Logo Direção Concursos
Pesquisa

Aposentadorias no serviço público federal em 2019 superam números de 2018

Aposentadorias no serviço público federal em 2019 superam números de 2018

A reforma da Previdência está deixando servidores em polvorosa. Aqueles que fazem parte do funcionalismo público estão se movimentando com celeridade para pleitearem suas aposentadorias.

Em todo o ano de 2018, o número total de aposentadorias foi de 18.835, quanto em seis meses deste ano (2019) já ultrapassam os 20,6 mil.

Por outro lado, na iniciativa privada o número de pedido de aposentadorias diminuiu, se levarmos em conta o mesmo período: em 2018, foram 1,4 milhão de novos pedidos. Em 2019, esse número caiu para 876.836.

Onde estão localizados esses servidores?

Grande parte dos servidores federais aposentados ultimamente está localizada no Sudeste do país. São 35%.

Já em questão de gênero, há quase um “empate técnico” com 50,1% de pedidos de mulheres e 49,9% de pedidos realizados por homens.

Quando se trata de cargos que exigem ensino médio (e intermediário) ou superior, a maioria são daquela, com cerca e 68% do total.

De todos, 98,2% receberam aposentadoria integral. Outro dado importante é que os que se aposentaram recebendo o mesmo salário quando na ativa tinha aproximadamente 61 anos.

Quais órgãos têm mais aposentados?

Os órgãos que mais tiverem servidores aposentados, segundo dados disponíveis no Painel Estatístico de Pessoal, foram:

  • Ministério da Economia: 32,47% (6.705)
  • Ministério da Saúde: 25,94%
  • Ministério da Educação: 20,95%

Quais fatores ajudaram para composição desses dados?

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF, a reforma da Previdência não é, por si só, responsável por todos esses dados.

Oton Pereira, presidente do Sindsep-DF, diz que, em janeiro de 2019, foi paga a última parcela da gratificação de desempenho firmada em 2015:

“Isso fez com que as pessoas se aposentassem. Não havia mais nenhuma vantagem em continuar no serviço público”

“A máquina pública federal vai ter um prejuízo enorme, está perdendo toda a sua memória, seu patrimônio em termos de recursos humanos. A sociedade vai sentir essa falta, porque é uma irresponsabilidade você perder todo esse patrimônio que é o funcionalismo do governo”, continuou.

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.