João Carlos Silva • 18/08/2024
CNU é uma forma de democratizar a renovação dos servidores públicos, afirma o Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva (PT), em declaração sobre o Concurso Nacional Unificado, realizado neste domingo (18/8).
Em entrevista coletiva concedida na sede do Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) Lula destaca que a primeira edição do CNU representa uma atualização na forma de seleção.
“Precisamos adequar a máquina pública ao Século XXI. É preciso discutir os temas que estão na órdem do dia. Saber a diferença entre democracia e outros regimes, alpem de saber discutir coisas que dizem respeito ao trabalho que ele (servidor público) vai fazer quando for começar a trabalhar.”
Destacou Lula.
O petista ainda pontua que a aplicação do CNU vem para suprir a deficiência de décadas sem realização de concursos públicos.
“Quando se fez concurso, foi feito concurso específico. Então, se quer tem gente para suprir aqueles que se aposentaram. Para melhorar a máquina pública, muita gente entende que é preciso digitalizar, o que é ótimo. Mas é preciso ter ser humano qualificado. O papel do estado é locoar pessoas que atendam as necessidades da sociedade”
Reflete o presidente.
Segunda a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Público (MGI), Esther Dweck,é preciso aguardar a resolução dessa edição para avaliar um novo Concurso Nacional Unificado.
A representante do MGI Esther acompanhou Lula durante a entrevista coletiva sobre o dia de aplicação do Concurso Nacional Unificado.
Um total de 2,1 milhões de candidatos se inscreveram no processo seletivo, apenas 1.114.995 consultaram o local de aplicação.
Ei, você está estudando para o TSE Unificado? Então, para te ajudar, o Direção Concursos elaborou um eBook gratuito contendo 30 questões da matéria de Direito Eleitoral!
Não perca essa chance de aprimorar sua preparação e testar seus conhecimentos com esse material. Aproveite agora essa oportunidade gratuita para melhorar seus estudos para o TSE Unificado!
Toque no botão abaixo:
Baixe aqui seu Material Gratuito
Uma próxima edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) está em fase de estudos pelo governo federal. Caso o certame seja confirmado, a aplicação de provas é prevista para agosto de 2025.
A informação foi divulgada pela ministra da Gestão e Inovação em serviços Públicos, Esther Dweck, em entrevista ao programa “Bom dia, Ministra”, nesta quinta-feira (15/8). Esther falou também sobre novas oportunidades para 2025, ela projeta por volta de 7 mil oportunidades entre convocados de listas de excedentes e novos concursos públicos.
Segundo a ministra, até o momento já foram autorizadas mais de 1.085 vagas e novas autorizações importantes devem ocorrer ainda no segundo semestre de 2024. Esse é um dos motivos que impulsiona o interesse em realizar a segunda edição do Concurso Nacional Unificado, porém, Esther reforça que a possibilidade ainda será estudada após a aplicação das provas no próximo domingo (18/8).
“A realização de um novo concurso ainda é uma possibilidade, com a prova realizada no domingo, faremos um balanço dessa prova, por enquanto nosso balanço é muito positivo. Todas nossas análises são bastante positivas e temos também coisas que podemos melhorar em um novo edital de prova, aprendemos muito com esse primeiro e temos muita vontade em realizar um novo.”, explica a ministra.
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
João Carlos Silva
Graduando em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Cobre as principais notícias sobre concursos públicos no blog Direção Concursos e no perfil de Instagram @direcaoconcursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.