Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

CNU: candidatos “sem bolinha” terão provas corrigidas; confira!

CNU: candidatos “sem bolinha” terão provas corrigidas; confira!

Martelo batido! O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou nesta quinta-feira (21/11), que os candidatos que não marcaram o tipo de gabarito serão reintegrados ao Concurso Nacional Unificado (CNU)!

Em decorrência da decisão, 32.260 novos candidatos ficam habilitados à correção da prova discursiva, dessa forma, foi necessário estabelecer um novo cronograma para as etapas previstas. Vale destacar que todos os candidatos já habilitados permanecem no certame.

A decisão foi tomada após acordo com participação de membros do Ministério Público Federal, membros da Advocacia-Geral da União, representada por integrantes da Procuradoria Regional da União na 1ª Região, da Procuradoria-Geral da União e da Consultoria Jurídica junto ao MGI, além da Fundação Cesgranrio, foi submetido à homologação pelo Desembargador Federal Carlos Pires Brandão, do TRF da 1ª Região.

Os pontos estabelecidos foram os seguintes:

a) evitar a eliminação dos candidatos do CPNU que, no cartão-resposta, deixaram de cumprir uma das diretivas de segurança contidas no item 9, letra “f”, do caderno de provas, diante da possibilidade de se identificar o tipo de prova por outros critérios;

 b)  garantir a correção, em quantidade equivalente à dos candidatos de ampla concorrência, nos termos do item 7.1.2.2.1 do Edital e da Instrução Normativa MGI nº 23/2023, das provas discursivas e redações de candidatos concorrendo a vagas reservadas para negros que atingiram a nota mínima; e

 c) proceder à retificação dos editais dos Blocos 4 e 5 do CPNU para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), de modo a incluir a prova de títulos como etapa classificatória, nos termos exigidos pelo art. 4º da Lei nº 12.094, de 19 de novembro de 2009, garantindo a equivalência com os pesos previstos na Tabela 1 do edital do Bloco 2 para o mesmo cargo.

Dessa forma, como consta no acordo, a União e a Fundação Cesgranrio se comprometem a realizar a correção de todas as provas objetivas do CNU que forem passíveis de identificação do tipo de gabarito por qualquer dos seguintes meios:

  • a) marcação do tipo de prova no cartão de resposta;
  • b) transcrição da frase constante na capa do Caderno de Questões, relativa ao exame grafotécnico; ou
  • c) existência de um único tipo de prova no bloco correspondente.

Além disso, a fim de preservar a situação jurídica dos candidatos considerados anteriormente habilitados, o número de candidatos admitidos em razão do cumprimento da cláusula informada anteriormente não será computado no limite quantitativo previsto no item 7.1.2.1 dos editais de todos os blocos do CNU.

De acordo com o MGI, a situação de cada candidato no CNU será disponibilizada nesta quinta-feira (21/11), as pessoas que tiveram sua situação no certame alterada, receberão um e-mail da banca Cesgranrio informando essa situação e orientando o candidato a acessar suas informações na área do candidato.

No sistema de inscrições, cada candidato terá acesso a uma das três mensagens, conforme sua situação: sem alteração, com alteração e alteração com envio de títulos.

Em caso de dúvidas, o candidato pode procurar a Fundação Cesgranrio, via e-mail cpnu@cesgranrio.org.br ou ligar para o suporte 0800 701 2028 (das 9h às 17h).

De acordo com o novo cronograma, a previsão é que os resultados finais sejam divulgados no dia 11 de fevereiro de 2025.

Confira o acordo na íntegra!

Novo cronograma do CNU

Confira, abaixo, as novas datas previstas para as próximas etapas do CNU:

Etapa Data
Divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos25 de novembro de 2024
Envio de títulos4 e 5 de dezembro de 2024
Análise de títulos6 de dezembro de 2024 até 10 de janeiro de 2025
Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações09 de dezembro de 2024
Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas das provas discursiva e redações9 e 10 de dezembro de 2024
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações20 de dezembro de 2024
Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros23 de dezembro de 2024
Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência6 a 10 de janeiro de 2024
Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas11 e 12 de janeiro
Resultado preliminar da avaliação de títulos.15 de janeiro de 2025
Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos.15 e 16 de janeiro de 2025
Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência17 de janeiro de 2025
Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência17 e 18 de janeiro
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de  títulos11 de fevereiro
Previsão de divulgação dos resultados finais11 de fevereiro

Panorama do CNU

O CNU oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

As avaliações foram aplicadas no dia 18 de agosto, em 228 municípios e mais de 2,1 milhões de candidatos se inscreveram. No entanto, segundo o MGI, mais de 40% dos inscritos não compareceram às provas.

Canal do Direção no WhatsApp

Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!

Entre agora no canal!

Resumo do CNU

Aproveite a Black Friday do Direção Concursos!

Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!

Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.

E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!

Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.

Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA

Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.