Logo Direção Concursos
Pesquisa

Ação da polícia do Rio em sequestro foi legal? Veja opinião de especialista

Ação da polícia do Rio em sequestro foi legal? Veja opinião de especialista

Na manhã desta terça-feira (20), após sequestrar um ônibus na ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, um homem foi baleado e morto por um atirador de elite do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Após o fim da operação, os 37 reféns acabaram liberados sem ferimentos, segundo informações da Polícia Militar do estado.

Na opinião do professor Alexandre Salim, professor de Direito Penal e Processo Penal do Direção Concursos, os policiais agiram em legítima defesa de terceiros (art. 23, II, do CP), no estrito cumprimento de dever legal (art. 23, III, do CP) e em legítima defesa putativa (art. 20, par. 1, do CP).

O professor utilizou uma rede social particular para emitir seu ponto de vista.

Vale frisar que Alexandre Salim também é promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O parecer do professor é baseado nas informações veiculadas pela imprensa.

Confira a publicação

Segurança é prioridade do governador

Uma das grandes bandeiras da campanha do governador Wilson Witzel foi a segurança pública. Declarações de impacto e atuações polêmicas a parte, o chefe do Executivo está aumentando o quadro de pessoal das polícias civis e militares.

Em maio, Witzel afirmou que pretende ter cinco mil policiais militares nas ruas. Para alcançar a meta, um novo concurso PM RJ tem de ser lançado.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro também deve ganhar reforços em breve. Um novo concurso PC RJ já está programado para 2019. Já foram mil vagas autorizadas e as etapas do certame já foram definidas.

O governador esteve presente, inclusive, no episódio do sequestro do ônibus. Ele chegou a vibrar ao descer do helicóptero do governo:

As vagas serão distribuídas da seguinte maneira:

  • 100 vagas para delegado;
  • 500 vagas para inspetor;
  • 100 vagas para investigador;
  • 100 vagas para perito legista;
  • 80 vagas para técnico em necropsia;
  • 60 vagas para auxiliar de necropsia;
  • 60 vagas para perito criminal.

Para conferir os nossos cursos para a PC RJ, clique aqui.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.