Juliane Freitas • 03/10/2024
O Concurso Nacional Unificado (CNU) está em andamento e eliminação de candidatos que não marcaram no cartão de respostas o tipo de gabarito e/ou a frase solicitada segue gerando polêmica entre os participantes.
Neste 2 de outubro, o Procurador da República, Humberto de Aguiar Junior, do 3º Ofício da Procuradoria da República no Tocantins, recomendou à organização do CNU e à Fundação Cesgranrio que a eliminação dos candidatos deve ocorrer apenas em casos que os candidatos, cumulativamente, não tenham assinalado o tipo de gabarito e transcrito a frase no Cartão-Resposta. O prazo concedido para resposta é de 10 dias.
Isso porque o Ministério Público Federal tem recebido diversas manifestações de candidatos que não concordam com a eliminação do certame nos casos em que o participante assinalou ou ou tipo de gabarito ou realizou a transcrição da frase, já que, nesses casos, seria possível que a banca fizesse a identificação do candidato por um desses dois meios.
De acordo com o documento, é possível identificar em grupos de whatsapp e telegram cerca de 7 mil candidatos que seriam eliminados nesta situação.
O entendimento do MPF é que a capa do caderno de provas determina a eliminação de candidatos que, cumulativamente, deixaram de cumprir os dois comandos (tipo de gabarito e frase), e não apenas um deles, já que a redação consta expressamente o uso da partícula “e” e não “ou”: “deixar de transcrever corretamente, nos espaços próprios do Cartão-Resposta/Página de redação, o número do gabarito e a frase constantes na capa de seu caderno de questões”.
Vale lembrar que após a realização das provas, em 19 de agosto, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) chegou a informar que seriam eliminados os candidatos que não preencheram toda a indetificação do cartão de respostas. Na ocasião, o MGI explicou que a decisão foi tomada após consulta ao setor jurídico e à organizadora, Fundação Cesgranrio.
Em relação ao edital de abertura do Concurso Nacional Unificado, o documento consta expressamente, no item 8.12.1, a exigência de marcação do tipo de prova por parte do candidato e destaca que a não marcação ocasionará sua eliminação.
Confira:
Veja trecho da recomendação do MPF:
Confira o documento na íntegra!
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
De acordo com o cronograma mais atualizado da Fundação Cesgranrio, em 8 de outubro ocorrerá a divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva. O período para interposição de recursos será de 8 a 9 de outubro.
Por sua vez, o envio dos títulos será nos dias 9 e 10 de outubro.
Confira todas as datas do cronograma:
Clique no botão abaixo para garantir seu recurso, elaborado pelo time de professores do Direção! Mas fique atento, pois as vagas são limitadas:
QUERO GARANTIR MEU RECURSO NA DISCURSIVA DO CNU!
No mês dos Professores, todos os nossos especialistas se juntaram para te presentear! 🎁
Você poderá participar de aulas exclusivas para sair do ZERO até a aprovação, tendo acesso a:
Além disso, eles irão liberar durante todo o mês de outubro, descontos imperdíveis para que você possa ter em mãos tudo o que irá precisar em cada etapa da sua jornada!
Porque com o Direção Concursos, o ensino transforma seu sonho em realidade! Clique no banner abaixo e aproveite as ofertas, por tempo limitado:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.