Mateus Melis • 06/05/2023
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou o nome de Luiz Fernando Corrêa para o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência. Na sabatina, o alto número de cargos vagos e a necessidade de convocação de mais aprovados do último concurso Abin foram abordados.
Mas antes, saiba como se tornar aluno do Direção Concursos. O MELHOR MATERIAL para você garantir o seu lugar entre os aprovados. Clique no banner abaixo e veja os detalhes!
De acordo com Luiz Fernando Corrêa, o órgão está com uma média de 74% dos cargos vagos e que o órgão necessita de uma recomposição. O nome indicado pela presidência ao posto de diretor-geral se mostrou favorável pela convocação de excedentes do último concurso que está vigente até agosto de 2024.
“Administrativamente eu penso que se nós temos um concurso válido e pessoas em condições de serem chamadas, é recomendável otimizar essa questão”, afirmou.
Vale a pena destacar que o parecer final do Orçamento 2023 reforçou sobre a necessidade de nomeações de mais aprovados no concurso Abin. Além do órgão, o parecer também recomendou a convocação de mais servidores para a a Polícia Federal e a CGU (Controladoria-Geral da União). Veja:
Confira aqui o momento em que a convocação de mais aprovados foi destacada na sabatina do nome indicado ao posto de diretor-geral da Abin.
O último concurso Abin foi realizado em 2018. Organizado pelo Cespe, o certame foi destinado ao provimento de 300 vagas para os seguintes cargos:
Os candidatos foram avaliados por meio de diversas etapas. Essas etapas foram compostas por provas objetiva e discursiva, avaliação média, avaliação psicológica, teste de aptidão físico (em alguns cargos) e o curso de formação.
Foram exigidos conhecimentos em Língua Portuguesa; Atividade de Inteligência e Legislação Correlata; Direito Administrativo; Direito Constitucional; Língua Inglesa e/ou Espanhola; Raciocínio Lógico, além de questões específicas de cada área.
Confira abaixo os salários iniciais do cargos (já com o 9% de reajuste concedido pelo governo federal):
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.