Natália Pires • 11/12/2024
A nomeação dos aprovados no último concurso Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi autorizada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI)!
A portaria que autoriza a nomeação dos novos servidores foi publicada em Diário Oficial da União nesta quarta-feira (11/12). De acordo com o documento, são autorizadas 50 vagas de nível superior para o cargo de Analista Administrativo e 50 vagas para o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária.
De acordo com o documento, o provimento dos cargos está condicionado à existência de vagas na data da nomeação e à adequação orçamentária.
O concurso Anvisa teve seu edital publicado em janeiro deste ano, ofertando 50 vagas de nível superior para o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, em diversas especialidades. O salário inicial é de R$ 16.413,35.
Vale lembrar que o resultado final do certame foi retificado e homologado no início de novembro.
Importante destacar que na última segunda-feira (9/12), o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, em entrevista concedida ao jornal “O Globo”, afirmou que o quantitativo de vagas ofertadas no concurso é abaixo do necessário para suprir o déficit no quadro de pessoal, o que pode ocasionar o colapso da agência em 2025.
Confira, abaixo, publicação em Diário Oficial:
O edital do concurso Anvisa foi publicado em janeiro de 2024, pela banca Cebraspe, ofertando vagas para o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária.
As 50 vagas imediatas, além de oportunidades em cadastro reserva, foram distribuídas entre as seguintes áreas de especialidade:
Os aprovados para o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária farão jus a um salário inicial de R$ 16.413,35. A carga horária trabalhada é de 40 horas semanais.
Os candidatos foram avaliados por meio das etapas seguintes:
A prova objetiva foi composta por 120 questões de julgamento CERTO ou ERRADO, sendo estruturada da seguinte forma:
Já a prova discursiva foi composta pela produção de um texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca da regulação e vigilância sanitária. O exame valeu até 10 pontos e teve como critérios de análise tanto o conteúdo quanto o domínio da língua portuguesa.
No dia 20 de agosto, foi enviado ao MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) pedido de autorização para realização de um novo concurso Anvisa.
De acordo com o documento, são solicitadas 91 vagas de níveis médio e superior, distribuídas da seguinte forma:
Como uma das justificativas para a solicitação da autorização, é mencionado que a Anvisa possui hoje menos servidores do que no ano em que foi criada, há 25 anos. E a defasagem aumentará, visto que atualmente, cerca de 55%
dos servidores já recebem o abono de permanência, logo, já estão aptos a se aposentar.
Atualmente, o órgão possui 141 postos desocupados, dentre os 1.328 cargos vigentes, previstos pela Lei nº 10.882/2004, conforme mostra quadro abaixo:
Caso o certame seja autorizado, o provimento dos postos efetivos é previsto para 2025.
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.