Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

CNU: candidatos dizem ter recebido caderno de provas antecipadamente

CNU: candidatos dizem ter recebido caderno de provas antecipadamente

O Concurso Nacional Unificado (CNU) teve suas provas aplicadas no dia 18 de agosto, e o certame segue repercurtindo, porém, não apenas positivamente.

A equipe de jornalismo do Direção Concursos teve acesso a um pedido de providências enviado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), onde a candidata Roseane Batista Leite alega que ela e outros candidatos tiveram acesso antecipado ao caderno de prova de conhecimentos específicos do bloco 4, que seria aplicado no turno da tarde, ainda no período da manhã.

Segundo a denúncia feita por candidatos que realizaram as provas na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jornalista Trajano Chacon, localizada no município de Recife/PE, os fiscais de prova de uma das salas, no turno da manhã, teriam rompido o lacre do envelope em que estavam os cadernos de prova de conhecimentos específicos do bloco 4, que seriam aplicados apenas no turno da tarde, e distribuíram eles entre os candidatos presentes.

Dessa forma, Roseane alega ter tido acesso antecipadamente ao caderno de provas, e até mesmo ter chegado a folhear e ler por completo a primeira questão da prova, além disso, ele afirma que chegou a escrever seu nome no caderno.

Ainda segundo a denúncia, após ter percebido que o documento recebido não se tratava do caderno de provas do turno matutino, a candidata alertou os fiscais de prova, que recolheram as provas e em seguida voltaram à sala com os cadernos de prova corretos.

Por conta do ocorrido, os candidatos teriam solicitado aos fiscais o tempo adicional de 11 minutos para realização das provas da manhã, o que foi concedido.

Teria sido solicitado, também, que o ocorrido constasse em Ata, porém, os fiscais teriam afirmado que não haveria documento desta natureza e orientaram Roseane a noticiar o fato pela internet, pelos canais de denúncia da Cesgranrio e pelo fala.br, o que a candidata alega ter feito ao fim das provas da manhã. Inclusive, ao relatar o ocorrido pelo canal de denúncia, Roseane citou que o tema da primeira questão seria sobre “Motivação” e “Maslow”.

No período da tarde, ao retornarem para realizar as provas de conhecimentos específicos, os fiscais de prova teriam mostrado aos candidatos o mesmo envelope que havia sido violado indevidamente pela manhã. Além disso, a denunciante afirma que recebeu o mesmo caderno de provas que já havia sido assinado com seu nome antecipadamente, no turno da manhã.

Dessa forma, o pedido de providências solicita que seja feita apuração e elucidação dos acontecimentos citados anteriormente.

A equipe de jornalismo do Direção Concursos entrou em contato com o MGI e com a Cesgranrio para obter mais informações sobre a situação apresentada.

Confira, abaixo, relato feito pela candidata em postagem de rede social:

O MGI se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. Veja:

O Ministério da Gestão informa que teve ciência de episódio ocorrido em um dos locais de aplicação da prova e tomou medidas de segurança no próprio dia de realização do Concurso Público Nacional Unificado.Neste local, os fiscais entregaram, por engano, o caderno das provas da tarde no período da manhã. O envelope com os cadernos de provas da tarde foi lacrado novamente e ficou sob guarda da fiscalização e do certificador externo do Ministério da Gestão. Permaneceram sob sigilo até a sua aplicação no turno da tarde.Essa situação foi identificada e corrigida imediatamente, com a troca das provas, antes do inícios das provas no período matutino, portanto, não afetou a aplicação nem o sigilo das informações.

Ministério da Gestão e Inovação sobre o acontecido em Recife/PE.

O que fazer pós-CNU?

Enfim chegamos ao final da sua jornada de preparação para o CNU. Foram dias de muito eforço e dedicação que te trouxeram até aqui.

Mas concurseiro(a), seus estudos não podem parar! Ainda existem inúmeras oportunidades em concursos públicos que você poderá conquistar neste ano e no próximo.

Por isso, montamos um e-book gratuito com dicas do que fazer após o CNU. É gratuito, toque no botão abaixo:

QUERO SABER O QUE FAZER DEPOIS DO CNU

Panorama do CNU

Com edital publicado em janeiro de 2024, o Concurso Nacional Unificado (CNU), ofertou 6.640 vagas de níveis médio e superior para 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em oito blocos temáticos, a serem segmentadas da seguinte maneira:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

As provas objetivas e discursivas foram aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, no domingo (18/8), em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

gabarito preliminar das provas objetivas foi divulgado na última terça-feira (20/8), pela Fundação Cesgranrio.

Grupo exclusivo pós-CNU!

Ei, concurseiro(a), você que fez o CNU quer continuar a sua preparação para as inúmeras oportunidades desde ano e do próximo?

Então, faça parte de um grupo exclusivo de alunos que irão receber materias gratuitos, participar de lives com os nossos especialistas e muito mais! Isso tudo será apenas para aqueles que estão compromissados em mudar de vida.

Entre AGORA no botão abaixo:

QUERO SABER FAZER PARTE DO GRUPO EXCLUSIVO

Resumo

Estude com quem APROVA

Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.

Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.

Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!

Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.