
Um novo edital do concurso Bacen (Banco Central) segue sendo aguardado e o alto déficit de servidores é de conhecimento do governo federal.
A constatação foi feita pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em entrevista recente ao jornal Folha de São Paulo.
Segundo ela, a defasagem já era percebida desde o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, mas a reforma da Previdência teria agravado o problema.
“Desde que eu estava aqui [no governo Dilma Rousseff], eu já acompanhava áreas que tinham muita gente em abono de permanência, com risco de aposentadoria, e a reforma da Previdência em 2019 acelerou. Áreas que já estavam com risco muito grande, com 30% da folha podiam se aposentar. [Como] IBGE e Banco Central, mas tem outras também”, disse.
Apesar disso, a ministra destaca que o foco atual do governo é no reajuste dos salários de servidores federais, que está em fase de negociação e não há como precisar quais certames podem ser autorizados. Confira aqui!
QUERO SER APROVADO NO CONCURSO BACEN
Edital concurso Bacen
O Banco Central teve pedido de autorização de novo edital em 2022, para provimento de 245 oportunidades previstas para os seguintes cargos:
- Analistas: 200 vagas;
- Técnicos: 30 vagas
- Procuradores: 15 vagas
Fontes internas chegaram a cogitar que a autorização fosse publicada no mês de agosto do mesmo ano, o que não aconteceu. Confira aqui!
Vale lembrar que o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Leonardo Sultani, chegou a falar que a autorização deveria acontecer no início de 2023 e é tratado como prioridade. Veja aqui!
Último concurso Bacen
O último concurso Bacen teve o edital publicado no ano de 2013, organizado pelo Cespe (atual Cebraspe), com a oferta de oportunidades divididas assim:
- Técnicos
- Suporte Técnico-Administrativo; e
- Segurança Institucional.
- Analistas
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- Suporte à Infraestrutura de Tecnologia da Informação;
- Política Econômica e Monetária;
- Contabilidade e Finanças;
- Infraestrutura e Logística; e
- Gestão e Análise Processual.
Para o cargo de Técnico foi exigido nível médio de formação, enquanto que a carreira de Analista, nível superior de formação em qualquer área.
O cargo de Procurador, por sua vez, exige nível superior em Direito, inscrição na OAB e prática jurídica de, no mínimo, 2 anos.
Resumo concurso Bacen
- situação: solicitado;
- cargos: Analista, Técnico e Procurador;
- vagas: 245 (previstas)
- remuneração: até R$ 17,7 mil
- escolaridade: nível médio e superior
- último edital: acesse aqui
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: