Adriele Silva • 14/12/2023
O próximo Concurso BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) terá cota racial de 30%, segundo o presidente Aloizio Mercadante. A informação foi dada durante uma entrevista ao programa “Miriam Leitão”.
De acordo com o gestor, com a mudança, a expectativa é que o número de servidores negros alcance a faixa de 20% se comparado ao total do quadro pessoal. Atualmente, do número geral de funcionários da instituição, somente 14,6% pertencem a esta categoria, sendo 12,9% pardos e 1,7% negros.
Aumentamos a promoção de pessoas negras que, na história do BNDES, é um déficit gigantesco. Após mais de 11 anos, vamos fazer o nosso concurso, com 30% de cota racial. Porque na margem estamos aumentando o percentual para chegar aos 20%. Vamos colocar também 10% para PCDS porque quero que o banco seja um retrato do que é a sociedade e a gente aprenda a valorizar as diferenças e as habilidades.
Trecho da entrevista do presidente.
Além do ajuste na quantidade de cotas raciais no Concurso BNDES, o atual gestor pontuou que a instituição tem promovido várias iniciativas na luta contra o racismo e em favor da diversidade no ambiente organizacional. Um exemplo disso, segundo ele, é a participação do grupo no movimento Mover, que diz respeito a priorização da contratação de afroempreendedores.
Confira a entrevista na íntegra:
Recentemente o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, informou que um novo edital do Concurso BNDES é previsto para o primeiro semestre de 2024.
Ao que tudo indica serão ofertadas 94 vagas para níveis médio e superior, mas a definição das carreiras ainda está sendo mapeada pelo setor de Recursos Humanos da instituição.
Para além, é válido lembrar que, em julho, o BNDES já havia informado que o novo certame reservará 30% das vagas aos candidatos negros. Na ocasião, também foi informado que, para pessoas com deficiência, serão ofertadas 10% das vagas.
O último edital do Concurso BNDES foi publicado em 2012 pela Cesgranrio e foi destinado ao provimento dos cargos de Técnico de Suporte Administrativo (nível médio) e para as seguintes especialidades:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.