Recurso de Discursivas (todos os concursos e cargos)

Curso - Recurso de Discursivas (todos os concursos e cargos)

CONCURSOS

Recurso de Discursivas

Recurso de Discursivas para Concursos Públicos – Seu Direito à Correção Justa

O Recurso de Discursivas é uma ferramenta essencial para candidatos que se sentiram prejudicados com a correção de suas provas escritas em concursos públicos. Criado especialmente para enfrentar correções injustas ou mal fundamentadas, o recurso busca garantir o direito à ampla defesa e à transparência nos critérios avaliativos, princípios assegurados em todo certame público sério.

Seu principal objetivo é revisar a correção da banca examinadora, apontando com precisão técnica e embasamento jurídico e gramatical as inconsistências na avaliação da discursiva. Muitas vezes, notas são atribuídas de forma genérica, com cortes indevidos ou interpretação restritiva do conteúdo — e é aí que o recurso atua, trazendo clareza, argumentos consistentes e, principalmente, respaldo legal.

Consequências diretas da utilização do recurso:

  • Possibilidade real e concreta de aumento na nota final da prova discursiva;
  • Reversão de desclassificações ou mudanças significativas na colocação do candidato;
  • Abertura de novas oportunidades em fases seguintes do concurso, inclusive convocação para nomeação.

Desdobramentos positivos são frequentes: há diversos casos em que candidatos, inicialmente eliminados por décimos, alcançaram a lista de aprovados após o deferimento do recurso. A produção técnica, feita por especialistas com experiência em correções discursivas de diferentes bancas, leva em consideração o edital, os critérios da banca e os argumentos mais eficazes dentro da legalidade.

Por que investir neste produto?
Porque não se trata apenas de contestar uma nota: trata-se de defender com firmeza o seu esforço e garantir a justiça do processo seletivo. Com alto índice de êxito, o Recurso de Discursivas já ajudou inúmeros candidatos a recuperarem posições valiosas e seguirem firmes na disputa por vagas em concursos públicos.

Além disso, o Direção Concursos possui amplo know-how no tema, tendo em vista a massiva aprovação de seus alunos em concursos públicos espalhados por todo o Brasil, fruto de uma preparação consistente, de um corpo técnico qualificado e, também, do manejo inteligente e eficaz dessa ferramenta. O domínio sobre a produção de recursos já virou uma das marcas registradas do Direção — e pode ser o seu diferencial agora.

Se você acredita que sua resposta foi melhor do que a nota atribuída, este é o momento de agir com técnica, segurança e embasamento. O Recurso de Discursivas é o seu aliado na busca por uma avaliação justa — e, muitas vezes, pode ser o divisor de águas entre a eliminação e a aprovação. 

Confira os professores

Os professores do Direção são aprovados nos concursos mais difíceis do país.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar

Depoimentos

Maísa

Maísa

Assistente em Administração na UFPB

Assinei no Direção um pacote com foco no cargo para o qual eu iria prestar o concurso. Achei o material muito bem elaborado e rico em detalhes. Parecia até que os professores estavam ao meu lado conversando comigo. Eu indicaria o Direção porque eles entregam bem mais do que prometem. Havia no material muito mais informação do que eu iria precisar. Sem contar as aulas disponibilizadas gratuitamente no Youtube. Gostei muito dos professores, em especial cito o professor Erick Alves que simplesmente dá um show de conhecimento e simpatia em suas aulas. Para aqueles que ainda estão na caminhada pelo seu cargo público, digo: É difícil, mas não é impossível. Acreditem. Sigam em frente. Ao Direção Concursos, o meu muito obrigada!
Henrique Napoleão

Henrique Napoleão

Aprovado no Concurso TCU

O material do Direção é muito completo, ele tem um nível de profundidade realmente adequado para quase todas disciplinas, ele é bem amplo e ele é bem específico, então no geral é um material excelente, com professores muito didáticos, além disso os professores são muito acessíveis também. O Direção é um curso excelente. Recomendo bastante.
Armando Garcia

Armando Garcia

Aprovado para Auditor Fiscal da Receita Federal

Primeiramente, a qualidade dos professores, realmente eu não tenho nada a reclamar, da qualidade das aulas dos professores, não tem um professor que eu diga esse cara é ruim, não tem! Contabilidade, você (Igor Cintra) é muito bom, o professor Erick Alves é muito bom, professora Nathália Masson... Eu poderia passar um tempão nomeando os professores, então assim, eu acho que a qualidade dos professores é muito boa, o material em PDF também é muito bom, mas se eu pudesse destacar uma coisa, que é diferenciada do Direção, é a Turma dos Feras, é muito bom, porque a direção que é dada ali, na véspera de prova, foi muito top, o da Receita foi na medida. Me deixou bem confiante para a prova, e na hora da prova tinha várias coisas que os professores tinham falado ali.
Daniel de Holanda

Daniel de Holanda

Auditor Fiscal da Receita Federal

O Direção me impressionou muito no estudo pro Tribunal de Contas e para a Receita Federal pela qualidade do material, muito bem escrito, com pessoas com muito conhecimento e isso faz com que a gente sinta confiança no material, goste de estudar, é atrativo, é muito bom...Basicamente o conteúdo do material, acho que é o grande diferencial, os professores são de excelente qualidade, todos gabaritados, todos com um dos mais excelentes cargos da administração pública.Eu sempre gostei muito e indico, indico demais porque é um excelente cursinho! Esse programa das entrevistas foi muito fundamental na minha derrota no ano passado para que eu pudesse enxergar o que eu errei e corrigir minha rota.E além das aulas vocês(Direção Concursos), que fizeram um cronograma na Turma dos Feras, e isso é muito bom, porque o aluno, além de ter que estudar, ele tem que perder tempo fazendo um cronograma, num pós- edital é muito complicado, é uma avalanche de informação, então vocês terem feito isso é muito bacana, porque quando eu me sentia perdido, eu ia para a tela lá, eu ia pra aula de sábado, pra aula de noite, então assim, vocês me ajudavam a não ficar perdido no volume de matérias.
Maria Luiza Kunert

Maria Luiza Kunert

Conselheiro-Substituto para TCE PB, TCE MG, TCE ES e TCDF

"Eu acompanho desde o começo né, o professor Erick Alves, o professor Mário Machado, o professor Arthur Lima, e eu sempre achei esses professores muito bons... Em termo de material do Direção que eu usei muito, muito mesmo, eu usei o seu (Marcel Guimarães) material, tanto para AFO, quanto para Contabilidade Pública, aquela sua (Marcel Guimarães) aula de precatória ela já me deu várias questões nas provas objetivas e discursivas. Um material que eu uso muito, muito mesmo e que eu recomendo sempre é a Lei de Responsabilidade Fiscal Esquematizado do professor Sérgio Machado, acho excelente! Outro professor do Direção que eu adoro, acho o melhor da matéria é o Daniel Negreiros em Análise de Demonstração Contábeis, ele é muito bom, excelente! Gosto também do professor Jetro Coutinho em Auditoria Governamental, era uma matéria que quando eu comecei a estudar teve muita mudança nos Normativos de Auditoria, e ele trouxe isso numa maneira mais leve assim, que ficava mais eficiente. Antes, já a algum tempo, eu usei bastante o material de Controle do professor Erick Alves, usei também alguns materiais de Constitucional da Nathália Masson, gosto muito dela, acho ela uma professora muito boa... Eu sempre acompanhei também muita coisa do canal do Direção, essas revisões da pré-prova, revisões de véspera, sempre assisti, acho bem boas."
Laura Costa

Laura Costa

9° Lugar Banco do Brasil

"Eu gostei muito de ter aulas gravadas e aulas escritas, porque dependendo da matéria eu fluía melhor vendo ou lendo a aula, por exemplo em informática, eu adorava ver as aulas, eu achava muito didático, eu gostava que colocava as questões no slide logo depois da explicação, porque a gente já vai vendo a aplicabilidade do assunto, e em Vendas e Negociação, eu adorava o material do professor, era muito didático, era incrível, eu realmente me divertia estudando, e logo depois ele mandava uma lista gigante de exercícios, que é muito importante, eu adorava aquele monte de questões. Os simulados, a correção em vídeo dos simulados também.. eu fiquei muito feliz, que tinha o professor lá pra te explicar, com o passar do tempo que eu fui testanto o curso, fui aprendendo, eu fiquei muito satisfeita, o material era muito bem pensado."