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Edital CAPES publicado; 50 vagas com iniciais de R$ 7.025,48

Edital CAPES publicado; 50 vagas com iniciais de R$ 7.025,48

O edital do concurso CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (15). Ao todo, serão ofertadas 50 vagas para Analista em Ciência e Tecnologia, com remuneração inicial de R$ 7.025,48.

Em síntese, veja as principais informações:

  • Banca organizadora: Cebraspe
  • Cargos ofertados: Analista em Ciência e Tecnologia
  • Escolaridade: nível superior
  • Vagas: 50
  • Taxa de inscrição: R$ 80
  • Inscrições:  22 de dezembro de 2023 e 12 de janeiro de 2024
  • Provas objetivas:   17 de março de 2024
  • Edital

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Vagas e remunerações do edital CAPES

O edital CAPES oferta 50 vagas para Analista em Ciência e Tecnologia, com remuneração inicial de R$ 7.025,48.

Veja a divisão das vagas por especialidades:

  • Analista em Ciência e Tecnologia: 32
  • Analista em Ciência e Tecnologia – Biblioteconomia: 3
  • Analista em Ciência e Tecnologia – Estatística: 5
  • Analista em Ciência e Tecnologia – Informática: 5
  • Analista em Ciência e Tecnologia – Contabilidade: 5

Confira a remuneração de acordo com as especialidades do candidato e as gratificações:

Inscrições e principais prazos do edital CAPES

Os interessados tem entre os dias  22 de dezembro de 2023 e 12 de janeiro de 2024 para efetuar a inscrição no site do Cebraspe. A taxa de participação é de R$ 80.

Lembrando que as inscrições só serão efetivadas após o pagamento do valor referido. Este, inclusive, deve ser feito até o prazo do dia  02 de fevereiro de 2024.

Veja as principais datas:

Requisitos do edital CAPES

A seguir, confira os requisitos exigidos para o cargo ofertado no edital CAPES:

  • Analista em Ciência e Tecnologia
    • Diploma de curso superior ou habilitação legal equivalente, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC).
  • Analista em Ciência e Tecnologia – Biblioteconomia
    • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Biblioteconomia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho regional da categoria.
  • Analista em Ciência e Tecnologia – Estatística
    • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Estatística, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho regional da categoria.
  • Analista em Ciência e Tecnologia – Informática
    • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Informática, Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas, Engenharia de Redes ou outro curso superior completo, em nível de graduação, concluído na área de Tecnologia da Informação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no Conselho de Classe, se for o caso.
  • Analista em Ciência e Tecnologia – Contabilidade
    • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho regional da categoria.

Etapas e provas do edital CAPES

O edital Capes é composto pelas seguintes etapas:

  • Prova objetiva
  • Prova discursiva
  • Prova de títulos

A prova objetiva, aplicada em 17 de março, contará com 50 questões de conhecimentos gerais e 70 de específicos, sendo todas de julgamento CERTO ou ERRADO.

Confira os critérios de correção da prova objetiva:

  • A nota em cada item das provas objetivas será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).
  • A nota em cada prova objetiva será igual à soma das notas obtidas em todos os itens que a compõem.
  • Será reprovado nas provas objetivas o candidato que:
    • a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos gerais P1;
    • b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
    • c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas

A prova discursiva, por sua vez, será focada na elaboração de uma dissertação de até 30 linhas acerca de um tema definido pela banca e alinhado aos assuntos específicos de cada especialidade.

Veja os critérios de correção da prova discursiva:

Para cada cargo/especialidade/sistema de concorrência, será corrigida a prova discursiva dos candidatos mais bem classificados nas provas objetivas, de acordo com a seguinte tabela:

Com relação as pontuações, têm-se:

  • A prova discursiva será corrigida conforme os critérios a seguir.
    • a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 20,00 pontos;
    • a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos de natureza gramatical, tais como: grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular;
    • será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar o número máximo de linhas estabelecido;
    • será calculada, então, a nota na prova discursiva (NPD) pela fórmula NPD = NC – 4 × NE ÷ TL, em que TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato;
    • será atribuída nota zero ao texto que obtiver NPD < 0,00.;
    • nos casos de fuga ao tema, ou de não haver texto, o candidato receberá nota na prova discursiva igual a zero.
    • será aprovado o candidato que obtiver NPD ³ 10,00 pontos.

Lembrando que as provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e que todas as etapas serão realizadas na cidade de Brasília (DF).

Por fim, tem-se a prova de títulos, que diz respeito a atribuição de pontos a partir das especialidades do candidato. Veja o quadro de pontos:

Confira o conteúdo programático:

CONHECIMENTOS GERAIS
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

LÍNGUA INGLESA: 1 Compreensão de textos variados: domínio do vocabulário e da estrutura da língua, ideias principais e secundárias, explícitas e implícitas, relações intratextuais e intertextuais. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão de conteúdos semânticos. 3 Conhecimento e uso das formas contemporâneas da linguagem inglesa. EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: 1 Análise, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em educação, ciência, tecnologia e inovação. 2 Questões da atualidade sobre educação, ciência, tecnologia e inovação. 3 Políticas de desenvolvimento e incentivos em educação, ciência, tecnologia e inovação vigentes no país. 4 Dimensões política, social, econômica, epistemológica das atividades de educação, ciência, tecnologia e inovação. 5 Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à educação, à ciência, à tecnologia e à inovação. 5.1 Tipos de agências de fomento e suas diferenciações. 5.2 Mecanismos operacionais das agências de fomento à pesquisa e à pós-graduação. 6 Base Nacional Comum Curricular. 7 Plano Nacional de Pós-Graduação. 8 Lei de diretrizes e bases da educação (Lei nº 9.394/1996) e bases constitucionais. 9 Sistema de educação, ciência, tecnologia e inovação: organização e funcionamento (esfera federal e estadual). 10 Sistema educacional: organização e funcionamento da educação básica e superior (Decreto nº 9.235/2017) e pós-graduação (Parecer Sucupira). 11 Diretrizes curriculares para a educação. 12 Educação a distância. 13 Aperfeiçoamento e capacitação de professores da educação básica. 14 Avaliação da Pós-Graduação e o papel dos pares na avaliação em projetos de educação, ciência, tecnologia e inovação. 15 Decreto nº 11.238/2022. 16 Lei nº 8.405/1992 e alterações. 17 Lei nº 8.691/1993 e alterações. 18 Resolução CNE/CES nº 1.

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Adriele Silva

Adriele Silva

Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).

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