Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Abin: em meio à polêmica, órgão pede novos servidores

Concurso Abin: em meio à polêmica, órgão pede novos servidores

O último concurso Abin (Agência Brasileira de Inteligência) segue vigente, e os servidores do órgão exigem diálogos com a Casa Civil!

Os servidores apontam dificuldades em levar demandas da entidade ao governo, como reajuste salarial e reposição de vagas. Além disso, eles apontam que a falta de diálogo prejudica não só a atividade de inteligência, mas também assuntos relacionados à carreira, como a criação de uma mesa de negociação com o governo para discutir demanda dos funcionários.

Um dos pedidos realizados foi a reposição de vagas. De acordo com a estimativa dos servidores da Abin, 80% dos cargos estão vagos, aproximadamente. Vale lembrar que o órgão solicitou a convocação de 75 excedentes do último concurso Abin.

Eles contam, também, que a falta de uma mesa de negociação impacta a demanda por reajuste salarial. De acordo com os servidores, sem o reajuste, a carreira perde interesse em relação a outras áreas da administração pública.

Sem tempo para estudar? Veja esse Material Gratuito!

Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!


Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

Órgão solicita mais excedentes no concurso Abin

Como exposto acima, o órgão solicitou, em julho de 2023, ao Ministério da Gestão e da Inovação, a convocação de mais 75 excedentes no último concurso Abin, realizado em 2018.

Em fevereiro do mesmo ano, o Direção Concursos obteve acesso ao pedido por mais excedentes. A nota técnica informa que as 75 vagas excedentes do último certame correspondem a:

  • Oficial de Inteligência: 55 cargos;
  • Oficial Técnico de Inteligência: 15 cargos; e
  • Agente de Inteligência: 5 cargos.

No documento, a Abin reforça que o pedido por mais 75 aprovados seria para complementar o pedido realizado em 2021. Na ocasião, o governo federal liberou o excedente de 25% (75 candidatos) e, caso a nova solicitação fosse aceita pelo MGI, seriam mais 75 candidatos, completando a porcentagem de excedentes, de acordo com art. 45 do Decreto nº 9.739/2019.

Vale destacar que, na nota técnica de solicitação, enviada em fevereiro, o órgão reforçou o alto déficit que sofre. O quadro geral do órgão é formado por 4.308 cargos. Desse total, apenas 1.430 estão ocupados, o que representa uma taxa de desocupação de 66,8%.

Resumo do concurso ABIN

  • Situação: órgão solicita novos servidores
  • Vagas: 300 vagas (último edital)
  • Cargos: Oficial e técnico de inteligência
  • Salários: até R$ 18.116,30
  • Último concurso: 2018
  • Link do último edital aqui!

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.