Torgan Magalhães • 12/12/2024
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com um pedido na Justiça para que quatro questões do Bloco 4 do CNU (Concurso Nacional Unificado) sejam anuladas!
A Ação Civil Pública do MPF aponta que há indícios de erros nas questões 33, 35, 37 e 39 (o gabarito 1 foi utilizado como referência). Um parecer assinado indica que a questão 33 não apresenta nenhuma alternativa que possa ser considerada correta.
As demais questões teriam mais de uma resposta correta entre as alternativas apresentadas aos candidatos. Com isso, a ACP solicita que a União e a Fundação Cesgranrio, banca do certame, anule as questões ou suspendam as etapas seguintes no prazo de 48 horas, sob pena de multa diário de, pelo menos, R$ 20 mil, até que uma decisão definitiva sobre a anulação das questões seja realizada.
Veja as questões abaixo:
Questão 33
O National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) define como espaço confinado “todo o espaço com passagens limitadas de entrada e saída, com ventilação natural deficiente, que contém ou produz contaminantes perigosos do ar e que não é destinado a ocupação humana contínua”.
Pela Norma Regulamentadora (NR) no 33, considera-se atmosfera perigosa aquela em que exista:
Questão 35
Levando-se em consideração as exigências do mundo moderno, em que as empresas buscam uma produtividade cada vez maior para atender demandas do mercado, qual área da ergonomia visa a um equilíbrio entre as exigências do trabalho aos limites e capacidades do homem?
Questão 37
A multicausalidade das doenças relacionadas ao trabalho pode ser um fator de dificuldade para estabelecer a relação dessas doenças com a exposição ocupacional. O câncer é um desses agravos, com múltiplos componentes relacionados com o seu surgimento.
Dessa forma, a seguinte atividade profissional apresenta uma associação definida com um determinado tipo de câncer:
Questão 39
A sobrecarga do trabalho é uma das dimensões mais importantes para avaliar estresse ocupacional. A respeito dessa avaliação, o que representa uma resposta de um trabalhador a essa sobrecarga?
Com a anulação das quatro questões, o Ministério Público Federal solicita que a pontuação referente a elas seja dada a todos os participantes, o que exige em revisão da lista de classificados nas próximas etapas do CNU.
Importante lembrar que esta não é a primeira vez que o Bloco 4 do Concurso Nacional Unificado se envolve em polêmica. Isso porque as provas haviam sido suspensas, em outubro de 2024, devido a uma situação ocorrida em Recife/PE, onde uma sala teve cerca de 11 minutos de acesso ao caderno de provas da tarde, ainda no turno da manhã.
A retomada ocorreu após a Advocacia-Geral da União entrar com Agravo de Instrumento, com pedido de efeito suspensivo da decisão.
Veja a Ação Civil Pública na íntegra!
Ei, concurseiro(a), você que fez o CNU quer continuar a sua preparação para as inúmeras oportunidades desde ano e do próximo?
Então, faça parte de um grupo exclusivo de alunos que irão receber materias gratuitos, participar de lives com os nossos especialistas e muito mais! Isso tudo será apenas para aqueles que estão compromissados em mudar de vida.
Entre AGORA no botão abaixo:
QUERO SABER FAZER PARTE DO GRUPO EXCLUSIVO
Um novo cronograma para o Concurso Nacional Unificado (CNU) foi divulgado no dia 21 de novembro, considerando as etapas que deverão ser realizadas pelos candidatos reintegrados.
Confira, a seguir, as novas datas:
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.