocado na entidade Advogado e idAdvogado deve ser colocado na entidadeProcesso.
(B) os atributos idProcesso e idAdvogado deverão ser chave estrangeira em uma entidade associativa entre Advogado eProcesso.
(C) devem formar uma única entidade pela união de seus atributos, com chave primária composta por idProcesso eidAdvogado.
(D) devem ser ligadas por meio de uma relação de herança onde a entidade Processo herda a entidade Advogado.
(E) será necessária uma entidade associativa entre elas, sem chave primária, mas com chave estrangeira composta poridProcesso e idAdvogado.
RESOLUÇÃO:
Nos bancos de dados relacionais, quando estamos criando um relacionamento m:n ou n:m, é necessária a criação de uma tabela associativa entre ambas as partes envolvidas. O relacionamento, assim, será decomposto em dois relacionamentos 1:n.
Assim, a tabela de ligação terá duas chaves estrangeiras, uma apontando para cada uma das outras tabelas envolvidas. Sua chave primária será dada justamente pela composição dessas chaves estrangeiras.
Analisando as alternativas, vemos que a única que está de acordo com o procedimento descrito é a letra B.
Gabarito: B
41. Utilizando operações típicas de On-line Analytical Processing − OLAP, um Analista pretende obter dados para análise bimestral dos processos da cidade de Porto Alegre. Considerando que essa busca implica obter um nível maior de detalhe, uma vez que foca em um bimestre de uma dada cidade e não em um ano de todo o estado, por exemplo, a operação OLAP ideal para ser utilizada é
(A) slice.
(B) rotation.
(C) drill-down.
(D) roll-up.
(E) dice.
RESOLUÇÃO:
As operações OLAP permitem a navegação no modelo de dados multidimensional em seus diversos níveis hierárquicos. Dentro das hierarquias, são comuns as operações de drill-down, que visa navegar para um maior nível de detalhe dentro da hierarquia, e roll-up, que faz o processo inverso, subindo para um nível de maior agregação e menor detalhe.
Assim, o processo de aumento no nível de detalhe, observado ao se sair de ano para bimestre ou de estado para cidade, é adequado à operação de drill-down.
Gabarito: C
42. Infringe a terceira forma normal uma entidade na qual haja a presença de um atributo
(A) que possui restrição de entrada decorrente do uso de constraint check
(B) que é chave estrangeira mas não faz parte da chave primária composta
(C) que é chave estrangeira e também parte da chave primária composta
(D) cujo valor é resultante da multiplicação de valores contidos em dois outros atributos.
(E) cujo valor é totalmente dependente de ambos os atributos da chave primária composta.
RESOLUÇÃO:
A 3FN determina que não deve haver dependências transitivas no modelo. Esse tipo de dependência se dá quando o valor de um atributo pode ser determinado pelo valor de algum outro atributo (ou conjunto de atributos) não chave.
Um exemplo clássico é o atributo Valor Total, que pode ser obtido através da multiplicação entre Valor Unitário e Quantidade. É exatamente a situação descrita na letra D, em que o valor do atributo é determinado pela multiplicação de outros dois.
Gabarito: D
Arthur Mendonça
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Jornalismo Direção Concursos • 6 de agosto de 2019
Acesse o Gabarito TRF4 de Direito Civil, prova comentada e sugestões de recursos para Analista Judiciário e Técnico Judiciário.
Victor Dalton • 6 de agosto de 2019
Olá pessoal! A FCC acabou de divulgar os cadernos de prova e gabaritos oficiais do concurso do TRF4. Confira AS MELHORES OPORTUNIDADES após o TRF 4 neste link. Como estudar TI para o TRF3 (cargos de TI)? Vamos às questões do cargo de Técnico Judiciário, Especialidade Tecnologia da Informação, Caderno de Prova 06 Tipo 001. […]
Arthur Mendonça • 6 de agosto de 2019
Olá, concurseiro! Espero que você tenha tido um bom desempenho na prova do TRF4 desse último final de semana. A seguir, meus comentários a respeito das questões da parte de bancos de dados. Confira AS MELHORES OPORTUNIDADES após o TRF 4 neste link. Como estudar TI para o TRF3 (cargos de TI)? Achei a prova […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.