João Carlos Silva • 31/01/2025
A suspensão dos resultados finais do CNU (Concurso Nacional Unificado) é recomendada pelo MPF (ministério Público Federal). O pedido é justificado pelo Ministério devido a falta de notificação de candidatos reintegrados, além das alegações que concorrentes às cotas raciais foram impossibilitados pela banca de enviar títulos em 2 e 3 de janeiro.
O documento também questiona a condução do processo de heteroidentificação e a dificuldade dos candidatos em acessar pareceres para recorrer de decisões.
Dentre as providências solicitadas, estão a reavaliação dos candidatos afetados, a revisão dos procedimentos de heteroidentificação e a reabertura do prazo para recursos. Confira as considerações:
Além da suspensão dos resultados, o MPF recomenda a reabertura da interposição de recursos e a reavaliação dos candidatos afetados. Confira as demais exigências:
A recomendação foi encamnhada pelo PFDC (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão), que integra a estrutura administrativa do MPF. A documento de recomendação foi assinada pelo procurador federal dos Direitos do Cidadão, Nicolao Dino, e pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão Anselmo Henrique Cordeiros Lopes.
O Direção possui um canal exclusivo para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais.
Não perca tempo e entre agora!
ENTRE AGORA NO CANAL DE NOTÍCIAS!
Em janeiro, o MPF pediu uma nova suspensão do edital para o Bloco 4. O Procurador da República, Fabrício Caser, concedeu o prazo de que 48 horas para que o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e a Fundação Cesgranrio suspendam o edital apenas para o Bloco 4, sob penal de multa diária de R$ 20 mil.
O pedido é referente à Ação Civil Pública (ACP) de dezembro de 2024, que apontava indícios de erros nas questões 33, 35, 37 e 39 (baseado no gabarito 1). O parecer aponta que a questão 33 não apresenta nenhuma alternativa que possa ser considerada correta.
Ainda em janeiro, foi feita uma denúncia ao Ministério Público Federal, em que é apontado a orientação de um membro do Ministério de Gestão e Inovação para que pessoas pardas fossem excluídas do sistema de cotas para negros do certame.
A heteroidentificação é um processo realizado conforme o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial, feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O protocolo é realizado para que a cúpula decida como os candidatos são vistos pela sociedade.
O caso foi encaminhado ao procurador federal Nicolao Dino. A legislação define negros como pretos e pardos, sem hierarquia entre eles. O processo de heteroidentificação segue normas do CNJ. Entre os mais de 2 milhões de candidatos, cerca de 415 mil concorreram às vagas reservadas. O ministério ainda não se pronunciou.
Está começando agora no mundo do concurso público? Não sabe por onde começar? O Direção concursos preparou um Manual Básico do Iniciante de Concursos Públicos para você dar seu primeiro para aprovação. Nele, você vai encontrar os termos, os conceitos as áreas de estudo e tudo o que você precisa saber!
Clique abaixo, e adquira seu material gratuito:
MANUAL BÁSICO DO INICIANTE: E-BOOK GRATUITO!
No dia 21 de novembro, após acordo entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério Público Federal (MPF), 32.260 candidatos foram reintegrados ao CNU, podendo ter suas provas discursivas corrigidas e seguir nas demais etapas do certame.
Dessa forma, um novo cronograma foi divulgado, considerando as etapas que deverão ser realizadas pelos candidatos reintegrados.
Confira, a seguir, as novas datas:
O ano de 2025 já começou e muitos concurseiros já estão de olho nas milhares de oportunidades em concursos públicos que irão ser ofertadas neste ano (que promete ser tão generoso quanto 2024)!
São mais de 60 mil vagas previstas para concurseiros das mais distintas áreas de atuação: tribunais, policiais, controle, administrativa, fiscal e legislativa. As remunerações também são bastante atrativas, podendo ultrapassar iniciais de R$ 30 mil.
Pensando nisso, o Direção Concursos liberou no seu cadastro as melhores condições de assinatura, que incluem ferramentas como cursos completos em vídeo, cursos completos em PDF, resumos direcionados, marcações digitais, caderno de anotações, tamanho de fonte personalizável e tira-dúvidas direto com professor.
Toque no botão abaixo para conferir, o Direção Concursos vem aprovando uma multidão de alunos nos concursos mais disputados de todo o Brasil:
João Carlos Silva
Graduando em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Cobre as principais notícias sobre concursos públicos no blog Direção Concursos e no perfil de Instagram @direcaoconcursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.