Mateus Melis • 26/06/2023
O Direção Concursos obteve acesso ao pedido do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para um novo concurso AFT (Auditor-Fiscal do Trabalho). No documento, o órgão apresenta diversos dados para fundamentar a solicitação, além de informar um possível cronograma das etapas.
O novo concurso AFT foi solicitado ao provimento de 1.702 vagas para a carreira que exige o nível superior de formação. Mas do total do pedido, o governo federal autorizou edital para 900 oportunidades. Saiba mais AQUI!
Assim como em outros órgãos federais (confira um deles aqui), o MTE deseja que as nomeações iniciem já em dezembro de 2023 e, para isso, o edital poderá ser publicado no mês de julho.
O que chama a atenção no possível cronograma é a realização das etapas que ocorrerão em dias distintos. As provas objetivas podem ser aplicadas em setembro, enquanto as provas discursivas estão previstas para o mês de outubro.
Cabe destacar que o cronograma indicado acima faz parte de uma previsão indicada pelo MTE no pedido por um novo concurso AFT. Ou seja, as datas podem sofrer alterações.
Ainda assim esse é um ótimo indicativo de que o edital não deve demorar para ser publicado. Sendo assim, o concurseiro deve estar pronto para encarar este certame. Para te ajudar nesta caminhada, o Direção oferece A MELHOR PREPARAÇÃO para o concurso AFT. Clique no botão abaixo e saiba mais!
QUERO SER APROVADO NO EDITAL AFT!
Além de solicitar um novo concurso AFT, o MTE também pediu novo edital para cargos de níveis médio e superior da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (CPST). Somadas com as oportunidades de AFT, são mais de 3 mil vagas. Veja:
Entre os pontos também destacados na nota técnica está a queda no quadro de auditores entre os anos 2016 e 2021. Nesse período, de acordo com o documento, houve uma redução de 19% na força de trabalho.
No texto também consta a relação de auditores x fiscalização nas regionais. O número de servidores apresentado em alguns estados está abaixo do quantitativo necessário para a execução dos trabalhos. Veja:
Os novos aprovados ingressarão no órgão com a remuneração inicial de R$ 22.921,71. O salário já está com os 9% de reajuste concedido pelo governo federal. Além da remuneração, o aprovado ainda recebe o auxílio alimentação de R$ 658,00.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.