Larissa Lustoza • 12/05/2020
O concurso Depen teve edital lançado e muitos concurseiros já entraram em conflito se devem ou não dedicar os estudos para a seleção. Afinal, muitos já estudavam há bastante tempo para outros editais e o lançamento do edital Depen pode ter pego alguns desprevenidos.
E um destes concursos que muitos já estavam se preparando era o concurso Agepen DF (Sesipe DF). Uma nova seleção foi autorizada e o concurseiro experiente já começou a estudar para garantir a sua vaga. Mas, e agora, com o edital Depen lançado? É possível conciliar os estudos?
Para resolver esta questão, nós conversamos com Luiz Fernando, professor de Legislação do Depen do Direção Concursos e Agente de Execução Penal do Depen. São quatorze anos de experiência na área e ele já passou por diversos setores, sabendo em detalhes as funcionalidades de cada área.
De pronto, ele já adianta: “É perfeitamente possível conciliar os estudos”. E nós vamos destrinchar, junto com o professor, os motivos abaixo:
De acordo com Luiz Fernando, “é totalmente aconselhável e perfeitamente possível [conciliar os estudos], até mesmo porque são cargos da mesma natureza“.
O especialista explica que os editais possuem poucas diferenças entre si, sendo a área mais divergente a de conhecimentos complementares, a parte que envolve legislações específicas exigidas pela região ou órgão.
“A única diferença básica se dará na parte de conhecimentos complementares pertinentes especificamente ao órgão, é que o aluno deve tomar cuidado para poder saber dividir as partes que são diversas dos dois editais, que são idênticos“, explica.
Então, vamos analisar conhecimento por conhecimento:
Nesta área, todos os conhecimentos são iguais entre ambos editais. E o professor reforça que Raciocínio Lógico pode ser um conteúdo cobrado no próximo edital Agepen DF.
“Raciocínio lógico deve aparecer no edital de Policial Penal Distrital como apareceu no Depen, por simetria. O Depen é órgão federal e serve, de ordem simétrica, como inspiração para outros editais da mesma natureza”, explica.
Basicamente, 70% dos conhecimentos cobrados entre ambos editais são iguais. Diferença é que legislações recentes devem ser cobradas no próximo concurso Agepen DF. “Lembrando que, qual tal aconteceu com o edital Depen, quem fizer o concurso Sesipe DF enfrentará o Pacote Anticrime”, lembra o professor.
O Pacote Anticrime, explica o professor, modificou diversos pontos das legislações penais atuais, inclusive, a Lei de Execução Penal. Por isso, o candidato tem que estar atento às mudanças.
Na área de conhecimentos complementares, ele aponta que as diferenças são pequenas, residuais. “Da mesma forma, os candidatos do Sesipe-DF também confrontarão matérias específicas obrigadas por lei de aparecerem nos editais dos concursos no DF”. Ele cita: RIDE e LODF.
Lembrando que, no edital Agepen DF de 2016, não houve a divisão de conhecimentos complementares. Mas aqui, utilizamos as legislações que são diversas dos outros conhecimentos acima.
Com isso, os dois editais acabam sendo muito similares e o professor indica que é possível juntar os dois temas. “Ele [o aluno] pode separar um período do dia para estudar esta parte específica do Sesipe e uma parte específica do Depen”, aconselha.
Quer conhecer mais da trajetória de Luiz Fernando? Acompanhe o professor no instagram @prof.luizfernando o e confira nossa entrevista completa abaixo:
O Direção Concursos preparou um e-book especial para quem se prepara para o concurso Depen. Preparamos um Vade Mecum com as leis pertinentes do edital e que são muito importantes na sua preparação. Por isso, não deixe de fazer sua inscrição aqui e fazer o download gratuito.
Clique aqui e baixe o seu Vade Mecum completo
Nada melhor para se preparar para o próximo concurso Depen que uma plataforma completa com as soluções para todos os problemas dos concurseiros. A Assinatura Ilimitada oferece cursos completos para diversos concursos públicos e utilizando o PDF 2.0, ferramenta inédita. Não deixe de adquirir o seu com 30% de desconto com o cupom BATIDAPOLICIAL:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.