Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

CNU: Justiça suspende as provas do bloco 4 – URGENTE

CNU: Justiça suspende as provas do bloco 4 – URGENTE

A Seção Judiciária do Distrito Federal do Tribunal Regional Federal da 1° Região suspendeu as provas do bloco 4 do CNU (Concurso Nacional Unificado)! A decisão de suspender as provas foi tomada por conta da situação ocorrida em Recife/PE, onde uma sala teve cerce de 11 minutos de acesso ao caderno de provas da tarde, ainda no turno da manhã.

De acordo com o entendimento da juíza Lucineia Tofolo, apesar do equívoco ter sido sanado a tempo de não causar prejuízo à integridade do certame, as provas indicam que o ocorrido não se limita à violação do malote, mas ao avanço do vazamento do conteúdo das questões, o que viola a isonomia entre os candidatos.

Sendo assim, em que pese a União alegar que o equívoco teria sido sanado a tempo de não causar prejuízo à lisura do certame, as provas dos autos indicam que os fatos não se limitaram à violação do malote com os cadernos de questões, mas avançaram para o vazamento do conteúdo das próprias questões, o que, ao tempo em que viola a isonomia entre os candidatos, contamina o prosseguimento do concurso com a pecha da imoralidade, exigindo-se, assim, a pronta atuação do Judiciário no caso concreto

O entendimento da juíza Lucineia Tofolo.

O caso aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jornalista Trajano Chacon, onde um grupo de candidatos denunciou que os fiscais de prova de uma das salas, no turno da manhã, teriam rompido o lacre do envelope em que continha os cadernos de prova de conhecimentos específicos do bloco 4, que seriam aplicadas apenas no turno da tarde.

Uma das candidatas alegou ter tido acesso antecipado ao caderno de provas, e ter folhado e lido por completo o caderno, além de escrever seu próprio nome. Após ter percebido que o documento não se tratava do caderno da manhã, ela alertou os fiscais, que recolheram as provas e voltaram com os cadernos corretos.

Por meio de nota oficial, o Ministério da Gestão e Inovação se pronunciou e informou que medidas foram tomadas no mesmo dia da realização das avaliações. De acordo com o MGI, o envelope com as provas permaneceu sob sigilo até a aplicação no turno da tarde.

Mais detalhes sobre a suspensão podem ser conferidos na íntegra! Importante lembrar que o Ministério Público Federal recomendou a não eliminação de candidatos que, cumulativamente, não tenham assinalado o tipo de gabarito e transcrito a frase no Cartão-Resposta.

Por meio de nota oficial, o Ministério da Gestão e Inovação informou que não foi notificado da decisão e reafirma o empenho para garantir a continuidade do CNU.

O Ministério da Gestão ainda não foi notificado da decisão da Justiça do Distrito Federal. O Governo reafirma o seu empenho para garantir a regular continuidade do certame.

Nota oficial do MGI.

O Direção Concursos está ao vivo no Youtube abordando todos os detalhes sobre o assunto!

O que fazer pós-CNU?

Enfim chegamos ao final da sua jornada de preparação para o CNU. Foram dias de muito eforço e dedicação que te trouxeram até aqui.

Mas concurseiro(a), seus estudos não podem parar! Ainda existem inúmeras oportunidades em concursos públicos que você poderá conquistar neste ano e no próximo.

Por isso, montamos um e-book gratuito com dicas do que fazer após o CNU. É gratuito, toque no botão abaixo:

QUERO SABER O QUE FAZER DEPOIS DO CNU

Panorama do CNU

Organizado pela Fundação Cesgranrio, o CNU é destinado à oferta de 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação, para 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em oito blocos temáticos, a serem segmentadas da seguinte maneira:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

As provas objetivas e discursivas foram aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, no domingo (18/8), em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

Resumo do CNU

Mês dos Professores

No mês dos Professores, todos os nossos especialistas se juntaram para te presentear! 🎁

Você poderá participar de aulas exclusivas para sair do ZERO até a aprovação, tendo acesso a:

  • Dicas práticas;
  • Orientações personalizadas;
  • Materiais diferenciados;
  • Conteúdo de qualidade;
  • E muito mais!

Além disso, eles irão liberar durante todo o mês de outubro, descontos imperdíveis para que você possa ter em mãos tudo o que irá precisar em cada etapa da sua jornada!

Porque com o Direção Concursos, o ensino transforma seu sonho em realidade! Clique no banner abaixo e aproveite as ofertas, por tempo limitado:

Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.