Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

CNU: candidata com deficiência visual denuncia falhas da banca

CNU: candidata com deficiência visual denuncia falhas da banca

O CNU (Concurso Nacional Unificado) está na etapa de Prova de Títulos e uma candidata, que possui deficiência visual, denunciou uma série de erros da banca Fundação Cesgranrio que comprometeram a sua participação!

A candidata Isadora Nascimento, é deficiente visual e solicitou um computador com leitor de tela, tempo adicional e auxílio para a transcrição do gabarito. No entanto, o ledor que estava transcrevendo a resposta da candidata para o gabarito não marcou o tipo de prova, o que impediu a correção e resultou na sua eliminação.

Isadora relata que seu direito de concorrer em igualdade com demais candidatos foi “ferido” por falta de preparo da banca, falta de atenção da pessoa que estava aplicando sua prova e por falta de cuidado. Outras denúncias feitas pela feitas pela competidora foi que o notebook, fornecido pela Fundação Cesgranrio, desligou durante a prova e suas respostas foram perdidas, onde prejudicaram seu tempo.

Além disso, outro problema citado foi a ausência de ferramentas acessíveis, já que foi oferecido apenas um bloco de notas em vez do Word. Com isso, Isadora teve que ditar a sua resposta discursiva para que outra pessoa pudesse transcrever.

Durante o momento de ditar a resposta, Isadora calculou o número de linhas, pois uma linha no computador dá mais linhas quando são manuscritas. Sua percepção era de que uma linha iria dar duas manuscritas, sendo que deram cinco linhas, quando foram feitas pela pessoa que estava transcrevendo.

Por conta de um erro da equipe que aplicou a prova da candidata, ela foi desclassificada do CNU pela falta de identificação do tipo de avaliação.

A denúncia feita pode ser conferida na íntegra:

A Fundação Cesgranrio entrou em contato com a candidata informando que sua prova foi corrigida. Apesar disso, a candidato ainda irá recorrer à Justiça por conta dos demais transtornos enfrentados.

Além disso, a Comissão dos Candidatos com Deficiência (PcD) do CNU publicou um manifesto demonstrou apoio à candidata:

A Comissão dos Candidatos com Deficiência (PcD) do CNU vem, por meio deste instrumento, manifestar nossa profunda tristeza e revolta diante das arbitrariedades cometidas pelo MGI e pela Banca Cesgranrio.

Recentemente, nossa colega PcD, Maria (nome fictício), precisou expor sua situação nas redes sociais para assegurar o direito à correção de sua prova. Somente após a repercussão midiática, no dia 10/10/2024, a Banca Cesgranrio entrou em contato com ela, alegando que iria corrigir sua prova, após uma eliminação considerada injusta e arbitrária.

É inaceitável que situações como a de Maria se repitam, refletindo uma falta de respeito aos direitos dos candidatos com deficiência. O artigo 5º da Constituição Federal garante a todos o direito à igualdade e à não discriminação, princípios fundamentais que devem ser respeitados em todos os âmbitos, incluindo os processos seletivos. Além disso, a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) assegura que pessoas com deficiência têm direito a condições justas e adequadas para a participação em avaliações.

Portanto, em nome de todos os candidatos PcD, solicitamos, em regime de urgência, o mesmo tratamento que foi dado à nossa colega Maria. A Banca Cesgranrio demonstrou, de forma inequívoca, que é possível rever suas decisões e corrigir injustiças. Não é justo que nós, pessoas com deficiência, tenhamos que arcar com custos advocatícios e demais despesas, quando a maioria de nós não tem condições financeiras para tal.

Reiteramos que a inclusão e a diversidade são valores que devem ser priorizados. Esperamos que a justiça seja feita e que a isonomia seja garantida a todos os candidatos, sem exceções.

Manifesto da Comissão dos Candidatos com Deficiência (PcD) do CNU.

O que fazer pós-CNU?

Enfim chegamos ao final da sua jornada de preparação para o CNU. Foram dias de muito eforço e dedicação que te trouxeram até aqui.

Mas concurseiro(a), seus estudos não podem parar! Ainda existem inúmeras oportunidades em concursos públicos que você poderá conquistar neste ano e no próximo.

Por isso, montamos um e-book gratuito com dicas do que fazer após o CNU. É gratuito, toque no botão abaixo:

QUERO SABER O QUE FAZER DEPOIS DO CNU

Panorama do CNU

O prazo de envio dos títulos para todos os candidatos do CNU foi prorrogado até esta sexta-feira, 11 de outubro. Os candidatos convocados para esta etapa devem enviar os títulos até às 23h59 do dia 11 de outubro.

Esta etapa é apenas classificatória, ou seja, a ausência de títulos não implicará na desclassificação do candidato, que manterá a pontuação obtida nas etapas anteriores do certame. Porém, é importante destacar que a prova de títulos pode ser um grande impulso para a aprovação já que a classificação pode alterar de acordo com a pontuação obtida.

O Direção Concursos preparou um passo a passo para aqueles que vão enviar os títulos. Além disso, o prazo de recurso contra nota da prova discursiva, apenas do Bloco 4, está aberto e irá encerrar nesta sexta-feira.

O Concurso Nacional Unificado é destinado à oferta de 6.640 vagas de níveis médio e superior para 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em oito blocos temáticos, a serem segmentadas da seguinte maneira:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

Resumo

Mês dos Professores

No mês dos Professores, todos os nossos especialistas se juntaram para te presentear! 🎁

Você poderá participar de aulas exclusivas para sair do ZERO até a aprovação, tendo acesso a:

  • Dicas práticas;
  • Orientações personalizadas;
  • Materiais diferenciados;
  • Conteúdo de qualidade;
  • E muito mais!

Além disso, eles irão liberar durante todo o mês de outubro, descontos imperdíveis para que você possa ter em mãos tudo o que irá precisar em cada etapa da sua jornada!

Porque com o Direção Concursos, o ensino transforma seu sonho em realidade! Clique no banner abaixo e aproveite as ofertas, por tempo limitado:

Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.