Redação Direção Concursos • 22/03/2021
O concurso CFQ (Conselho Federal de Química) ganhou um novo prazo para inscrições no edital que oferece 270 vagas para cargos de nível superior. O salário inicial pago aos aprovados é de R$ 8.951,25.
De acordo com o comunicado divulgado nesta segunda-feira, 22 de março, no site da banca IADES, as provas objetivas foram adiadas e serão aplicadas na data provável do dia 16 de maio de 2021. Já as inscrições foram reabertas e seguirão até o dia 20 de abril de 2021 por meio do site da banca organizadora. Veja aqui!
O concurso CFQ traz oportunidades de ingresso nas áreas das seguintes especialidades: contador, química, advocacia, analista de sistemas (sistemas e processos ou infraestrutura) e analista superior (geral, comunicação e gestão de pessoas).
Vale registrar que o cargo de analista superior geral não exige formação em nível superior em alguma área específica (pode ser formado em qualquer especialidade). Os demais, porém, fazem essa exigência.
A jornada de trabalho exigida para o cumprimentos das atividades em cada um dos cargos é de 40h semanais.
O certame será realizado em três etapas: provas objetivas, discursiva e avaliação de títulos, sendo essa última apenas de caráter classificatório. Confira detalhes nesta matéria!
Veja também todas novidades e notícias do mundo dos concursos públicos clicando no vídeo abaixo:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
As inscrições para o concurso CFQ estarão abertas a partir do dia 21 de fevereiro, seguindo até o dia 19 do mês seguinte (março). Os candidatos interessados deverão pagar uma taxa no valor de R$ 78.
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas em 18/4, com duração máxima de 5h, incluído o tempo para o preenchimento do gabarito e da transcrição das folhas de texto definitivo da prova discursiva.
Para ingressar em um dos cargos, além da aprovação na seleção, o candidatos deverá possuir os requisitos listados a seguir:
Nas imagens a seguir, você verá qual o escopo de conteúdos exigidos na prova objetiva do concurso CFQ 2021. Será 50 questões de múltipla escolha, contendo seis disciplinas. Confira:
Como se vê, a valoração total da prova objetiva será de 70 pontos. A prova discursiva, por sua vez, terá valor total de 20 pontos e a prova de títulos 18 pontos. A soma geral é de 108 pontos.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!
LÍNGUA PORTUGUESA. 1 Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia. 4 Mecanismos de coesão textual. 5 Acentuação gráfica. 6 Pontuação. 7 Concordância nominal e verbal. 8 Colocação pronominal. 9 Regência nominal e verbal. 10 Equivalência e transformação de estruturas. 11 Paralelismo sintático. 12 Relações de sinonímia e antonímia.
RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO. 1 Princípios de contagem e probabilidade. 2 Arranjos e permutações. 3 Combinações. 4 Operações com conjuntos. 5 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 6 Equações e inequações. 7 Sistemas de medidas. 8 Volumes. 9 Compreensão de estruturas lógicas. 10 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 11 Estruturas lógicas. 12 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
LEGISLAÇÃO APLICADA AO CFQ. 1 Constituição Federal de 1988. Cap. I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Cap. VII – Da Administração Pública, Seção I – Disposições Gerais. 2 Leis federais. 2.1 Lei nº 2.800/1956. 2.2 Lei nº 6.839/1980. 2.3 8.666/1993. 2.4 Lei nº 9.784/1999. 2.5 Lei nº 12.514/2011. 3 Decreto-lei nº 5.452/1943. Título III – Das Normas Especiais de Tutela do Trabalho. Cap. I – Das Disposições Especiais sobre Duração e Condições de Trabalho. Seção XIII – Dos Químicos. 4 Decreto nº 85.877/1981. 5 Resolução Normativa CFQ nº 55/1981. 6 Portaria CFQ nº 50/2020.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE. 1 Noções de governança corporativa. 1.1 Gestão por processos. 1.2 Gestão de riscos. 1.3 Processos de análise e tomada de decisão. 1.4 Gerenciamento de crises. 2 Compliance. 2.1 Conceitos, suporte da alta administração, código de conduta, controles internos, treinamento e comunicação. 3 Legislação anticorrupção. 3.1 Lei Complementar nº 101/2000. 3.2 Lei nº 12.527/2011. 3.3 Lei nº 12.846/2013. 3.4 Decreto nº 8.420/2015.
ATUALIDADES. 1 Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, educação, saúde e suas vinculações históricas.
Nas 30 questões de conhecimentos específicos serão exigidos o conhecimento de disciplinas da área para a qual o candidato tenha feito a inscrição e sobre temas do referido cargo. No caso de analista superior geral, o conteúdo será:
Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.