Mateus Melis • 06/07/2023
Buscando reduzir o alto déficit em seu quadro funcional, a Agência Brasileira de Inteligência solicitou ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) o provimento adicional de 75 candidatos excedentes do último concurso Abin, realizado em 2018.
Cabe destacar que em maio, o Direção já havia relatado o pedido por mais excedentes (saiba mais AQUI!) Conforme demonstrado nesta nota técnica (feita em fevereiro), à qual o Direção obteve acesso, as 75 vagas excedentes do concurso da Abin se dividem entre as seguintes especialidades oferecidas no certame:
No documento, o órgão reforça que o pedido por mais 75 aprovados seria para complementar o pedido de excedentes que foi autorizado em 2021. Na época, o governo federal liberou o excedente de 25% (75 candidatos) e, caso a nova solicitação fosse aceita pelo MGI, seriam mais 75 candidatos, completando a porcentagem de excedentes, de acordo com art. 45 do Decreto nº 9.739/2019. Veja:
No documento, o órgão apresenta um possível cronograma, contudo não será seguido, uma vez que a solicitação ainda não foi autorizada pelo governo federal. Veja:
Na nota técnica de solicitação de excedentes do último concurso, a Abin reforça o alto déficit em seu quadro funcional.
O quadro geral do órgão é formado por 4.308 cargos. Desse total, apenas 1.430 estão ocupados, o que representa uma taxa de desocupação de 66,8%.
Confira os detalhes do pedido por excedentes AQUI!
O governo federal já realizou a convocação de aprovados para a 4ª turma do Curso de Formação em Inteligência (CFI). No último dia 3/7, foi publicada a convocação em segunda chamada para o curso. Veja mais detalhes AQUI!
Vale a pena destacar que essa turma NÃO está relacionada ao pedido indicado acima. Essa nova turma será para suprir vagas de candidatos que optaram por não ficar na Abin!
Após o curso de formação, o salário inicial do aprovado no concurso Abin será de:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.