Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

CNU: sistema CFMV/CRMVs está insatisfeito com provas para AFFA

CNU: sistema CFMV/CRMVs está insatisfeito com provas para AFFA

As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) foram aplicadas no último domingo (18/8), e a ausência de questões específicas voltadas à Medicina Veterinária, para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA), presente no bloco 3 do certame, gerou insatisfação no sistema CFMV/CRMVs (Conselho Federal de Medicina Veterinária).

Em publicação nas redes sociais do órgão, é apontada a exclusão de questões essenciais ligadas à Medicina Veterinária e à Zootecnia como grande problema no certame.

“A ausência dessas questões representa uma grave falha no processo seletivo, que compromete a qualidade e a especialização dos futuros profissionais que irão desempenhar funções essenciais para o desenvolvimento do país. Reiteramos que a presença de conteúdos específicos sobre medicina veterinária é crucial para a formação de auditores fiscais federais preparados para enfrentar os desafios do setor agropecuário brasileiro.”, afirma trecho da nota.

A publicação ressalta, também, que a insatisfação do órgão tem sido manifestada desde a divulgação do edital do CNU. Um dos questionamentos feitos pelo CFMV à ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, foi em relação ao baixo número de vagas ofertadas para a área de medicina veterinária e zootecnia, bem como a ausência de conteúdo programático específico das profissões na prova de conhecimentos específicos.

Além disso, posteriormente, os ministros foram oficiados novamente pelo órgão, que solicitou retificação do edital, com ampliação do peso do Eixo Temático 5, em relação aos auditores fiscais médicos-veterinários e zootecnistas.

O Sistema CFMV/CRMVs encerrou a nota afirmando que irá cobrar que medidas sejam tomadas para corrigir o que considera uma grande falha da organização do Concurso Nacional Unificado, para assim, garantir que futuras seleções não tenham os mesmos problemas.

Confira, abaixo, a nota de esclarecimento na íntegra:

Calcule agora sua nota no CNU!

Enfim chegamos ao final da sua jornada de no CNU e os gabaritos do certame já estão liberados.

E para te ajudar, o Direção montou uma calculadora EXCLUSIVA da nota das provas do Concurso Nacional Unificado! Não perca, simule agora a sua nota do exame objetivo.

É totalmente gratuito, toque no botão abaixo:

QUERO CALCULAR MINHA NOTA NO CNU

Panorama do CNU

O Concurso Nacional Unificado (CNU) teve seu primeiro edital publicado em janeiro de 2024. Organizado pela Fundação Cesgranrio, o certame é destinado à oferta de 6.640 vagas de níveis médio e superior para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

As provas objetivas e discursivas foram aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, no último domingo (18/8), em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

O gabarito preliminar das provas objetivas foi divulgado nesta terça-feira (20/8), pela Fundação Cesgranrio. Além disso, também está aberto o prazo de interposição de recursos contra o gabarito preliminar, que irá encerrar na próxima quarta-feira (21/8).

O que fazer pós-CNU?

Enfim chegamos ao final da sua jornada de preparação para o CNU. Foram dias de muito eforço e dedicação que te trouxeram até aqui.

Mas concurseiro(a), seus estudos não podem parar! Ainda existem inúmeras oportunidades em concursos públicos que você poderá conquistar neste ano e no próximo.

Por isso, montamos um e-book gratuito com dicas do que fazer após o CNU. É gratuito, toque no botão abaixo:

QUERO SABER O QUE FAZER DEPOIS DO CNU

Resumo

Estude com quem APROVA

Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.

Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.

Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!

Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.