Juliane Freitas • 29/03/2023
O concurso AFT (Auditor-Fiscal do Trabalho) pode estar cada dia mais próximo de ser realizado devido às inúmeras pressões que o governo vem recebendo das entidades representativas da classe!
Isso porque, durante o debate sobre trabalho escravo, realizado nesta quarta-feira, 29 de março, pela Comissão de Direitos Humanos no Senado, diversas autoridades enfatizaram importância de se ter mais Auditores Fiscais atuando no combate ao trabalho escravo no país e, consequentemente, a necessidade de se realizar com rapidez um novo concurso público para recomposição do quadro, já defasado.
“A falta de auditores compromete, sim, o combate ao trabalho escravo no país”, disse Italvar Felipe, Procurador do Trabalho e vice-coordenador da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do MPT (Conaete).
A Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão, afirmou ser muito urgente a realização do certame, visando o aumento do número de Auditores Fiscais ou, pelo menos, a recomposição do quadro.
“Isso [a defasagem no quadro de servidores] implica na dificuldade de realização de ações programadas, basicamente, para atender às denúncias, que já são muitas. e acredito que nem estejam conseguindo cumprir todas, porque, realmente, tem muita defasagem, tem muitos Auditores Fiscais do Trabalho a serem aposentados, então esse número vai ainda diminuir. Então é muito urgente que se tenha esse concurso público”, disse Isadora Brandão.
Já o presidente do Sinait, Bob Machado pediu, mais uma vez, urgência na realização do certame, tendo em vista a extrema necessidade de recomposição no quadro de servidores.
“O nosso último concurso foi em 2013. É preciso, urgente, e nós já temos a sinalização do ministro Marinho, que haverá um concurso para Auditor Fiscal do Trabalho, mas é importante a manifestação desta Casa para que nós tenhamos o maior concurso da história da Inspeção do Trabalho, porque nós temos, hoje, quase 50% dos cargos de Auditor Fiscal do Trabalho vagos. Não há como se falar em aplicação de política de combate ao trabalho escravo sem falar dos Auditores Fiscais do Trabalho”, destacou o presidente do Sinait.
Confira, na íntegra, o debate sobre trabalho escravo, da Comissão de Direitos Humanos:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
O último concurso AFT foi realizado em 2013. Organizado pelo Cespe (hoje conhecido como Cebraspe), a seleção foi destinada ao provimento de 100 vagas para Auditor-Fiscal do Trabalho.
Cabe destacar que para ingressar na carreira é necessário possuir o nível superior de formação em qualquer área.
Na época, os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:
Atualmente, o salário inicial do aprovado no concurso AFT será de R$ 21.029,09. A remuneração pode, ao final da carreira, chegar ao valor de R$ 30.303,62.
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.