Lucas Ramos • 09/12/2024
Mesmo com um concurso Anvisa vigente, agência deve “colapsar” em 2025 por falta de pessoal, previu diretor-presidente Antônio Barra Torres, em entrevista cedida ao jornal “O Globo”! Segundo ele, há anos o órgão sofre com falta de pessoal, inclusive desde o último governo. O último certame foi realizado em 2024 e ofertou apenas 50 vagas.
O professor Erick Alves selecionou 15 questões de Direito Administrativo para você testar seus conhecimentos nessa matéria tão requisitada em concursos públicos. Acesse esse material gratuito que fizemos para você.
Baixe agora seu material:
Baixe aqui seu Material Gratuito de questões
Na conversa, o diretor-presidente reiterou que o atualmente a Anvisa trabalha com apenas 1.409 funcionários, um número muito baixo para o nível de atuação nacional e da importância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Antônio chegou a comparar os órgãos de vigilância sanitária dos outros países, como a FDA (Food and Drug Administration) agência dos Estados Unidos que chega a mais de 18 mil funcionários.
“Tem que ter gente para trabalhar. A FDA, nos Estados Unidos, tem 18 mil servidores. Lá tem 315 milhões de habitantes. A Anvisa não precisa ter 18 mil, mas 1,4 mil não dá. Desses 1,4 mil, 458 podem se aposentar hoje”.
Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa.
Além disso, dos 1,4 mil funcionários mais de 400 já tem mais de 30 anos de serviço, e já podem se aposentar, o que aumentará ainda mais o déficit no quadro de pessoal.
O diretor ainda citou que mesmo que a relação com o atual presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva, seja melhor que a do último governo, apenas 50 vagas foram concedidas a Anvisa, com 120 autorizações feitas ainda em 2023. O que deixa, em sua opinião, a âgencia a beira de um colapso por déficit de funcionários, que deverá ocorrer em 2025.
“Em dois anos, tivemos 120 vagas autorizadas, mas ele (atual presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva) nos deu apenas 50. Então, o colapso vai ocorrer. Quando? Ano que vem, possivelmente”, afirmou o diretor-presidente do órgão”.
Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa.
O edital do concurso Anvisa foi publicado em janeiro de 2024, pela banca Cebraspe, ofertando vagas para o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária.
As 50 vagas imediatas, além de oportunidades em cadastro reserva, foram distribuídas entre as seguintes áreas de especialidade:
Os aprovados para o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária receberão, mensalmente, a remuneração de R$ 16.413,35. A carga horária trabalhada é de 40 horas semanais.
Os candidatos foram avaliados por meio das etapas seguintes:
Vale lembrar que no final de agosto, foi solicitada a ampliação do número de vagas para Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária no concurso Anvisa.
O ofício enviado ao Ministério da Fazenda aponta defasagem de servidores, e pede a criação de 130 cargos de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, 30 de Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária e 20 de Analista Administrativo, por meio do Projeto de Lei (PL) n° 99, de 2015.
Segundo a nota emitida, o PL foi aprovado na Câmara, no entanto, não foi apreciado pelo Senado. Por “falta de movimentação na Casa Legislativa”, o projeto foi arquivado em 2022.
No dia 20 de agosto, foi enviado ao MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) pedido de autorização para realização de um novo concurso Anvisa.
De acordo com o documento, são solicitadas 91 vagas de níveis médio e superior, distribuídas da seguinte forma:
Como uma das justificativas para a solicitação da autorização, é mencionado que a Anvisa possui hoje menos servidores do que no ano em que foi criada, há 25 anos. E a defasagem aumentará, visto que atualmente, cerca de 55%
dos servidores já recebem o abono de permanência, logo, já estão aptos a se aposentar.
Atualmente, o órgão possui 141 postos desocupados, dentre os 1.328 cargos vigentes, previstos pela Lei nº 10.882/2004, conforme mostra quadro abaixo:
Caso o certame seja autorizado, o provimento dos postos efetivos é previsto para 2025.
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Lucas Ramos
Estagiário do time de jornalismo do Direção Concursos. Graduando em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.