Mateus Melis • 20/03/2023
Ao jornal Folha de São Paulo, o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait), Bob Machado, informou que o novo edital do concurso AFT deve sair ainda neste ano.
A expectativa dos concurseiros por um novo edital de auditores fiscais do trabalho é grande, visto que a última seleção foi realizada em 2013.
Confira abaixo também uma EXCELENTE oportunidade para você se tornar aluno do Direção Concursos:
Sem edital há 10 anos, a fiscalização trabalhista, conforme demonstrado pela Folha de São Paulo, registra 45% dos cargos desocupados. O número, inclusive, ratifica a fala recente do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lélio Bentes, que afirmou que o alto deficit é registrado devido às aposentadorias e, principalmente, à ausência de novos concursos para a reposição do quadro. Saiba mais detalhes aqui!
Conforme demonstrado pela Folha, atualmente existem 1.949 auditores em atividade dentre os 3.644 cargos disponíveis para a função. De acordo com Bob Machado, a falta de concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) representa um risco maior para os cidadãos submetidos ao trabalho escravo, trabalho infantil e demais problemas ocasionados pela ausência de fiscalização.
Cabe destacar que em fevereiro, conforme divulgado pelo Direção Concursos, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, anunciou que o governo federal tem a intenção de lançar o edital AFT ainda em 2023. De acordo com o ministro, a previsão é de edital no segundo semestre e convocações em 2024.
O último pedido de concurso foi realizado em 2020. Na época foi solicitado edital para o provimento de 1.524 oportunidades!
Para ingressar no cargo de Auditor Fiscal do Trabalho, o candidato deve possuir nível superior de formação em qualquer área.
No momento, o salário inicial do aprovado no concurso AFT será de R$ 21.029,09. A remuneração pode, ao final da carreira, chegar ao valor de R$ 30.303,62.
Conforme indicado anteriormente, o último concurso AFT foi realizado em 2013. Organizado pelo Cespe (hoje conhecido como Cebraspe), o certame foi destinado ao provimento de 100 vagas para Auditor-Fiscal do Trabalho.
Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:
Foram cobrados conhecimentos nas seguintes áreas: Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Direitos Humanos Administração Geral e Pública; Noções de Informática; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Auditoria; Economia do Trabalho; Direito do Trabalho; Seguridade Social; Legislação Previdenciária; Segurança e Saúde no Trabalho; Legislação do Trabalho; e Contabilidade Geral.
Quer ficar por dentro dos avisos de aulas do Direção e do Qconcursos? Não perca nenhum aviso diário das nossas aulas! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique por dentro das informações em primeira mão:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.