Juliane Freitas • 17/10/2022
A realização de um novo concurso AFT (Auditor-Fiscal do Trabalho) continua sendo uma das pautas prioritárias do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT).
Em reunião com a AGU (Advocacia-Geral da União), os representantes dos Auditores Fiscais do Trabalho reforçaram o pedido de apoio para a execução do certame. Além disso, também foi abordada a decisão que invalidou as nomeações de nove Auditores-Fiscais do Trabalho.
“Queremos buscar em conjunto com a AGU uma solução para o problema dos colegas, uma vez que o problema não afeta somente os Auditores exonerados, mas também a Auditoria-Fiscal do Trabalho, que já atua no limite. O quadro da carreira necessita de reposição e não podemos perder material humano. Pode parecer pouco, mas desempenham papéis fundamentais para a sociedade”, destacou o presidente do SINAIT, Bob Machado.
O sindicato explica que o concurso responsável pelo ingresso dos atuais Auditores enfrentou diversas restrições, haja vista que não houve a convocação de 50% além do número de vagas, como é previsto em concursos. Ademais, apesar de terem sido disponibilizadas apenas 100 vagas, este total não foi preenchido devido às regras do certame, que restringiram o acesso.
Em relação ao déficit de servidores, das 3.630 vagas para o cargo, cerca de 40% estão desocupadas. De acordo com a Nota Técnica apresentada anteriormente, há a necessidade de ampliação de vagas para 5.273 cargos.
Como resposta da AGU, os Advogados explicaram que aguardam manifestações do Ministério do Trabalho e Previdência em relação à realização do trabalho e destacam que esse posicionamento é fundamental para a decisão.
Vale lembrar que, recentemente, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos de Oliveira, anunciou que há a intenção de trabalhar para que o certame seja autorizado em breve. O ministro informou que já houve tratativas para a publicação do edital e a expectativa é que em 2023 os trâmites para o certame possam fluir com maior facilidade. Veja mais detalhes aqui!
O concurso AFT mais recente foi realizado há bastante tempo, em 2013. Organizado pelo Cespe (hoje conhecido como Cebraspe), o edital foi destinado ao preenchimento de 100 vagas pra o cargo de Auditor.
Em relação à remuneração, na época, os aprovados fizeram jus a salários iniciais no valor de R$ 14.280,00. Vale lembrar que o certame aconteceu há quase 10 anos e estes valores estão defasados.
Veja, no quadro abaixo, detalhes a respeito da prova objetiva:
Os candidatos aprovados foram lotados nas unidades de São Paulo, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Pernambuco, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Alagoas, DF, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Acre, Amazonas e Amapá.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!
Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.
Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!
Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.